A Apple apresentou hoje ao mundo o novo iOS 10, a atualização do sistema usados em seus smartphones iPhone. Resumindo: uma nova tela de bloqueio, notificações, siri mais moderna e uma versão off-line muito parecida com o Google Fotos do Android. Vamos lá as principais  novidades.

Novo iOS 10

iOS 10 – Nova tela de bloqueio

O iOS 10 ganhou uma tela de bloqueio redesenhada, com notificações mais completas. Uma notificação do Uber, por exemplo, pode exibir informações do motorista e da localização do carro em tempo real, sem precisar desbloquear o aparelho. Aliás, não precisa nem pressionar o botão home para ver as notificações: basta pegar o iPhone na mesa que a tela acende automaticamente.

iOS 10 – Siri

A Siri, que deu as caras no macOS, ficará mais inteligente no iOS 10: a Apple está abrindo a API da assistente pessoal para desenvolvedores, permitindo que os usuários acionem comandos em aplicativos de terceiros por voz. Slack, WhatsApp, Uber e Skype são alguns dos primeiros a terem suporte à Siri.

iOS 10 – Novo aplicativos Fotos

O aplicativo Fotos ganhou recursos de inteligência artificial para organizar as fotos automaticamente. É algo semelhante ao Google Fotos, só que diretamente no iPhone: ele reconhece objetos, cenas e pessoas, assim, você pode encontrar fotos em determinados locais ou com algum amigo pela busca avançada do Fotos, sem precisar recorrer à nuvem.

Novo iOS 10 mapas

Os mapas da Apple estão com visual novo no iOS e se tornaram mais proativos, sugerindo direções automaticamente com base nos locais que você costuma ir em determinados horários. Também há uma abertura maior aos desenvolvedores, que poderão desenvolver extensões; assim, você poderá reservar um restaurante no Mapas ou até mesmo pedir um Uber, pagando pelo Apple Pay.

Novo iOS 10 notificaçõesJá o Apple Music, serviço de streaming de música da Apple que conta com 15 milhões de assinantes pagantes, ganhou uma bela repaginada no visual, destacando as músicas (ou seja, o que realmente interessa). Uma novidade bacana é que, logo abaixo dos controles de reprodução, você pode acessar a letra da música — uma função que o Spotifyperdeu recentemente.

Outras novidades no iOS 10 incluem o Notícias, ainda não disponível no Brasil, que tem nova interface e passa a suportar assinaturas e notificações de notícias urgentes; um aplicativo dedicado ao HomeKit, que integra as lâmpadas, termostatos, fechaduras e tudo o que mais de inteligente você tiver em casa; e uma série de recursos inúteis no iMessage, como mensagens escritas à mão e substituição de palavras por emojis.

Com relação aos recursos de telefone, há uma nova função que transcreve automaticamente as mensagens que você receber na sua caixa postal, além de integração com serviços de terceiros, que podem mostrar se o número que está chamado é spam. Dessa forma, você não perde tempo atendendo ligações de telemarketing.

Por fim, com liberação da API de VoIP, aplicativos como WhatsApp e Skype poderão se comportar como o aplicativo nativo de telefone ao receberem uma chamada, em vez de simplesmente mostrarem uma notificação.

Novo iOS 10 voip

Se você está com pressa de testar a nova versão do sistema, saiba que a versão para desenvolvedores do iOS 10 já está disponível desde ontem, segunda-feira (13). Já o público em geral, terá a versão liberada para seus iDevices em Julho, através de uma versão beta, e até o fim do ano a versão final chega para todos. O iOS 10 será compatível a partir do iPhone 5, iPad 2, iPad mini e iPod touch de 5ª geração.

A má notícia fica por conta dos usuários donos do iPhone 4S, que depois de 4 anos tem finalmente seu ciclo de vida fechado.

Sem comentários

Deixe uma resposta