De olho no mercado de smartphones intermediários, a LG lança o LG L Prime Dual TV com exclusividade no Brasil. O foco desse modelo é trazer a experiência que há no topo de linha LG G3, melhor smartphone lançado no Brasil esse ano, para um modelo com configurações mais modestas e, principalmente, há um preço mais acessível. O LG L Prime Dual TV traz um corpo idêntico ao do G3 (proporcionalmente falando), o Smart Button e ainda alguns mimos que ajudam a tirar selfies como por exemplo, um flash virtual. Para fechar, ele também tem o já consagrado Knock On, melhor solução já feita para desbloqueio de telas.

Por outro lado, ele traz uma tela de 5 polegadas com apenas 480 x 854 pixels de resolução que está abaixo da concorrência direta que possuem telas HD. Outro ponto a se levar em consideração é que ele usa um processador da Mediatek, que ainda é mal visto por alguns. Custando entre 600 e 700 Reais será que ele consegue disputar de igual para igual com o Moto G e o Zenfone 5, referências nessa categoria? É isso que vamos ver nesse review.

Construção e acabamento

Conforme dito anteriormente, o LG L Prime Dual TV traz o mesmo corpo que o LG G3 e G3 Beat. Na verdade ele é praticamente igual ao LG G3 Beat sendo poucos milímetros maior que esse. É utilizado um plástico de excelente qualidade que na parte de trás imita o aço escovado. Ainda na parte de trás, temos o inteligente Smart Button e sua câmera de 8 Megapixels e logo abaixo seu alto falante (não é estéreo infelizmente).

Review LG L Prime Dual TV fundo

Nas laterais não há botões já que o Smart Button substitui todos. Na parte inferior temos a entrada micro USB e na superior a entrada do fone de ouvido além da antena de TV.

Review LG L Prime Dual TV conector

Na parte frontal temos a tela de bom tamanho de 5 polegadas. Vale ressaltar que as bordas laterais da tela são bem finas – não tão quanto as do G3 – como a maioria dos smartphones da LG, tornando o smartphone menor que outros com a tela de mesmo tamanho. Ainda na frente há a câmera frontal de 1,3 Megapixels e abaixo da tela o logo da LG.

Review LG L Prime Dual TV frente

Em suas medidas gerais, o LG L Prime Dual TV tem 138,15 de altura, 70,6 de largura e 10,7 mm de espessura. Como ele possui o “formato concha”, aonde as laterais vão se afinando, ele não parece que tem espessura.

Review LG L Prime Dual TV concha

No geral ele tem um excelente acabamento, tendo em vista a categoria que ele se propõe. Sua pegada também é muito boa, já que o plástico simulando o metal escovado não é totalmente liso, evitando assim acidentes com ele.

Tela

Conforme dito anteriormente, a tela do L Prime Dual TV tem 5 polegadas de tamanho com a resolução de 480 x 854 pixels, o que é uma proporção ruim. A densidade de pixels dela é de 196 ppi. Na prática, isso significa que será normal o usuário ver um pouco de serrilhado nas bordas de ícones ou outras imagens. Por outro lado, não podemos deixar de citar que como a LG usou uma tela IPS e ainda possui uma interface bem desenhada com um visual bem flat, esses fatores conseguem mascarar um pouco a baixa resolução.

Review LG L Prime Dual TV icones

No geral, a baixa resolução não atrapalha o uso do smartphone, somente em casos mais específicos de imagens o usuário pode perceber, mesmo assim só aqueles que conhecem mais sobre resoluções e qualidade de tela.

Hardware e desempenho

A LG para conseguir um bom custo x beneficio e não entregar um smartphone lento, resolveu adotar um processador Mediatek, empresa famosa que oferece chips há um preço abaixo dos grandes como Qualcomm ou Nvidia. O modelo usado é um MT6584 Quad-core com clock de 1,3 GHz. A GPU usada no sock da MediaTek é uma Mali-400. Embora barato, vale citar que esse chip ganhou do Snapdragon 400 na maioria dos testes realizados por sites especializados. Abaixo uma lista com suas principais especificações:

Processador MT6584 Quad-core de 1,3 GHz

GPU Mali-400 MP2 @ 500 MHz

1GB de memória RAM

8GB de armazenamento interno + cartão SD

Câmera de 8 MPx que grava em full HD

Câmera frontal de 1,3 MPx

Bateria de 2460 mAh

No papel ele não perde em nada para seus concorrentes. Inclusive nos testes de benchmarks ele ficou sempre a frente do Moto G, porém abaixo do Zenfone 5 de 1,6 GHz que estão mais ou menos em sua faixa de preço.

Screenshot_2014-12-09-11-54-43

Nos testes práticos ele se saiu muito bem. Só para citar um exemplo, no jogo Real Racing 3 ele se saiu melhor que ambos os concorrentes, mostrando mais detalhes. Na visão da cabine do carro, ele conseguiu mostrar os reflexos do cenário e carros nos retrovisores, até então nos meus testes somente smartphones tops de linha conseguiram tal façanha (sem usar hacks).

Screenshot_2014-12-09-11-58-56

Isso mostra que a Mediatek evolui bastante e deixou para trás a fama de “fabricante de processadores de celulares clones chineses”. Vale lembrar que o Google também confia na empresa, já que os smartphones do projeto “Android One” utilizam seus processadores. Resumindo: é o famoso bom e barato.

bateria

Já a bateria do LG L Prime Dual TV possui 2460 mAh, que está dentro da média do mercado. Na prática ela também me surpreendeu. Conseguiu agüentar tranquilamente 1 dia de uso intenso, teve um desempenho semelhante ao Moto G e muito superior ao Zenfone 5 que é o pior nesse quesito. Quando digo 1 dia de uso intensivo, eu uso o 3G e WiFi ligados diretos, cerca de 2 horas de navegação na internet, mais ou menos umas 10 fotos, 30 minutos de TV,  umas 3 horas de música e as notificações ativas e pipocando durante todo o tempo. Fui carregar ele somente lá para as 10 horas da noite.

