android 5.0 lollipop

Depois de muitos rumores, o Google oficializou o versão final do Android L: o nome do Android 5.0 será Lollipop, dai veio o L. Passada a versão de testes, o Android 5.0 Lollipop está estreando em três novos dispositivos também anunciados hoje que também confirmaram os rumors: o smartphone da motorola Nexus 6, o tablet Nexus 9 da HTC e o Nexus Play, um aparelho de streaming que vem rodando o sistema Android TV, que faz sua estreia.

Como todos estavamos cansado de saber, o principal recurso do Android Lollipop é justamente seu design, o famoso Material Design que trás melhorias visuais e mudanças na interface do usuário. A plataforma tem novas formas, animações mais fluidas, um design mais limpo com uma paleta de cores mais ousadas, um novo menu de multitarefas e mais funções para interagir com o sistema através de comandos de voz. Muitos dos novos recursos do design material pode ser visto nas recentes atualizações que o Google lançou nos próprios aplicativos, como o Google+, Google Play e o Chrome beta. O objetivo do Material design é unificar a aparência de todos os produtos da Google: tablets, smartphones, media streamer, ou qualquer outra coisa que venha da empresa.

android 5.0 lollipop

Além de uma reformulação visual, Lollipop traz mais de 5.000 novas APIs para os desenvolvedores para facilitar o desenvolvimentos de apps em vários tipos de Android, tudo para ajudar aos equipamentos trabalharem em conjunto. Google diz que coisas como músicas, fotos, aplicativos e pesquisas recentes podem ser perfeitamente sincronizadas em vários dispositivos Android. O Lollipop também inclui uma nova central de notificações para limitar os alertas durante as reuniões e outras vezes que você quer manter o silêncio, um novo modo de economia de bateria que pode ganhar a mais 90 minutos de vida entre as cargas, várias contas de usuário, o modos de usuário convidado e novas maneiras de proteger o seu dispositivo via Bluetooth. O Lollipop também irá incluir uma proteção contra o ato de redefinir o telefone para os padrões de fábrica, que é projetado para tornar mais difícil a vida de quem rouba um smartphone

Vale ressaltar, que tudo isso não são exatamente novidades, a maioria dos recursos já foram implantados pelos fabricantes em suas modificações. Isso mostra que o Google tá atento ao que os fabricantes fazem. Por mais que o Android puro seja mais rápido, muitos fabricantes trazem funções interessantes que fazem falta na linha Nexus, o Google quer mudar isso.

Android 5.0 Lollipop é um grande lançamento para o Google, poi se trata da atualização visual mais significativa para o Android desde o 4.0 Ice Cream Sandwich que foi lançado em 2011. É clara a intenção do Google atrair mais usuários para o Android, ao passo que vários dispositivos começam a se interagir mais entre si, coisa que a Microsoft e Apple (de modo bem limitado) já procuram fazer a muito tempo.

Sem comentários

Deixe uma resposta