Web Analytics

Qual a melhor operadora de celular do Brasil? Vivo x Claro x TIM

Qual a melhor operadora de celular do Brasil? Vivo x Claro x TIM

É consenso que nenhuma operadora de celular do Brasil satisfaz seus clientes. Mas como temos que usar celular, temos que escolher uma. A briga maior fica entre Vivo x Claro x TIM. Correm por fora a Oi e a Nextel. Mas quem será que é a melhor operadora de celular do Brasil? Vamos analisar alguns dados e fatos nesse artigo e te mostrar qual a melhor operadora de celular do Brasil para você.

Leiam tambémConfiram que operadora tem o melhor planos pré-pago do Brasil.

Antes, vale dar uma lida nos artigos abaixo:

O artigo está baseado em duas análises.

  1. Primeiro é eleita a melhor operadora do Brasil baseando-se em uma pesquisa realizada e divulgada pela ANATEL em Abril de 2017. A agência do governo que regula as operadoras de celular, se baseou em uma pesquisa própria onde ouviu 29.404 pessoas em diversos aspectos das operadoras.
  2. Em várias outras pesquisas baseadas em diversos meios de comunicação do Brasil.

Analisando e cruzando os dados das duas análises, no final do artigo nós iremos falar para vocês qual a melhor operadora, em nossa opinião. 

Melhor operadora de celular do Brasil, segundo a ANATEL: Porto Seguro

melhor operadora de celular do brasil porto seguro

Porto Seguro é eleita melhor operadora do Brasil, segundo a ANATEL

A primeira coisa que iremos analisar, são os dados da Anatel. Todo ano, desde 2002, a ANATEL divulga uma lista para mostrar qual a melhor operadora de celular do Brasil. O estudo é feito usando a pesquisa de satisfação da agência. O estudo foi feito com base em respostas de 29.404 clientes de sete operadoras. Nesse caso, a pesquisa abrangeu os clientes pós-pago. Sabemos que esse número é insignificante frente a população brasileira, mas levando em conta o conceito da taxa de amostragem, é confiável é deve mostrar a realidade atual das operadoras de celular do Brasil: precisam melhorar muito.

As notas vão de 0 a 10 e refletem a percepção de qualidade por parte dos consumidores. As operadoras com mais de 10 mil acessos de pessoas físicas em determinado estado da federação foram avaliadas, o que inclui as quatro grandes (Claro, Oi, TIM e Vivo) e as empresas com atuação limitada: Algar (MG e SP), Nextel (RJ e SP) e Porto Seguro Conecta (SP).

Índice de satisfação geral do cliente

Segundo a pesquisa, tirando a OI, todas as operadoras de celular do Brasil avaliadas melhoraram o índice de satisfação geral dos clientes entre 2015 e 2016. O destaque fica por conta da Nextel que vem crescendo bastante nas duas principais capitais do país. Ela aumento de 6,57 para 7,02. A TIM também melhorou e subiu de 6,44 para 6,81. A melhor no ranking geral foi a Porto Seguro Conecta que atua somente em SP. Segue o ranking das melhores operadoras de celular do Brasil, segundo pesquisa da ANATEL, no quesito satisfação do cliente.

  1. Porto Seguro: 8,12
  2. Vivo: 7,03
  3. Nextel: 7,02
  4. Claro: 6,93
  5. Algar: 6,91
  6. TIM: 6,81
  7. Oi: 6,24

Índice de funcionamento, ou qualidade dos serviços das operadoras

Nesse segundo campo, a ANATEL avaliou através da mesma pesquisa o quanto os clientes estão satisfeitos com a qualidade dos serviços fornecidos pelas operadoras. Levando em conta os serviços de dados e de voz prestados pelas mesmas. Novamente a que mais melhorou em comparação com o ano anterior, foi a Nextel. Ela aumentou de 6,59 para 7,41, com isso passou a ocupar a segunda posição no ranking. A Porto Seguro, mais uma vez, é tida como a melhor operadora de celular do Brasil nesse quesito funcionamento.

  1. Porto Seguro: 7,76
  2. Nextel: 7,41
  3. Vivo: 7,15
  4. Claro: 6,80
  5. Algar: 6,66
  6. TIM: 6,52
  7. Oi: 6,23

A pesquisa mostrou um fato que todos nós bem sabemos: a internet móvel do Brasil ainda é precária. O serviço de voz é relativamente bem avaliado pelos consumidores, alcançando notas entre 6,6 e 7,9, mas a rede móvel ainda decepciona boa parte deles, seja em disponibilidade ou velocidade. Na Oi, que obteve as piores notas em internet móvel, 50% dos assinantes dão nota 5 ou menos para a velocidade de navegação no 3G e 4G da operadora.

