blackberry-playbook

Pode parecer muito estranho, mas a RIM – fabricante dos Blackberries – está planejando licenciar o sistema Blackberry OS. Isso na prática significa que ela fará como o Google e a Microsoft fazem com o Android e Windows Phone. Qualquer fabricante de smartphones (OEM) poderia assim utilizar o Blackberry OS em seus aparelhos, desde que pagasse a RIM para isso. Já imaginaram um Nokia rodando o Blackberry OS? nada mal não é. Fico imaginando como seria um Nokia E72 com o sistema…

blackberry-playbook
Tablet Playbook rodando o Blackberry OS

Quem falou isso foi o próprio presidente da RIM, Thorsten Heins, em entrevista ao jornal britânico Telegraph. Ele estava se referindo ao sistema BB10, a próxima geração do Blackberry OS. Heins explicou que criar celulares corre o risco de não estar nos planos futuros da RIM e a empresa passaria apenas a fornecer uma plataforma para os futuros clientes:

Não temos as economias de escala para competir contra empresas que lançam 60 celulares por ano. Nós temos que nos diferenciar, e temos uma plataforma focada. Para entregar o BB10, talvez precisemos considerar o licenciamento para alguém que consiga fazer isso a uma proposta de custo melhor do que eu. Há diferentes opções que estamos investigando no momento.

Poderia-se pensar em construir um sistema de referência, e então basicamente licenciar esse design de referência, e ter outros construindo o hardware para ele – seja um BlackBerry ou algo construído a partir da plataforma BlackBerry.

Ele disse tudo. A RIM não está em boas condições financeiras, competir com a Samsung que lança centenas de celulares por ano é impossível para o porte da empresa.

Sinceramente não acho isso a solução para a RIM, mas por outro lado acho que ela tem poucas opções. O fato é que ela tem que fazer algo urgentemente para não ter o mesmo fim da Palm que tinha um modelo de negócio bem parecido. De qualquer modo, com o sucesso do Android e iOS não vejo muito futuro para o BB. Um exemplo é o Windows Phone, que por mais que seja um bom sistema enfrente muita dificuldade para entrar na consolidada competição Google vs Apple.

Vocês comprariam um Blackberry de outra marca?

Via Giz

2 Comentários

  1. sinceramente….prefiria ver o inverso….devices da RIM rodando outros OSs….a era de OSs voltados somente para o segmento corporativo acabou.

Deixe uma resposta