A Intel pretende entrar de cabeça no mercao mobile. Aos poucos a empresa vem introduzindo seus processadores Atom em smartphones e tablets, até a Samsung, líder do segmento, lançou essa semana um tablet utilizando um processador Intel. Motorola também já utilizou no RAZR i além de outros fabricantes asiáticos. Pois bem, a empresa anunciou hoje a nova geração de processadores mobile Atom. É o SoC Bay Trail-T,  ele traz novas features como uma nova arquitetura da Intel e também um novo modem LTE (4G) embutido.

bay-trail-atom-590px

A nova microarquitetura é chamada Silvermont e utiliza o processo de 22nm. Ele promete 3 vezes mais perfomance e 5X mais economia de energia comparando com a versão atual dos processadores Atom. Ele é o primeiro chipset da linha quad-core.

O Bay Trail poderá ser usado em smartphones e tablets (com Android ou Windows Phone 8) além de laptops e desktops de entrada. O novo chip tem alvo de garantir 8 horas ou mais de vida em uma bateria de 30Wh usando com base uma tela de 10.1 polegadas rodando vídeos full HD 1080p há 30fps.

Falando em vídeo, o novo chip da Intel tem suporte a vídeos 4K e promete excelente perfomance para jogos 3D, embora não tenha revelado a GPU que integra o conjunto.

Sem dúvidas o domínio da Qualcomm e sua linha Snapdragon encontrarão um grande desafio frente a Intel e sua experiência.

2 Comentários

  1. Se fosse seguir tendencias provavelmente a GPU seria uma PowerVR SGX, porque o Atom Z2460 que equipa o Razr i possui uma PowerVR SGX540, o Atom Z2580 do Lenovo K900 usa uma PowerVR SGX 544MP2 (Aliais, toda a linha Z direcionada para tablet/smartphone usa PowerVR)… Porem rumores passados apontam para uma GPU baseada na HD 4000 dos Ivy Bridge nessa proxima geração Atom.

    Eu sinceramente não sei se isso é bom ou ruim, a unica coisa que eu consigo imaginar é um monte de jogos e aplicativos incompativeis no market do Android. Talvez a Intel esteja de olho em tablets com Windows 8, mais finos e mais economicos que o Surface Pro da Microsoft (Porem com bom desempenho), mas nada impede que outros tablets top com Android tambem o use.

Deixe uma resposta