No atendimento ao cliente, quem é a melhor operadora de celular do Brasil?

Um dos pontos que mais os clientes, historicamente reclamam, é no atendimento ao consumidor que as teles prestam. Foram considerados pela ANATEL, fatores como o tempo que o cliente espera no telefone para ser atendido por um atendente de telemarketing, a capacidade da operadora resolver de fato o problema, e a necessidade de ter que repetir a demanda e a eficiência da operadora na hora de cancelar um plano ou serviço. Veja o ranking abaixo. Novamente a Porto Seguro é a melhor operadora de celular do Brasil no quesito.

  1. Porto Seguro: 8,66
  2. Algar: 7,88
  3. Claro: 6,98
  4. Vivo: 6,89
  5. TIM: 6,75
  6. Nextel: 6,74
  7. Oi: 6,14

Abaixo outros rankings divulgados pela ANATEL com base na mesma pesquisa.

Disponibilidade de conexão

  1. Porto Seguro: 7,65
  2. Nextel: 7,17
  3. Vivo: 6,72
  4. Algar: 6,35
  5. Claro: 6,08
  6. TIM: 6,02
  7. Oi: 5,47

Capacidade de manter a conexão sem quedas

  1. Porto Seguro: 7,67
  2. Nextel: 7,28
  3. Vivo: 6,67
  4. Algar: 6,24
  5. Claro: 6,11
  6. TIM: 5,92
  7. Oi: 5,45

Velocidade de navegação

  1. Porto Seguro: 7,82
  2. Nextel: 7,22
  3. Vivo: 6,56
  4. Algar: 6,20
  5. Claro: 6,13
  6. TIM: 5,98
  7. Oi: 5,40

Então ficou fácil, a Porto Seguro ganhou em todos os aspectos, segundo a pesquisa da ANATEL.

Concluímos que segundo a ANATEL a melhor operadora de celular do Brasil é a Porto Seguro. 

Vamos agora analisar o que os meios de comunicação mais importantes do Brasil concluíram sobre a melhor operadora de celular do Brasil.

Melhor operadora de celular do Brasil, segundos os meios de comunicação grandes

1 – Jornal Estadão: Nextel

nextel melhor operadora de celular do brasil

Em Dezembro de 2015, o Jornal Estadão realizou uma pesquisa em todo o território nacional buscando a melhor operadora de celular do Brasil. A Nextel venceu. O Jornal levou em conta os seguintes critérios em sua pesquisa:

  • Desempenho – Melhor custo-benefício e internet móvel, segundo medição da Anatel
  • Confiabilidade da estrutura – A Nextel cumpre o que promete
  • Atendimento – Os clientes escolheram como operadora com melhor atendimento pela agilidade e solução de problemas

Vale notar que o correto seria dizer “a menos pior operadora de celular do Brasil”. O Estadão fez essa mesma pesquisa com diversos outros serviços. No resultado geral, as operadoras do setor de telefonia tiveram a pior média de avaliação (2,73) quando comparadas com empresas de outros setores. Uma vergonha. Vejam o Ranking:

  1. Nextel
  2. Vivo
  3. Claro e TIM
  4. Oi

2 – Infomoney: Vivo

melhor operadora de celular do brasil vivo

A Infomoney, o maior e mais famoso site de economia do Brasil, encomendou uma pesquisa para a consultoria CVA Solution. Eles entrevistaram cerca de 7 Mil pessoas  (4.165 pré pagos e 2.837 pós-pago) em todo o território nacional, perguntando sobre a melhor operadora de celular do Brasil. A vencedora, no geral, foi a Vivo. Mas a vitória é bem subjetiva, pois a Nextel ficou bem perto. Porém a Vivo ganhou no pré-pago e a Nextel no pós pago.

Alguns pontos dessa pesquisa merecem destaque. Podemos ver como ela foi de acordo com a pesquisa da ANATEL ao verificar a insatisfação do povo brasileiro com os serviços de telefonia. A principal reclamação dos clientes foi com respeito a falta de sinal.

Outra reclamação que coincide com a pesquisa feita pela ANATEL, é o a falta de qualidade no serviço de dados (internet) das operadoras. Mais uma vez a OI foi a mais criticada nesse quesito.

Dos entrevistados, 56,7% afirmam não estarem satisfeitos com a qualidade da rede de dados de sua operadora. O melhor custo-benefício em termos de planos pré-pago é o da Vivo, seguido pela Claro, Oi e Tim.

