Os smartwatches ainda não caíram no gosto da galera. Embora tenham evoluído bastante, principalmente depois do Moto 360, o fato de depender do smartphone ainda é algo que incomoda. Mas, no geral, o LG G Watch é o modelo que agora mais se aproximou visualmente de um relógio de verdade, além disso trás recursos bem legais e úteis. Por outro lado, ainda peca em alguns aspectos, como veremos a seguir.

LG Watch R – Design e construção

O LG G Watch R é redondo, isso por si só já o aproxima mais de um relógio comum. Ele é maior e mais pesado que o Moto 360, mas não é algo exagerado se um home estiver usando, para mulheres ele pode ser um incomodo.

conta 004

Ele possui uma coroa graduada com marcações de minutos, mas não gira pois é fixa. Há um botão físico à direita dele que é idêntico a relógios comuns aém de uma pulseira padrão com 22 mm de couro que pode ser trocada por qualquer outro modelo que você prefira, como de relógios comuns.

conta 014

Ele é todo feito em aço inoxidável e alumínio, ou seja, é de excelente construção e ainda conta com certificação IP67 de resistência à água e poeira. Porém, a LG pecou na pintura dele. Uma pintura preta fosca que o deixa com aparência de plástico. Olhando ele, mesmo de perto, ninguém vai saber que é de metal mas sim de plástico. A LG poderia ter usado um prateado na coroa ou na caixa, assim como acontece com o Mot0 360. Esse último parece ser mais Premium que o LG. No geral, o design do G Watch R é mais esportivo que o 360 e combina mais com faces (mostradores) digitais ou esportivas.

A coroa graduada é uma faca de 2 gumes. Se por um lado ela torna o relógio mais “real” que os outros smartwatches no mercado, ela não combina com a maioria das faces que os usuários desenvolvem, pois elas já possuem graduação. É um detalhe pequeno, eu sei, mas isso não acontece com o 360. Notem o exemplo abaixo:

conta 015

Na parte traseira, o G Watch R possui no meio um sensor de freqüência cardíaca. Além disso há 4 pontos magnéticos que carregam o relógio ao ser encostado na base redonda que vem junto. Aqui outro ponto negativo, pois ele não oferece carregamento sem fio. Outra coisa que senti falta é uma porta micro USB padrão, pois daí poderia carregar ele em qualquer lugar e não ser obrigado a carregar com você o carregador mais o cabo.

LG Watch R – Tela

Para colocar uma coroa, a LG sacrificou o tamanho da tela se comparado com o rival Moto 360. A tela do G Watch R possui 1,3 polegadas, a do 360 1,56. Por outro lado ela tem resolução de 320 x 320 pixels, o que lhe confere uma densidade de pixels de 245 ppi. É a melhor tela de smartwatch no mercado.

Embora a tela seja de excelente qualidade, com mostradores escuros notei reflexos quando na tela quando estava em um dia ensolarado. Não é uma coisa de outro mundo, mas em um relógio pode incomodar um pouco.

conta 016

Outro detalhe é que 90% das  faces desenvolvidas para smartwatches são feitas pensando no moto 360, sendo a tela dele com menor resolução (320 x 290 px) as faces não ficam perfeitas no G Watch R, acabam gerando um pouco de serrilhado em alguns pontos. Porém as originais, pré instaladas, são perfeitas e bonitas.

Para ativar a tela do G Watch R, você pode dar um toque nela ou clicar no botão físico. O relógio também é ativado quando você levanta o seu pulso para olhar as horas. Para apagar a tela, você pode clicar no botão físico ou colocar a sua palma sobre o mostrador.

MODO TELA LIGADA

O G Watch R tem 6 níveis de brilho, além do modo “tela sempre ligada”, o qual, diferentemente do modo ambiente do Moto 360, mantém a tela iluminada de forma mínima permanentemente, como por exemplo mantendo somente os ponteiros acesos ou as marcações de 15min (foto acima). O G Watch R não possui sensores de luz ambiente, portanto seu brilho não é regulado automaticamente.

LG Watch R – Software Android Wear

O Android wear é igual para todos os smartwatches. Além disso, diferente dos smartphones, ele não é custmizável e isso na prática significa que absolutamente tudo é igual em qualquer um.

O Android Wear tem uma interface simples baseada em rolar e deslizar telas para notificações e/ou configurações para cima, baixo, direita e esquerda.

