Normalmente quando se fala em melhor câmera em smartphone o primeiro nome que vem a cabeça é um Lumia da Microsoft/Nokia, certo? Não necessariamente. Desde o iPhone 4, a Apple vem evoluindo bastante no quesito câmera. Com o iPhone 6 parece que a evolução foi ainda maior. Uma equipe de especialistas em câmeras da empresa DxO Labs resolveram testar os principais smartphones do mercado e fazer testes técnicos e práticos com eles. O resultado foi que o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus foram considerados os melhores smartphones com câmera atualmente.

A empresa usaou para teste o benchmark DxOMark – criado por eles mesmo – para pontuar o sensor de cada smartphone de acordo com o seu desempenho em diversas situações diferentes. Tanto o iPhone 6 como o iPhone 6 Plus receberam a nota 82, sendo que o Galaxy S5 e o Xperia Z3 ficaram juntos no patamar de 79.

id91911

Acho interessante esse comparativo. Digo isso porque as pessoas sempre ficam batendo na tecla dos números de Megapixels como se fossem sinônimo de qualidade fotográfica. Porém, vale lembrar que o conjunto óptico, tamanho do sensor, abertura e muitas outas coisas são bem mais importantes que quantidade de pixels.

camera iphone 6

Embora eu acredite mais em testes práticos, com exemplos de fotos e etc, é interessante notar que no bechmark o iPhone 6 ficou na frente do Nokia 808 Pureview e do Lumia 1020. Esses dois são sempre citados como disparadamente os melhores câmeras phones do mercado.

Ainda de acordo com a análise da companhia, não há muita diferença entre os dois modelos do iPhone. Ambas apresentam resultados respeitáveis com uma boa exposição geral, autofoco impressionante tanto em alta e baixa luminosidade, renderização de cores superior, preservação de detalhes e um flash de qualidade.

iphone 6 vs iphone 6plus

Outro aspecto testado foi a qualidade de gravação dos smartphones. Dessa vez o iPhone 6 Plus leva clara vantagem, já que esse modelo tem estabilização ótica além da tecnologia Focus Pixels desenvolvida pela própria Apple. Segundo os testes, praticamente não há tremidas durante as gravações do iPhone 6 Plus.

Para fotos com pouca iluminação eles também não decepcionam, já que a lente de ambos possui abertura de f/2.2″, o que ajuda bastante na captação de luz exterior e que depois reflete na qualidade das fotos. Sem contar a capacidade de gravar em câmera lenta há 240fps- onde já mostramos alguns exemplos -, gravar em time-lapse e gravar em full HD com 60 fps. Esses fatores os tornam uns dos melhores atualmente.

Obviamente, os testes são de software e não necessariamente refletem a qualidade final. Eu particularmente não acho que a qualidade das fotos do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus sejam equivalentes ao Nokia 808 Pureview ou mesmo o Lumia 1020. Esses últimos possui recursos técnicos superiores como o conjunto óptico ou mesmo o sensor que é muito maior que os dos outros smartphones comuns. Mas, de qualquer modo, os novos iPhones não irão decepcionar os usuários que valorizam fotografias. Tirando os 2 modelos da Nokia, acredito que o iPhone 6 agora esteja um passo da concorrência

Via Techradar

Sem comentários

Deixe uma resposta