Depois de rumores e mais rumores que já perduravam por cerca de 2 anos, desde a parceria da Nokia com a Microsoft, hoje de madrugada finalmente foi anunciada a compra da divisão de celulares e serviços da Nokia por parte da Microsoft, ambos CEOs Steve Ballmer e Stephen Elop divulgaram uma carta anunciando a aquisição.

Isso era questão de tempo, a Nokia ao adotar o Windows Phone, desde o começo teve a preferência da Microsoft em tudo o que envolvia o sistema. Porém, mesmo assim o Windows Phone não teve o sucesso que pretendiam nem mesmo chegou a ameaçar a Apple com o iOS e o Google com o Android. Falando nessas últimas, a Microsoft faz agora a mesma receita de sucesso de ambas, que foi ter seu próprio hardware e software. A Apple sempre foi assim e o Google adquiriu a Motorola para esse fim.

ms-nokia-ballmer-elop

A compra da Microsoft envolve a divisão de smartphones e também a de celulares simples, única coisa que ainda dá lucro para a Nokia. Além disso o setor de serviço que cuida, por exemplo, do Nokia Maps também entra no pacote além das milhares de patentes que a Nokia detém no campo da tecnologia móvel. Na absorção da empresa, os cerca de 32 mil funcionários deverão ser transferidos para a Microsoft, incluindo Stephen Elop que passa a ser vice-presidente da divisão de Dispositivos & Serviços da Microsoft. Vale observar aqui, que Elop já é apontados por alguns especialistas como futuro CEO da Microsoft após a aposentadoria de Ballmer.

A marca Nokia continuará intacta no campo de infraestrutura, é a divisão Nokia Solutions and Networks que antigamente era a Nokia Siemens. Essa divisão não foi comprada.

As dúvidas que ficarão envolve principalmente se a divisão de celulares simples, a linha Asha, continuará a existir já que a Microsoft obviamente quer dar prioridade ao Windows Phone. Eu também não vejo porque existir, já que o Lumia 520, por exemplo, custa pouca coisa a mais que os aparelhos da linha Asha.

3 Comentários

  1. Cavalo de trojan Elop wins , bem pelo menos em 2016, a nokia poderá voltar a comercializar celulares, tomara que voltem com algo top, no parâmetro OS.

Deixe uma resposta