salfish os android

Com o anúncio do Sailfish OS 1.0 agora a pouco, a Jolla também anúnciou que em breve qualquer usuário do Android poderá ter a experiência do Jolla em seu aparelho. Lembrando que já é possível rodar o sistema oficialmente no Google Nexus 4 e Nexus 7. Além disso há métodos de rodar o sistema em vários outros aparelhos não oficialmente, basta dar uma procurada no fórum XDA. Mas quem quiser ter a experiência de usuário do Salfish OS em qualquer Android, a Jolla anunciou que em breve irá disponibilizar um launcher no site Jolla.com que traz toda a interface do Salfish OS para qualquer Android. Mas não para por ai, segundo eles irão também disponibilizar nesse semestre o sistema completo para ser instalado no Android.

Sem dúvidas isso é uma bela iniciativa do pessoal da Jolla, ao invés de ficar se focalizando na fabricação de seu aparelho, irá aproveita os bilhões de aparelhos com Android que estão sendo usados no mundo para mostrar o Salfish OS. Se o sistema for bom e realmente trazer algo de diferente para o mercado, é tiro certo da empresa. Lembrando que ele foi baseado no MeeGo que equipava o Nokia N9, e realmente foi um sistema que trouxe muita coisa nova e parecia estar anos luz a frente do Android no quesito interface. Porém a dúvida é como a empresa irá gerar lucro desse modo.

Para quem tem dúvida de como a experiência de uso é boa no Salfish OS, assistam ao vídeo abaixo e tirem suas conclusões.

Embora o launcher não seja o sistema em si, já dará uma boa noção de como será o sistema. Vale lembrar que o Jolla é bem parecido com o Android, inclusive até executa aplicativos .apk do Android.

Abaixo alguns trechos do releasse oficial (tradução livre)

Downloadable OS Sailfish para dispositivos Android

O Sailfish OS foi desenvolvido para ser compatível com com a plataforma Android. Devido a esta tecnologia avançada, o Jolla está introduzindo a experiência do Sailfish OS como um aplicativo para o sistema operacional Android. Os usuários poderão em breve começar a apreciar o moderno sistema de gestoos do Sailfish OS em dispositivos Android selecionados…

A comunidade já tem portado o Sailfish OS em vários aparelhos, incluindo as principais versões das populares linhas, Samsung Galaxy Nexus, e Sony Xperia. Além disso, um popular comunidade chinesa está portando o sistema para aparelhos da fabricante Xiaomi.

Além disso, a Jolla está lançando sua próprio interface de usuário do Sailfish OS como um launcher para Android, tudo que pode ser usado para simular a experiência Sailfish OS em dispositivos Android. O aplicativo estará disponível para download em um futuro próximo no site Jolla.com.

“Vemos isso como uma grande oportunidade para o crescimento de volume do Sailfish OS, pois há cerca de um bilhão de usuários do Android no mundo. Muitos deles estão à procura de novas experiências de usuário para renovar seus aparelhos. No ano passado, só na China, cerca de 100 milhões de dispositivos foram re-lançou após a compra com um novo sistema operacional…

Jolla irá liberar o software do Salfish OS para download em fases durante o primeiro semestre de 2014. Em primeiro lugar, o launcher será liberado para que os usuários podem começar a experimentar a interface do usuário Sailfish em seus dispositivos existentes que executam sistema operacional Android. Mais tarde, os usuários de smartphones Android podem obter a plena Sailfish OS para seus aparelhos.

 Via TheJollaBlog

1 Comentário

Deixe uma resposta