elop_e_balmer
Tudo combinado desde o começo?

elop_e_balmer
Tudo combinado desde o começo?

Quando a Nokia anunciou sua parceria com a Microsoft muito se especulou sobre uma possível compra da empresa finlandesa pela gigante de Redmond, houve até um boato em que a empresa americana teria oferecido 19  bilhões de dólares pela Nokia, embora tenha sido negado por ambas as partes. Mas ontem, depois de meses do acontecido, um relatório publicado no site Blomberg diz que a Microsoft está para comprar a divisão de smartphones da Nokia.

O que a Microsoft ganharia com a aquisição?

Em primeiro lugar não devemos esquecer que Stephen Elop já fez parte da diretoria da Microsoft. Foi ele também que encabeçou a parceria com a empresa e sabemos que ele tem estreitos laços com sua ex-empresa. Comprar a divisão de smartphones da Nokia seria uma ótima estratégia da Microsoft, que assim como o Google fez ao comprar a Motorola, a empresa americana seria dona de milhares de patentes atualmente da Nokia, juntando com tantas outras que já possui ela teria “poder de fogo” para combater o Google e seu Android, e acima de tudo o seu maior e eternoa rival:  Apple.

Falando em Apple, devemos lembrar que a maça hoje tem um OS (iOS) totalmente fechado e controla 100% do seu hardware (iPhone), o contrário do Android que é “quase aberto”, além de que o Google não tem controle nenhum sobre o hardware dos fabricantes. Ao comprar a divisão de smartphones da Nokia, a M$ que já tem um OS (Windows Phone) fechado terá controle do seu hardware assim como a arqui-rival, entenderam a jogada? Um sistema fechado embora desagrade muita gente, por outro lado agrada, e muito, o público que quer ligar seu smartphone e ver ele funcionar, o iPhone não é sucesso mundial atoa.

O que a Nokia ganharia com a aquisição?

Antes é bom deixar claro que a Nokia não vive somente de smartphones, muito pelo contrário, 68% da receita da empresa é proveniente da venda de feature phones. A Nokia vem investindo pesado nesse tipo de celular, um exemplo é a linha Asha que a Nokia aposta nos mercados emergentes, como exemplo Brasil e India.

Outro detalhe que não podemos esquecer é que atualmente dentro da Nokia há divisões de engenheiros e desenvolvedores. Enquanto uns trabalham com o Windows Phone 7, outros trabalham com o Symbian (hardware) e ainda outros com o MeeGo. Embora não haja detalhes nesse rumor, a Nokia poderia simplesmente estar interessada em vender sua divisão que trabalha com o Windows Phone e continuar com o Symbian e MeeGo, além é claro dos dumbphones.

Tudo é especulação e não sabemos exatamente quase nada a respeito do rumor, mas de uma coisa sabemos: apenas do fato ser publicado em um site respeitado como o Blomberg já foi suficiente para que as ações da Nokia subissem 3,2% desde a publicação.

Gostaria de saber de vocês, quais suas teorias sobre essa possível compra?

2 Comentários

  1. lamentavel……fim de uma era…..o symbian foi vendido para a accenture…..o meego esta morto….sobreviver com o OS asha sera dificil , tem bons devices low end com android e bada no mercado…

Deixe uma resposta