Nokia N9000
Nokia N9000

Muita gente ainda considera o primeiro smartphone como o iPhone, graças a muitos usuários fanáticos que utilizam o aparelho, ou mesmo grandes jornais ou portais que apontam o iPhone como o primeiro smartphone da história. Mas a verdade é existe uma história grande por trás do smartphone, história essa que remete a mais de 10 anos antes do lançamento do iPhone.

A situação é que há anos vários editores pré-iPhone, como eu, dizem a respeito do iPhone: ele roubou créditos de outros fabricantes em muita coisa, afinal isso é uma coisa que a Apple sempre fez com maestria. Não há dúvidas que atualmente ele é um dos melhores smartphones do mercado, porém tantos anos se passaram e o estigma dele ser sempre “o melhor” continua, graças a esse tipo de notícia. Abaixo listamos alguns fatos importantes na história dos smartphones, isso é um resumo do que houve.

História do smartphone, antes do iPhone

1993 – Surge o esboço do que seria um smartphone

IBM Simon - Primeiro smartphone do mundo
IBM Simon – Primeiro smartphone do mundo

O conceito de união entre celular e computador, que é o que caracteriza um smartphone, surgiu bem antes com um trambolho da IBM chamado “Simon” em 1993. Ele era um grande avanço na época, pois unia chamada de voz, envio e recebimento de mensagens de texto, contava com funcionalidades pioneiras como calendário, agenda, e hora mundial e ainda por cima acessava emails.

1996 – Nokia dá os primeiro passos

Nokia N9000
Nokia N9000 ao lado de um Nokia E7

Mas a linha de smartphones que sem duvida inspirou o que conhecemos hoje foi a linha Communicator da Nokia, lançada em 1996 com o Nokia N9000 e seguido pelos 9210, 9300 e 9500 em anos posteriores. Foi o primeiro smartphone que unia todas as funções de um PDA à um celular, além do primeiro que trazia uma grande tela touchscreen e sistema operacional próprio.

1997 – 2000 – Surgi o primeiro celular oficialmente chamado “smartphone”

Ericsson "Penelope"
Ericsson “Penelope”

Mas quem inventou o termo smartphone foi a Ericsson em 1997, através do celular chamado Penelope. Foram feitos apenas 200 unidades, na realidade ele foi apenas um conceito do que estava por vir.

Ericsson R380, primeiro a traze o nome smartphone
Ericsson R380, primeiro a traze o nome smartphone

Em 2000 a Ericsson lança o R380, evolução do conceito Penelope. Ele foi o primeiro aparelho do mundo a levar comercialmente o nome smartphone. Ele unia funções de celular e PDA, mas seu grande destaque foi o fato de ser o primeiro smartphone do mundo a trazer o então pioneiro sistema operacional Symbian, que por anos lideraria o mercado.

2002 – O ano do smartphone

2002 foi um dos anos mais importantes na história dos smartphones. Foi o ano do lançamento do Palm Treo, que introduziu o teclado QWERTY no mercado. Também o ano do lançamento do primeiro Blackberry que revolucionou o modo de acessar emails corporativos. Outro destaque foi o P800 da então nova empresa Sony Ericsson, que além de trazer o sistema Symbian foi o primeiro a trazer suporte a arquivos MP3.

Sony Ericsson P800, primeiro com suporte a MP3
Sony Ericsson P800, primeiro com suporte a MP3

Para fechar o ano, a Nokia mostra o N9210 que também trazia o Symbian, porém trazia um teclado completo igual de computador. Seu inovador formato de abertura o tornava praticamente um mini notebook. Esse foi o sonho dos executivos da época, mesmo a Nokia praticando preços exorbitantes.

Nokia 9210, quase um mini notebook
Nokia 9210, quase um mini notebook

2005, estreia da N-Series

Em 2005 a Nokia se consolida como líder absoluta no segmento, tornando o smartphone em uma central multimídia portátil com a chegada da sua aclamada N-Series. Os primeiros foram os N70, N90 e N91. Ninguém antes havia lançado aparelhos tão completos como eles. Possuíam câmeras potentes, gravavam vídeos com resolução de DVD, tinham telas grandes, processadores potentes, conexão GPS, 3G e muito mais. Praticamente todas as funções existentes hoje nos smartphones atuais foram herdadas na N-Series.

