Você tem um smartphone, certo? Se ainda não tem, gostaria muito de um, não é? Mas como você escolhe o seu aparelho? Pelo processador, pela marca ou pelo preço? Muitos utilizam desses critérios na hora da compra, porém, há aqueles que se encantem pelo produto logo que o veem, num quase “amor à primeira vista”! Estamos falando do design dos smartphones.

Já parou pra pensar em como que esses eletrônicos se desenvolveram? Resumindo: a primeira leva de celulares era de um formato bem quadrado, pesado, com antena (vê se pode!) e teclas analógicas, ou seja, botões físicos que precisavam ser pressionados para uma discagem, por exemplo.

1

Depois, tivemos um aperfeiçoamento em seus formatos. Eles ficaram mais leves, com baterias menores, mais compactos e com visores coloridos, sendo que os modelos mais modernos eram intitulados de flip e slider, lembra? Era chique na época!

Atualmente, vivemos a Era dos Smartphones: são celulares inteligentes que, além das ligações, oferecem plataforma multimídia, gadgets, aplicativos, sistema operacional e muita tecnologia. Seus botões foram substituídos por telas touchscreen – sensíveis ao toque por eletromagnetismo – e aportam internet móvel com acesso às famosas redes sociais.

Viram? O mundo mudou, as pessoas mudaram, e os smartphones vieram pra ficar. Mas que tal conhecer alguns modelos interessantes de celulares com design diferentes e que já estão sendo comercializados?

Nosso primeiro modelo é o Samsung Galaxy Round. O aparelho foi lançado no final do ano passado na Coréia do Sul, sendo que sua grande novidade é a tela de OLED flexível, um grande lançamento da marca. Aqui no Brasil nós tivemos, também, a estreia dos smartphones de tela curva com o LG G Flex, sendo um dos mais caros do país juntamente com o iPhone 5S e o Galaxy Note 3.

2

Falando em iPhone 5S, devemos incluí-lo nessa lista de design inovador. Você deve estar se perguntando, mas o que há de diferente no desenho do 5S? Ora, caro amigo, simplesmente tudo.

A Apple atua no mercado como referência em design, tecnologia e sofisticação. Um de seus últimos lançamentos que deixou mais evidente esse conceito foi o iPhone 4. Sua forma quadrada, simples, de capa espelhada e botão frontal côncavo marcou bastante.

3

Qualquer um que visse o aparelho de longe era capaz de reconhecê-lo, sem dúvida. Essa estratégia de lembrança da marca e associação rápida é, realmente, bastante inovadora. Sendo assim, o iPhone 5S preservou essas características, porém alongou um pouco mais o seu tamanho, inseriu o leitor de digitais e lançou novas cores, como o prata e o dourado.

4

Vamos falar um pouco mais de Samsung; já conhecem o Hennessy? Esta foi uma aposta da marca em resgatar os modelos antigos chamados flip. Esse aparelho possui duas telas, uma interna e outra externa, e já vem com Android 4.1, Bluetooth, Wi-fi, GPS, câmera de 5MP e duas entradas para cartão SIM. O smartphone foi disponibilizado na China para compras pela internet.

5

Temos também um modelo de celular da Vertu, o Vertu Constellation. A marca é famosa pelos smartphones de luxo que comercializa. O Constellation possui uma proteção de tela feita em cristal de safira, capaz de resistir à queda de uma bola de ferro de 200g a uma altura de um metro.

Mas o destaque desse aparelho está mesmo no design, os produtos da empresa de celulares mais caros do mundo têm o V do seu nome moldados, de alguma forma, nos aparelhos, além do acabamento traseiro ser em couro de verdade. Se você estiver disposto a desembolsar um dinheiro bem razoável num smartphone desse, é só juntar as moedas e importá-lo por singelos €4.900, cerca de R$ 15 mil – sem considerar os impostos.

6

Embora não tenha sido executado, o projeto de um smartphone flip Alcatel com Windows Phone 8 foi outra novidade. O celular-conceito foi um trabalho do designer chinês Jet Ong, justamente com a proposta de rebuscar o modelo que foi sucesso no passado, mas com linguagem mais futurista. Interessante, não é?

7

Enfim, o mercado de telefonia móvel está cada vez mais dinâmico, os fabricantes fazem de tudo pela notoriedade e aceitação do usuário; e um dos atributos que mais são trabalhados é o design. De agora em diante, podemos esperar todos os tipos de aparelhos com as mais diversas funções!

Aproveite para seguir o blog e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado de tecnologia mobile. Nos falamos por aí, até mais!

Este post é uma contribuição da equipe do Buscapé ao blog Tekimobile. 

Sem comentários

Deixe uma resposta