A famosa empresa de análise e previsões de marketing, o IDC, publicou uma análise de mercado sobre o futuro dos smartphones, novamente. Ela abrange o que vai acontecer durante os próximos 4 anos no mundo mobile. Vale lembrar que o IDC sempre está publicando sobre isso e em cada análise, novo números diferentes são apresentados, isso serve para mostrar o quão impossível tarefa ela tenta alcançar, prevendo um mercado tão dinâmico como este.

Mas vamos lá, a empresa sugere que Android vai perder um pouco de sua participação de mercado e vai perder passar dos 68,3% atuais para 63,8% em 2016. O IDC acredita que o que irá manter o OS do Google na liderança é a quantidade de aparelhos low-end e mid-range da LG, Sony e Samsung e outros.

[related_posts]O Windows Phone é mais um exemplo de como é impossível prever o mercado de smartphones. Em análises anteriores, a própria IDC havia “predito” que o sistema da microsoft iria ultrapassar o iOS em 2016, porém ela mudou de ideia. Ele agora está previsto para ter apenas 11,4% do mercado (em oposição a 19,1% a partir de seis meses). Ela ainda conclui que HTC e Nokia estão empurrando o sistema para frente, mas Samsung, ZTE e Huawei também irão ajudar a aumentar a participação da Microsoft.

iOS por outro lado, continuará a tomar o segundo lugar na aquecida batalha de OS. A plataforma Apple teve 18,8% da quota de mercado em 2012 e, de acordo com a IDC, sua quota será sempre relativamente estável que culminará em 19,1% em 2016.

A RIM vai continuar a lutar por sua sobrevivência e está apostando tudo no BlackBerry OS 10. O IDC estima que a RIM será dependente ainda do nome e da história dos Blackberrys, isso a manterá viva e com 4,1% do mercado em 2016, atualmente a quota dela é de 4,7%.

Para fechar, MeeGo, Bada OS e Symbian estarão praticamente extintos em 2016 – como prevê a própria Nokia – e terão cerca de 0,1% do mercado.

Lembrando que isso são só predições e a história vem mostrando que nem sempre eles acertam. Você concorda com a predição do IDC?

2 Comentários

  1. A BB pode surpreender, e o OS da Jolla sealfish baseado no Meego também poderá surpreender, 2013 será um ano interessante…….

Deixe uma resposta