Intel diz que Android faz mal uso dos processasdores multi-cores, é tudo marketing

Intel diz que Android faz mal uso dos processasdores multi-cores, é tudo marketing

Eu já disse antes aqui no blog e sempre saliento que smartphones com multiplos cores ainda são uma incógnita, principalmente no Androdi. Atualmente, depois de mais de um ano da entrada dos dual-cores no mercado eles estão realmente sendo utilizados ao máximo, mas mesmo assim existem smartphones single cores que tem desempenho muito parecido com eles. Stephen Eloop da Nokia já havia dito isso, e agora foi a Intel que se pronunciou e disse que o Android faz mal uso, ou sub-utiliza, os processadores multi-cores. Hoje eles são a principal arma da equipe de market dos fabricantes de Androids.

Mike Bell, GM da Intel’s Mobile and Communications Group, aponta o dedo para os fabricantes de chipset – “Da forma como ele é implementado agora, o Android não faz o uso eficaz dos vários núcleos que o sistema poderia fazer, e eu acho que parte deste trabalho poderia ser feito pelos que criam os SoCs , mas eles simplesmente não se preocupam em fazer isso”. Mas ele também salienta: “a falta de esforço de algumas pessoas da parte de softwares na hora de implementar o hardware é uma grande desvantagem também.”

Android_linaroA Intel enfatiza que os programadores poderiam melhora muito o desempenho do Android e o aproveitamento dos núcleos dos processadores. Ele diz que há muito o que melhorar no thread scheduler do OS. Essa é a parte do sistema operacional que vai decidir qual núcleo da CPU vai executar determinado app. Ao fazer essa decisão de executar o app, o processador poderia identificar se se somente um núcleo pode fazer o trabalho enquanto o outro núcleo pudesse ficar “dormindo”. Isso iria economizar muito energia, que é um aspecto muito importante em dispositivos mobile e que, infelizmente, fica devendo muito no Android. A Intel pode falar isso com autoridade já que seus processadores multi-cores usados em computadores trabalham dessa forma.

A Intel ainda está caminhando no campo mobile, ela só tem um processador e é single-core: o Medfiled que foi mostrado no Lenovo K800 na MWC desse ano. De acordo com os testes feitos, ele foi mais rápido que os tradicionais multi-cores da Nvidia dentre outros. Batendo O Galaxy Nexus, Galaxy S II e o iPhone 4S. Aqui vocês podem ver o resultado. Mas a Intel também disse que já trabalha em um processador dual-core, mas ainda está trabalhando diretamente na programação do Android para corrigir os problemas citados acima. Após isso irá anunciar seu processador ou até quem sabe seu próprio smartphone afinal está trabalhando tanto no hardware como no software.

Vejam as especificações completas do Lenovo K800

Vocês acham que é exagero da Intel? acreditem, não é. O Android pode sim ter um desempenho muito melhor se for melhor customizados nas suas linhas de código. Um exemplo disso é o projeto chamado Linaro, que se trata de um Android 4 ICS que foi totalmente customizado para até dobrar o desempenho do Android. E “para nossa alegria” ele já foi aprovado pelo CyanogenMOD, ou seja, logo teremos uma ROM deles com o Linaro. Abaixo um vídeo comparando ele com o Android comum.

Dica do Norbertolf, valeu!, com informações do Gsmarena,

Comentários

WORDPRESS: 14
  • comment-avatar
    Ygor 5 anos

    Acredito!!!!

  • comment-avatar
    totesilva 5 anos

    E quanto ao Intel Atom? Tambem não é uma CPU para dispositivos móveis?

    • comment-avatar

      O Medfiled é um Atom. Na realidade é só o codinome dele. É o primeiro em smartphones.

  • comment-avatar
    ezequiel 5 anos

    Pode até ser,mas q faz diferença um quad core,isso faz.Pelo menos nos jogos q estão com qualidades dos de PS3…
    Mas espero ver essa modificação no Android,o quanto antes e em qualquer processador..
    Pretendo comprar um tablet com chip Dual Core RK3066 1.6 GHz.Q nos testes se mostrou melhor q o do Ipad e companhia

  • comment-avatar
    jairo 5 anos

    resumindo tudo marketing…..e muleta de desculpa para nao atualizar os devices de geraçao anterior..

  • comment-avatar

    Primeiro, a Intel não mostrou nenhuma avaliação por escrito provando oq está falando, depois ela quer entrar no mercado mobile. Então é muito fácil ela sair falando por ai tamanha besteira. A Intel quer entrar de qualquer jeito no mundo mobile custe o que custar.

  • comment-avatar
    sergiobsb 5 anos

    Quem estiver em dúvida da diferença de um single core pra um dual no android eh só usar um single e depois passar para um dual. Estou com o meu SII há um ano, e a impressaoe que eu tenho é que eu o comprei ontem. Continua tão rápido quanto no primeiro dia.

    • comment-avatar

      Sergio, repare que no texto eu disse muito bem que agora os dual-cores estão fazendo muita diferença sim, depois de quase 2 anos de lançamento. O intuito do texto não é falar que os processadores multi-cores são ruins, obviamente são melhores graças a tecnologia envolvida. O que o texto diz é como o Android não acompanha essa evolução.

      • comment-avatar
        sergiobsb 5 anos

        Ok. Não havia lido a matéria toda ontem. O sono não deixou!

  • comment-avatar
    sergiobsb 5 anos

    Realmente, muita besteira.

  • comment-avatar
    Edvin 5 anos

    Concordo com o texto, mas fala a verdade… vc puxa bastante a sardinha pro lado do Android (e sempre que pode, dá uma sapatada no iOS, né…)

    • comment-avatar
      sergiobsb 5 anos

      eu diria que ele ressalta os pontos positivos e deficiências de ambos. Sem ENDEUSAR o iOS. Simples assim.

    • comment-avatar

      Sério cara, sempre tento não ser imparcial. Já disse aqui mais uso TODOS os sistemas atualmente e por incrível que pareça acho o iOS hoje mais forte que o Android. Se faço isso é sem querer mesmo. Mas valeu o toque,

      Abs

  • DISQUS: 0
    Google Analytics Alternative