O LG G4 é aposta da LG na categoria dos topos de linha, muito elogiado nos reviews ao redor do mundo, ele é tido com um dos melhores smartphones do ano. Nesse review do LG G4, você verá novidades como sua super câmera com controles manuais e a tela que é uma das melhores já feitas.

Review do LG G4 – Design e construção

O LG G4 trouxe como grande novidade a traseira de couro, que segundo a LG torna cada modelo exclusivo, já que não existe uma peça de couro exatamente igual à outra. Por outro lado, ela não deixou de lado à traseira de plástico igual ao do LG G3, a diferença é que agora trás uma textura que lembra um diamante.

LG-G4-review (11)
Versão de plástico tem design inspirado em diamantes

Envolta do aparelho tudo continua de plástico, com um aro que imita metal. Embora ele tenha um excelente acabamento, a LG está indo contra a mão da concorrência, já que todos estão adotando materiais mais nobres nos seus tops de linha. Até a rival Samsung abandonou o plástico a favor do metal, já a Sony também usa o metal além da traseira de vidro além da Motorola aposta no Kevlar, metal e Nylon em seus aparelhos mais caros.

LG-G4-review (4)
Lateral de plástico

Embora seja muito bonito, ainda acho que a LG deveria usar metal pelo menos nas laterais para passar segurança, afinal derrubar um celular de plástico quase sempre tem efeitos colaterais, e pagar mais de 2 Mil Reais para não ter essa segurança é arriscado. Mas o fato de ser plástico não esconde a beleza do LG G4. É um aparelho muito bonito e ao mesmo tempo discreto (menos o de couro).

LG G4 tem versão em couro natural.
LG G4 tem versão em couro natural.

Com sua tela de 5,5 polegadas tomando toda a frente, a LG mais uma vez caprichou e colocou bordas bem finas em volta dela. Assim como o G Flex 2, a tela é levemente encurvada facilitando – teoricamente – a empunhadora e o encaixe no roso.

LG-G4-review (19)
O LG G4 possui tele levemente encurvada.

Porém, estranhamente a LG aumentou o tamanho geral do aparelho em relação ao G3, mesmo tendo as telas iguais. Suas medidas são 148.9 x 76.1 x 6.3 – 9.8 mm, como ele tem o formato concha, ele começa mais fino e vai engrossando aos poucos, não aparentando ter a espessura que tem.

LG-G4-review (23)
Formato de concha que facilita empunhadura

O G3 possui bordas mais estreitas tanto nas laterais como a superior e inferior. A diferença não é tão gritante assim, mas o G4 é maior. Por outro lado, ele parece ter ficado mais robusto com isso, pois também ficou mais estreito que o seu antecessor.

No geral ele tem um bom acabamento, mas poderia ser melhor, principalmente se compararmos com os concorrentes nessa categoria. Inclusive até o G Flex 2 possui um acabamento melhor que seu irmão.

Review do LG G4 – Hardware e perfomance

A LG teve uma decisão arriscada e corajosa com o LG G4, pois a empresa resolveu fazer um downgrade de processador em comparação com o modelo LG G Flex 2. O Flex usa o Snapdragon 810 enquanto o G4 usa o 808. Com um processador inferior, será que ele ficou mais lento? Não, pelo contrário, ficou mais rápido.

Como assim? É que o Snapdragon 810 vem causando muitos problemas desde seu lançamento, já que ele esquenta muito. Aparelhos com o Xperia X3+ (Z4) foi muito criticado por esquentar muito, e quando isso acontece aplicativos fecham e o desempenho diminui para manter a vida útil do aparelho, é o chamdo throttling. Com medo de seu aparelho esquentar muito, assim como G Flex 2 esquenta, a LG tomou a importante decisão de adotar o Snapdragon 808, modelo anterior que é mais fraco mais esquenta menos. A decisão foi acertada, já que é constatado que quando o S810 esquenta e entra em throttling, perde perfomance ficando mais lento que o S808 no geral.

print-antutu

No Antutu ele marcou cerca de 46 mil pontos, abaixo de outros modelos que usam o Snapdragon 810, porém ao longo do tempo ele é nitidamente mais rápido e, mais importante, mais frio.

