Já explicamos aqui sobre as certificações contra água para smartphones. Atualmente são poucos que a possuem, no Brasil temos como referência o Galaxy S7 e o Xperia Z5. Mas qual será que aguenta mais quanto emergidos na água salgada do mar? Teve alguns malucos que fizeram o teste. Assistam abaixo. Mas antes, entendam mais a respeito das certificações no link abaixo, e aproveitem e leiam nosso review do Galaxy S7.

No vídeo, são testados os aparelhos Galaxy S7 (IP68), LG G5 (sem certificação), iPhone 6s (sem certificação), Xperia Z5 (IP68), Moto X Play (sem certificação) e Kyocera Duraforce (IP67).

Se você não estiver a fim de assistir o vídeo, ou não pode no momento. Vejam abaixo um resumo do que foi o resultado do teste.

  • LG G5: não suportou os primeiros 3 metros (aparelho sem certificação IP67)
  • Moto X Play: não suportou os primeiros 3 metros (aparelho sem certificação IP67)
  • IPhone 6s: não suportou os primeiros 3 metros (aparelho sem certificação IP67)
  • Xperia Z5: não suportou os primeiros 3 metros (aparelho com certificação IP68)
  • Kyocera Duraforce: suportou até os 6 metros (aparelho com certificação IP68)
  • Galaxy S7: chegou a ligar nos 9 metros e pifou (aparelho com certificação IP68)

O grande desapontamento fica por conta do Xperia Z5 que mesmo tendo certificação IP68 não conseguiu ficar nem 3 metros de baixo da água. Já o destaque vai para o Galaxy S7 que sobreviveu até os 8 metros, no 9 ele até ligou mas depois pifou.

Um detalhe importante, é que a certificação IP67 é certificada para funcionar emergida em água doce, não salgada. Mas obviamente, os aparelhos deveriam aguentar, pois o problema da água salgada é que depois de um tempo o sal estraga os aparelhos.

2 Comentários

Deixe uma resposta