Os principais problemas apontados para todas as operadoras é a ausência de sinal, atendimento insatisfatório e a dificuldade de encontrar informações no site. Ainda assim, a Vivo é a marca mais forte em termos de pré-pago. O Ranking ficou assim:

  1. Vivo
  2. Nextel
  3. Claro
  4. Oi
  5. Tim

Os resultados do estudo apontam que 53,1% dos usuários de plano pós-pago estão insatisfeitos com a qualidade da rede de dados que recebem, sendo que a Nextel é a operadora com melhor custo-benefício.

Embora a Nextel tenha o melhor custo-benefício, a Vivo é, também neste aspecto, a marca com maior força de mercado, seguida pela Nextel e a Claro.

3 – Operadoras com maior cobertura do Brasil

Um último aspecto a ser mencionado, é a cobertura que cada operadora tem. Afinal, não vale de nada uma operadora ser considerada boa, se na sua cidade ela não atende. O site Teleco, uma empresa de consultoria que tem como sócios vários especialistas da área de telecomunicações, tem esses dados. Confiram a tabela abaixo:

Cobertura das operadoras do Brasil

Baseando na tabela acima, vamos traçar os rankings de 2G, 3G e 4G.

Melhor operadora do Brasil no 2G (ligações)

  1. Claro
  2. Vivo
  3. Tim
  4. Oi
  5. Algar
  6. Sercomtel

Melhor operadora do Brasil no 3G

  1. Vivo
  2. Claro
  3. Tim
  4. Oi
  5. Nextel
  6. Algar
  7. Sercomtel

Melhor operadora do Brasil no 4G

  1. TIM
  2. Claro
  3. Vivo
  4. Oi
  5. Algar
  6. Nextel
  7. Sercomtel

Melhor operadora de celular no Brasil pela equipe do Tekimobile

Para avaliarmos qual a melhor, a equipe preferiu usar uma matemática simples cruzando as informações das pesquisas profissionais acima – afinal não somos profissionais em pesquisas. Para cada colocação em cada ranking, daremos uma pontuação:

1º – 10 pontos
2º – 7 pontos
3º – 5 pontos
4º – 3 pontos
5º – 1 ponto

Com isso, o resultado ficou o seguinte:

  1. Vivo: 69
  2. Porto Seguro: 60
  3. Nextel: 51
  4. Claro: 48
  5. TIM: 27
  6. Oi: 15

Então, pela pontuação, a Vivo é a melhor operadora de celular do Brasil, seguida pela Porto Seguro e Nextel. Porém, há vários fatores a se considerar.

A Porto Seguro só opera em São Paulo, ou seja, não tem como ser a segunda melhor operadora do Brasil. Ela pode ser considerada a melhor operadora de São Paulo. Além disso, não faz sentido na pesquisa da ANATEL ela ser a primeira e a TIM a última, pois a Porto Seguro é uma operadora virtual que usa a infraestrutura da TIM!

A Nextel, por sua vez, só opera no Rio de Janeiro e São Paulo, e em SP sequer tem 4G, somente 3G. Embora os usuários afirmam que o 3G dela é mais estável e rápido que o 4G das outras. Então, se você mora em São Paulo ou Rio, considere seriamente tornar-se cliente da Porto Seguro ou Nextel.

Pensando em âmbito nacional, as 4 grandes: Vivo, TIM, Claro e Oi, disputarão sozinha a briga. Ai vem uma questão não levantada por nenhuma pesquisa acima: a cobertura. Mas obviamente que nós do Tekimobile, afim de passar uma informação mais completa, colocamos também na pontuação a cobertura. Em âmbito nacional, não há dúvidas que a Vivo é atualmente a melhor operadora do Brasil.

Claro que cada caso é um caso. Em certa cidade o sinal de uma operadora pode ser melhor que a outra. Mas, pelo menos, a Vivo ficou na frente das outras 3 no quesito atendimento ao cliente, que é algo geral.

Essa pesquisa serve somente como uma base para você escolher a melhor operadora de celular do Brasil, a partir dela, procure saber se a mesma tem cobertura na sua cidade, feito isso, basta escolher a melhor para você.

E ai, gostou? Concorda com o resultado? Deixe seu comentário a respeito.

 

Comentários

WORDPRESS: 1
  • comment-avatar
    Tadeu 2 horas

    Desculpa não concordo e vejo uma g ande farsa na avaliação, como você vai medir um serviço que atinge a nível nacional e colocar operadoras Nextel, e porto conecta … Duas operadoras que não pode brigar no índice de satisfação do cliente pela quantidade de assinantes .

    Isso é ridículo

  • DISQUS: 0