Aposto que essa ninguém esperava, nem mesmo a gigante Apple. Tudo começou no começo da semana quando a Gradiente anunciou o lançamento de seu celular Iphone que roda Android. Mas a questão é mais funda. A Gradiente possui o direito sobre o nome “Iphone” no Brasil desde 2007, sendo assim, nenhuma empresa, seja quem for, tem o direito de vender nada no Brasil que tenha no nome a palavra iPhone.

A empresa nunca reinvindicou o nome no Brasil, pois ela passou por uma fase que chegou ao ponto de falir. Quando a empresa IGB Eletrônica comprou os direitos da marca Gradiente, o nome Iphone veio no pacote, e agora o empresário Eugênio Staub, presidente da empresa, afirmou que está avaliando quais medidas irá tomar contra a Apple, que é dona da marca no mundo e vende o produto no Brasil.

gradiente_vs_apple

Segundo Staub, há várias alternativas, entre elas a de entrar na Justiça para tentar suspender a venda do Iphone da Apple no Brasil. Uma outra alternativa seria a de se pedir uma indenização à Apple. “Não há dúvida de que somos os donos da marca no Brasil”, diz Staub. “Nós vamos defender os direitos de propriedade intelectual da marca”.

Ele tem toda a razão e o INPI reconhece isso legalmente. Sendo assim a Gradiente está no direito dela e está resguardada pela lei. A Apple pode ser o que é, mas aqui no Brasil não tem poder nenhum e nem argumento que passe por cima da Gradiente. Eu aposto que isso vai acabar em uma indenização gorda por parte da Apple, ou a empresa para de vender iPhone no Brasil.

13 Comentários

    • O número do registro não é esse. A gradiente tem sim os diretos. Da uma olhada no tecmundo, lá tem o número correto do registro.

    • Já descobri o porque do iPhone ser tão caro e exorbitante o preço no Brasil. para se ter uma idéia o iPhone 5 que custa em torno de 3000 Reais, só de impostos é no valor aproximado de 1890 Reais!!!!! Li isso na revista Veja do dia 19. Lá existem outros exemplos. Muito decepcionante essa política do Brasil sobre impostos cobrados a nós brasileiros.

  1. Provavelmente acabará em algum acordo extra judicial…e quem pagará a cinta serão os Apple fans através de aumento (ainda mais) dos iGadgets…..interessante o oportunismo de Staub e cia.

  2. O Direito nem sempre é o Justo. A Gradiente tem o direito do nome, mas como pode ser possível registrar um nome sem a contrapartida de estar vinculado a nenhum produto?

    • É só vc ver o vídeo da própria Gradiente onde ela explica tudo isso. E ela ja teve um cel antigo com acesso a internet, dai o no iphone (internet phone). Ela pediu o registro se u não me engano no ano 2000. Ou seja, "CHUPA APPLE", adora processar todo mundo, merece se fu…. um pouco!

Deixe uma resposta