Nokia N90, uma central multimídia portátil
Nokia N90, uma central multimídia portátil

Viram quanta coisa importante aconteceu antes do iPhone? A Apple apenas juntou algumas dessas funções – muito poucas por sinal – tudo que já existia há anos e falou que “inventou”, isso aconteceu em 2007 com a chegada do iPhone no mercado. A única diferença frente a concorrência era sua tela superior, até o fato de não trazer teclado físico ela imitou da LG. Analisando os fatos nem dá para considerar o primeiro iPhone como um smartphone, dadas as suas inúmeras limitações. Foi somente em 2008 que de fato ele se tornou um smartphone com a chegada da loja de aplicativos AppStore.

Hoje o iPhone se tornou um verdadeiro mito, graças a má informação ou distorção por parte de muitos jornalistas que se dizem entendidos do assunto. Não que atualmente ele não seja um belo smartphone, na realidade em alguns aspectos é o melhor atualmente, mas o que sempre gosto de enfatizar que ele não é o primeiro e muito menos a Apple “inventou” o que conhecemos hoje, como afirmar os seus usuário. No fundo ela apenas copiou tudo dos outros e deu uma melhorada.

Fontes: IDGNow, Wikipedia, Techhive

11 Comentários

  1. Além da desinformação dos chamados jornalistas existe também a propaganda meditativa muito bem elaborada pela Apple. O que é lamentável é que todas as 3 empresas que praticamente " inventaram" o smartphone não atuam mais neste segmento ou desapareceram

  2. isso está correto amigos editores da matéria, perfeito, A APPLE foi ótima no marketing enganando a todos dizendo que inventou os Smartphone, como falaram anteriormente ele só pegou varias funções que já tinham sido inventadas e reuniu mediocremente em um aparelho só e criou um designe novo pra época e com material bem acabados.

  3. Essa Mattmesquita é FANBOY da APPLE pois nunca viu um QTek 9090, porque ele não busca no Google que ele vai ver a dada de criação deste smartphone com tela touch e com windows mobile 2003

  4. Eu só vi foi uma matéria tendenciosa a praticamente menosprezar a Apple. Eu sei que o que está aí é verídico. Mas diminua ai o seu orgulho ferido, caro rapaz. A Apple SÓ melhorou? SÓ? ela apenas agregou tudo o que já tinha, em um só celular, aperfeiçoando ele, unindo interface, acabamento, criando outras coisas que conhecemos hoje. Além de ter criado a tendencia do smathphone, porque o iPhone é que iniciou ao telefones que temos hoje em dia, Galaxy, foi tudo uma copia disso do primeiro Iphone. Com tempo só foram aperfeiçoando uma coisa ali, outra aqui. Quem copiou TUDO nessa historia toda foi a Samsung. Os smathphones de hoje, devemos a Apple! Aceite isso.

  5. Pois é pessoal, concordo com todos, porém vamos ser realistas, realmente na época Jobs, deu um de Bill Gates, pegou tudo o que ja existia e uniu em um único aparelho, porém ele esqueceu de melhorar a antena pois quando se falava ele cortava o sinal devido ao problema de se segurar o aparelho com a mão toda, o que foi resolvido com um injambração colocando uma sobre-capa nele. o que em outros aparelhos não houve, tal jeitinho brasileiro, porém, o mito ” APPLE” soube criar uma propaganda contenciosa, para sua empresa o que por um lado acho justo, se até então não houve muita atenção ao termo ” SMARTPHONE “, vou me apropriar do termo trazendo para minha empresa todos os méritos.
    Desculpe os ” IPHONISTAS “, mas se procurar minuciosamente no mercado existem Smartphones, tão bons quanto iphone e com preços bem acessível as pessoas, pois pagasse pelo mito. Assim como um a ferrari comparada a outros carros de mesma categoria podem serem até melhores.
    Gosto não se debate, mas sim tecnologia.

  6. muito boa materia. na verdade o jobs nunca inventou nada, quem fez o primeiro computador da apple foi o wozniack e foi o principal produto da apple por mais de 10 anos. quanto ao comutador mac tambem ja existia um computador melhor apple IIgs so que ele preferiu ir em frente com mac que sempre foi uma droga.

  7. Cara o q vc diz nao esta certo, a Apple nao inventou entao?? Esta errado entao, pois se a nokia inventou o primeiro smartphone do mundo, nao ela so pegou o pda e juntou com o telefone celular, e diz q ”inventou” nao caro colega todos devem ter seu devido merito, o que os smartphones sao hoje eh graças a apple sim, e oq a apple conseguiu fazer em primeiro eh graças a nokia. Entao cara um com seu merito

Deixe uma resposta