Por essa nem o mais guru dos gurus esperava. Agora pouco, do nada, a gigante da informática Lenovo anunciou a compra a Motorola Mobility do Google por 2,91 bilhões de dólares. Isso foi totalmente inesperado, afinal não fazem nem 3 anos que o Google havia comprado a empresa. Lembrando que a Motorola Mobility é a responsável, sobre a tutela do Google, de fazer os excelentes Moto G e Moto X lançados recentemente.

Só para citar números, por mais que o Moto G e o Moto X tenham feito sucesso, a Motorola com certeza foi um dos maiores fracassos do Google nos últimos anos, financeiramente falando. O Google estava tão descontente com a Motorola, que vendeu a divisão por menos que um quarto do que pagou a Motorola, que na época foi 12,5 bilhões de dólares.

Mas não pense que o Google só perdeu, o maior patrimônio da Motorola nunca foi a fabricação de smartphones, e sim a grande quantidade de patentes na área mobile que ela possui. No comunicado de venda, o Google anunciou que ficará com “a grande maioria do portfólio de patentes da Motorola, incluindo pedidos atuais de patentes e divulgações de invenções.” As patentes motivaram a compra da Motorola lá atrás – e o Google não quis se desfazer delas. A Lenovo poderá licenciar esse portfólio de patentes.

A Motorola parece que estava no caminho de se reerguer como potência, com lançamentos como Moto G e Moto X, agora, sobre a tutela da Lenovo, a empresa com certeza vai perder pois não será tão próxima do Google ao ponto de continuar lançando Androids que são quase um Nexus.

3 Comentários

Deixe uma resposta