novo_google_maps

novo_google_maps

Com certeza essa é a melhor notícia a respeito do Android desta semana: O Google Maps navigator para Android finalmente funcionará off-line e ainda ganhará edifícios em 3D e o mapa irá girar automaticamente graças a bússola dos smartphones.

Eu sei que o Ndrive, o Sygic e o Navigon já fazem isso porém nenhum desses são gratuitos. Outra coisa bastante importante é que ele ficará mais rápido, claro que o fato de ter mapas off-line ajuda mas graças ao tamanho de arquivo menor e à escalabilidade dos novos gráficos no Mapas, de vetores desenhados de forma dinâmica, o app agora renderiza os mapas em tempo real, e baixa cerca de 100 vezes menos dados – o que resulta em tempos menores de carregamento e zoom superfluido. (Antes, os mapas eram baixados como “ladrilhos”, e o zoom precisava que esses ladrilhos fossem carregados de novo.) Os novos modelos em 3D vão começar a aparecer à medida que você se aproxima do nível da rua, e você até pode inclinar o mapa usando um gesto com dois dedos, alterando a orientação vertical do mapa para ter uma ideia da altura dos prédios.

Quem usa o Maps hoje sabe que as vezes o tempo que ele demora para renderizar o mapa e depois retraçar uma rota pode custar o seu tempo, já que você pode passar pela rua certa e depois para voltar pode ser um grande sacrifício.

Você também poderá girar o mapa usando a tela multitoque, ou deixar o app girar o mapa sozinho de acordo com a bússola, recurso bastante interessante que já é usado no Sygic Aura.

Quanto ao modo off-line ele não é tão off-line assim, na verdade ele lembra em muito o método que eu descobrir de usar a versão atual desse modo. Ele irá salvar e lembrar os locais mais visitados quando você estiver conectado via Wi-Fi e salvar no cache. A vantagem dessa novidade é que os mapas ficarão salvos mesmo que você feche o aplicativo e outra coisa que não dá para fazer no método que eu postei é que ele será capaz de recalcular a rota caso você não esteja conectado. A atualização será em breve mas ainda não tem data definida.

Para o Google Maps ficar perfeito só falta mesmo ele ser 100% off-line, mas como na maioria dos casos os usuários do Android possuem internet móvel será um belo upgrade não acham?

Via Gizmodo

5 Comentários

Deixe uma resposta