Só para relembrar, o Snapdragon 808 possui 6 núcleos, sendo dois núcleos Cortex-A57 girando até 2,5 GHz e 4 até 1,8 Ghz. Para completar ele trás 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno com suporte para micro cartões SD.

LG G4 roda qualquer jogo sem engasgos.
LG G4 roda qualquer jogo sem engasgos.

Quando ao seu desempenho não há do que reclamar. Todos as animações do Android Lollipop funcionam sem problemas, a navegação web também e qualquer jogo que exista hoje na Google Play ele dá recado sem engasgos ou delay. Porém, se colocar ele lado a lado com outro high-end que não seja Quad HD, o outro será levemente mais rápido, mas isso é culpa da tela e sua alta resolução. Por isso sempre me pergunto o porque das fabricantes usarem essas telas sendo que nossos olhos não as diferenciam. Só servem para deixar o celular mais caro e lento.

Review do LG G4 – Software

Ele já vem rodando o Android 5.1 Lollipop, ou seja, está bem atualizado. Porém ele traz a LG UI, aclamada por poucos e odiada por muitos. Eu, particularmente, sempre achei útil a interface da LG que conta com funções e apps úteis, embora não seja um primor de design, mas vem melhorando muito nos últimos lançamentos

Interface totalmente customizada pela LG.
LG G4 tem interface totalmente customizada pela LG.

Ela trás a famosa barra de atalhos superior da LG, onde é possível ligar e desligar várias funções com apenas um toque, principalmente as de conectividade.

No geral, é uma interface bem rápida, claro que com o hardware do G4 facilita bastante. Mas é bem modificada e isso pode desagradar alguns. Acho que a LG inutilizou funções interessantes do Lollipop Stock com os perfis de prioridade de som, que eu acho bem útil.

Review do LG G4 – Tela

O LG G4 tem uma tela de 5,5 polegadas com resolução Quad HD e usa a tecnologia IPS. Muita gente acha a AMOLED superiores por terem mais brilho e contraste que as de IPS, porém a do G4 é diferente e se equipara as melhores telas de AMOLED do mercado, mas com mais fidelidade de cores. Além disso, com uma densidade de pixels mais ou menos 538 pixels por polegada, é impossível achar nela qualquer vestígio de serrilhado.

LG-G4-review (14)
Ícones da tela do G4 são perfeitos, quase impossível ver os pixels mesmo de perto.

A tela do G4 é algo diferente do que estamos acostumados, o aparelho usa o Quantum Display: um painel formado por nano cristais ao invés do tradicional LCD. Não vou entrar em detalhes, mas a tecnologia quântica utilizada no G4 garante mais brilho, contraste e nitidez que a tela de AMOLED, por exemplo, utilizada no Motorola Moto Maxx. Além disso, tem menor consumo de energia. A própria LG falou no lançamento que o LG G4 tem 25% mais brilho, 50% mais contraste e fidelidade de cores 20% maior do que o G3. Abaixo uma foto comparando o LG G4 com o Moto Maxx. Notem como o vermelho do Moto Maxx puxou mais para o laranja.

LG G4 tem cores mais fiéis que no AMOLED, mesmo tendo o mesmo brilho.
LG G4 tem cores mais fiéis que no AMOLED, mesmo tendo o mesmo brilho.

Review do LG G4 – Câmera

A câmera do LG G4 é um verdadeiro espetáculo. É uma das melhores que já testei aqui no Tekimobile. Além da qualidade do sensor e do conjunto óptico, a LG nos agraciou com comandos manuais, até então encontrados somente na linha Lumia da Microsoft e nos iPhones. Com isso as possibilidades são enormes, para quem sabe mexer.

Um dos destaques do sensor IMX234 de 16 MP, que é um dos melhores do mercado. A abertura de f/1.8 também é outro destaque garantindo boas fotos mesmo com pouca iluminação, aliando à possibilidade de controlar o tempo de exposição nos comandos manuais, tirar foto no escuro com o LG G4 é possível e com bons resultados.

Ohem as duas fotos abaixo. A primeira foi tirar com o Moto Maxx e a segunda, com a mesma iluminação, com o LG G4.

gatos-maxx-w782
Sim, aqui tem uma foto.