Mas como cada relógio tem algumas características únicas, o modo de usar o Android Wear pode mudar. No G Watch R, a LG colocou o botão físico, com ele é possível executar várias funções quem em outros modelos somente são feitas por toques na tela. É possível ligar e desligar o dispositivo, clicando e segurando ele vai direto para o menu de configurações. Clicando rápido você pode desligar/ligar a tela além também de poder ser usado como um botão de início.

conta 014

Uma coisa que achei legal é o fato dele vir com um bom acervo de mostradores disponíveis. São 24 no total. Basta apertar e segurar a tela e ir deslizando para qual você quer. Sendo redondo ele combina mais com os de ponteiros, especialmente os mais clássicos. O time de design da LG fez mostradores muito bonitos que não devem em nada para os de relógios de marcas famosas.

Agora, caso você goste de experimentar outros mostradores, há na internet diversos deles imitando relógios famosos. Abaixo 2 exemplos, de um TAG e de um Rolex;

tag rolex

Ele tem funções bem interessantes como o de batimentos cardíacos e medidos de passos. O que achei legal também é que o app Runstastic (de exercícios físicos) reconhece o G Watch R como um sensor de batimento cardíaco e grava as informações obtidas no celular. Além disso tem também o app Google Fit, que embora inferior, é gratuito.

conta 022

Também dá para ler as notificações do celular no relógio. Vários apps são compatíveis: Whatsapp, emails, navegação GPS e muito mais. Na navegação, ele é integrado com o Google Maps, sendo possível você ir para determinado local apenas com toques na tela do relógio até abrir o maps no celular.

Ele também possui um controle do Play Musica, com direito a capa do disco e tudo. Uma dica, se você possui o aplicativo Musicmatch instalado, dá para acompanhar as letras das músicas na tela do celular.

conta 024

LG G Watch – Hardware e perfomance

As especificações de hardware dele não fogem muito das dos outros aparelhos: processador Snapdragon 400, GPU Adreno 220, 4 GB de memória interna e 512 MB de RAM. Mas achei excelente o desempenho dele, diferente do Moto 360 que encontrei diversos lags e travamentos, o G Watch R é muito rápido e não travou nenhuma vez.

Por outro lado encontrei problemas com a conexão Bluetooth. Algumas vezes as informações deixavam de serem sincronizadas com o smartphone. Em uma vez ele simplesmente deixou se conectar com o celular, o relógio aparecia no celular mas ele não reconhecia o celular. A solução foi dar um hard reset no G Watch R, daí resolveu a situação.

LG G Watch – Desempenho da bateria

Vou ser sincero, o único motivo que ainda não me motiva a comprar um smartwatch é justamente a bateria. Não me acostumaria a ter que carregar todo santo dia um relógio, quando ele não deveria sair do pulso. Já não é suficiente ter que carregar o celular?

conta 027

Embora o G Watch tenha um desempenho de bateria bem superior ao da concorrência, durando “incríveis” 2 dias, se você ficar mexendo muito nele ela não chega em um dia. 2 dias somente se você deixar ele parado no pulso.

Mas temos que ser justos. Levando em consideração o tamanho da tela e o recurso “tela sempre ligada” e mesmo assim ele durar 2 dias, já o coloca em um patamar acima da concorrência.

LG G Watch – Prós e contras

Prós

  • Design muito semelhante a relógios comuns
  • Construção de primeira qualidade com aço e alumínio
  • Tela excelente
  • Bom desempenho
  • Bateria boa (para um smartwatch)

Contras

  • O acabamento, especificamente a pintura, dá um aspecto de plástico. Deveria ter lugares cromados
  • Preço de 1400 ~1500 Reais

LG G Watch – Conclusão

Para quem quer um smartwatch, o LG G Watch R é a melhor opção no mercado, disparado. Embora o Moto 360 tenha tela maior, o design do G Watch R está mais próximo de um relógio real. Além disso, ele possui o melhor hardware e melhor bateria dos modelos vendidos atualmente no Brasil.

Por outro lado, R$1500 é um preço alto para um gadget eletrônico. Se o seu interesse é apenas ver horas, com esse valor dá para comprar um bom relógio automático de marca razoavelmente tradicional que irá durar a vida toda. Não posso dizer o mesmo de um smartwatch que depende de um smartphone para praticamente tudo.

Review
Custo x beneficio
5
Tela
9
Perfomance
9
Bateria
7
Funções
9
Construção
10
SHARE
Post anteriorPolaroid lança Impressora para celular que cabe na palma da mão
Próximo postZenFone 2: Confiram todas melhorias e novidades

Sem comentários

Deixe uma resposta