Câmera

Sua câmera de 8 Megapixels realmente tem boa qualidade se formos comparar com outros smartphones da LG dessa categoria. Porém, ela fica um pouco atrás da câmera do Moto G é é bem inferior a do Zenfone 5, líder absoluto no quesito nessa faixa de preço de smartphones.

camera

A interface dele é exatamente a mesma do LG G3. Interface essa que agradou muitos mas também causou decepção aos que gostam de modificar as configurações de câmeras. Digo isso porque a interface é bem simples. O foco dela é o usuário que não quer se preocupar muito em detalhes, só quer tirar a câmera do bolso e tirar uma foto rápida. Os menus são bem intuitivos e de fácil acesso.

Screenshot_2014-12-09-12-01-54

Por outro lado, as personalizações são bem escassas, não há muitos ajustes finos para fazer como ajustar o ISO, selecionar o macro ou outras cenas. Totalmente o oposto do Zenfone 5 que tem um app mais do que completo.

Mas a LG também tem suas cartas na manga. Mirando a galera que curte tirar selfies, ele traz algumas funções bem bacanas. Como o “Quick Selfie” que com a câmera frontal habilitada, basta abrir e fechar a mão em frente dela para tirar a foto. O outro recurso é o “Virtual Flas” que simula um flash para a câmera frontal através de software, na verdade a tela projeta um quadro branco de alto brilho que irá iluminar o rosto na hora da foto, achei bem interessante o recurso.

Nas fotos durante o dia com uma boa iluminação ela se sai bem, sem granulados ou mesmo ruídos.

fotonina

20141209_113333

flor1

Já fotos no escuro, ele segue o padrão da maioria dos smartphones onde as fotos são quase sem nitidez. Ele não é recomendado para fotos com pouca iluminação.

Pouca iluminação com flash

escurosemflash

Na parte de vídeos, ele grava vídeos em full HD e a câmera frontal grava em HD. A qualidade de ambos é satisfatória, o suficiente para gravar vídeos rápidos daqueles momentos que você não pode perder. Claro que como todos nessa categoria, a gravação não é de primeira qualidade e nem possui estabilização. Além disso, movimentos bruscos podem ocasionar efeito robotizado nos vídeos.

Software e interface

O LG L Prime Dual TV traz a G3 UI. Quem já a usou sabe que embora modifique bastante o Android, a maioria do público acha a mesma agradável principalmente graças ao seu design bem flat com poucas sombras ou efeitos, algo bem próximo do que é o Android 5.0 Lollipop atualmente.

Screenshot_2014-12-09-12-00-30

Ele também traz várias das funções já conhecidas como o atalho na barra de notificações onde temos o Quick Note, onde dá para inserir anotações diretamente na tela, calculadora, Qslide dentro outros. A única coisa que ele não trás do G3 á o Widget de tempo com o Smart Notice. No lugar há um widget parecido mas sem a mesma interação.

Screenshot_2014-12-09-12-01-06Screenshot_2014-12-09-12-00-38

Lembrando que ele roda o Android 4.4.2 Kitkat. Segundo a LG, muitos de seus aparelhos serão atualizados para o Android Lollipop no ano que vem,mas os únicos nomes confirmados foram o LG G3 e o G2. Então é difícil afirmar se o Prime será atualizado para a próxima versão do Android.

TV digital

Um “plus” que o LG L Prime trás é a função de TV. O que mais gostei foi o fato dele vir com uma antena telescópica embutida, assim não tem a necessidade de ficar carregando o adaptador de fone de ouvido que aparelhos da Sony e da Motorola usam, basta puxar a antena e pronto. Além disso, ela tem uma melhor recepção que os modelos que usam o fone como antena.

Screenshot_2014-12-09-12-05-36

O app é muito completo, com opções que vão desde mudar a proporção da tela e passam por tecla SAP, gravação de programas, agendamento de horário e controle parental para bloquear canais em determinados horários, é uma TV completa. A resolução é a 1seg, como a resolução da tela é baixa, a TV se adaptou muito bem ao L Prime Dual.

Vídeo Review

Prós e contras

Prós

Design bonito e boa construção

Preço convidativo

Bom desempenho

TV digital

Câmera boa para sua categoria

Contras

Tela com baixa resolução

Conclusão

Como notaram nos prós e contras, o único ponto negativo fica mesmo por conta de sua tela com baixa resolução. Se isso é um fator determinante para você, é melhor não comprar o LG L Prime Dual. Por outro lado, ele possui muitas características de destaque, sendo assim colocando em uma balança, podemos afirmar que o L Prime Dual TV é um ótimo aparelho e não fica devendo em nada para o Moto G ou o Zenfone 5, pois embora tenha uma tela pior, há outros motivos que podem o tornar sua próxima compra.

3 Comentários

  1. GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO EU DEIXAR UMA TELA COM OS ATALHOS E OUTRA SEM ATALHOS SO COM O PAPEL DE PAREDE MESMO OU ELE NAO TEM ESSA FUNÇAO COMO O MOTORLA ??

    • Boa Tarde, Geyse 😀
      Modere o Caps Lock 😉
      Enfim, tem como sim. É simples, um pouco parecido com o sistema dos Samsung para criar novas telas no menu.
      Agradeço poder ter ajudado 😉

Deixe uma resposta