 

gato-g4-manual-w782
Granulada sim, mas a foto saiu mesmo no escuro graças aos controles manuais do G4.

Achou legal? Vejam abaixo algumas fotos tiradas por mim em vários tipos de ambientes.

foto-g4 foto-g4-2 cafe-g4 foto-g4-escuro

Ainda falando sobre os controles manuais, as possibilidades são imensas. Por exemplo, com um tripé e um cenário ideal ajustando o tempo de exposição dá para fazer efeitos bem legais, como o de faixas de luzes. Vejam abaixo a foto, essa não foi tirada por mim. Mas consegui resultados parecidos, faltou mesmo o cenário.

foto-g4-tempo-exposicao

Vale destacar também o laser para foco que me pareceu mais rápido ainda que no G3. As gravações de vídeos também estão surpreendentes. Um ponto legal é a possibilidade de focar um objeto mesmo com a gravação já iniciada. Outra característica que também se encontra na concorrência mas vale a pena citar é que ele grava em câmera lenta. A resolução máxima de gravação é Quad HD, porém além de ocupar muito espaço, com alguns minutos ele esquenta muito. Abaixo um vídeo filmado com ele no evento de lançamento do Moto X e Moto G 2015.

Review do LG G4 – Bateria

Nem tudo é perfeito. O LG G4 tem uma bateria de 3000 mAh. Pode parecer bastante, mas ele consome muita bateria, principalmente sua tela Quad HD que julgo desnecessária. Além disso, a LG ainda não tem um software que economize bateria bom, como por exemplo o Stamina da Sony que faz milagre do Xperia Z3. Com uso moderado, a bateria durou comigo cerca de um dia todo sem problemas, indo para o carregador antes de dormir. Mas com uso intenso, ele aguenta bem menos e é necessário carregá-lo no meio do dia.

LG-G4-review (18)
Bateria do LG G4 é razoável.

Para melhorar, vale lembrar que ele possui suporte para carregamento rápido. Com o uso do turbo charger do Moto Maxx, a bateria dele carrega tão rápido quanto o rival, já que é de menor capacidade. O problema é que esquenta muito durante o carregamente rápido. Mas vale a pena comprar o carregador da Motorola e usá-lo em conjunto com o G4. Além disso ele é o único topo de linha atualmente que conta com bateria removível, você pode comprar uma reserva e guardar para uso quando precisar.

Review do LG G4– Prós e contras

Prós

  • Excelente hardware;
  • Excelente câmera, provavelmente a melhor do ano;
  • Tela super nítida, cores fiéis e bom angulo de visão;
  • Embora menos potente, acertadamente usa o Snapdragon 808 ao invés do 810.

Contras

  • Acabamento poderia ser um pouco mais resistente, usando metal por exemplo;
  • Bateria poderia ser melhor, ou ter um software como o Stamina da Sony.

Review do LG G4 – Conclusão

O LG G4 é um dos melhores smartphones lançados esse ano juntamente com o Galaxy S6. Embora muitos reviews por aí falaram que a câmera do S6 se sai melhor, eu particularmente achei a do G4 melhor, principalmente a possibilidade de usar comandos manuais.

A versão com couro na traseira é realmente muito bonita, deixando ele um dos smartphones mais bonitos já feitos, vale a pena pagar um pouco mais por ela. Para melhorar, ele está custando menos que o Galaxy S6 e provavelmente custará menos que o Xperia Z3+ que chega nos próximos meses no Brasil. Sendo assim, o considero a melhor opção de compra no mercado high-end atualmente.

1 Comentário

  1. Bom dia.
    Excelente matéria.
    Hoje em dia todas as pessoas que compram um smartphone procuram proteção e personalização para o aparelho.
    Pensando nisso a Kapicases entra no mercado para oferecer a oportunidade para lojistas e revendedores comprarem capas para celular, películas de vidro temperado e outros acessórios com preço de atacado e excelente qualidade sem precisar sair de sua loja ou residência.
    Muitos de nossos clientes conseguem obter lucros de mais de 100% em cada produto.
    Não perca tempo acesse http://www.kapicases.com.br

Deixe uma resposta