galaxy s5

Hoje tivemos a confirmação que o Galaxy S5, novo topo de linha da Samsung, será lançado dia 24 de Fevereiro na MWC, conforme dissemos hoje. Mas o que podemos esperar da quinta versão do segundo smartphone mais badalado do mundo? O pessoal do Gizmodo americano, fizeram um apanhado de informações mostando tudo o que devemos esperar do Galaxy S5. Afinal, é ele que ditará os rumos do Android esse ano, como sempre acontece.

Projeto do Galaxy S5

Ao contrário do que aconteceu com as diferenças do Galaxy S3 e Galaxy S4, que foram poucas, as mudanças do Galaxy S5  supostamente serão maiores, deixando ele mais “premium” não só no quesito software, mas também no projeto em si que é sempre vitima de reclamações. De acordo com o Bloomberg, a coreana finalmente vai deixar de lado o flamigerado plástico utilizado nos aparelhos anteriores e dar lugar a um corpo de metal. Além disso, ele vai também seguir a tendência atual de ser unibody, ou seja, não terá bateria removível.

Tela

Galaxy S5

A tela do Galaxy S5 irá finalmente crescer um pouco, ela agora será de 5,2 polegadas, um pouco maior. Além de crescer, ela será mais nitida, isso é certeza afinal ela não lançaria com a mesma tela de um ano atrás. De acordo com @ evleaks, será a primeira tela de smartphone 2K com resolução de 2560 x 1440 pixels. Um outro rumor da mesma fonte, um pouco mais duvidoso, é que o Galaxy S5 ainda teria um modo de visualização em 3D. Todo mundo sabe o quanto isso é inútil em um smartphone, um exemplo são os aparelhos com 3D da LG que nunca emplacaram.

Bateria

Embora todos fiquem sempre falando de hardware, quem aproveita o máximo que um smartphone oferece sabe que um dos principais aspectos hoje em dia, é a bateria. É um campo aonde os smartphone precisam melhorar, e muito, para satisfazer os usuários.  Segundo os rumores ela deve ser de 4.000 mAh, para efeito de comparação a do S4 é de apenas 2600 mAh . Na teoria, 4000 mAh deveria durar mais ou menos uns 2 dias, algo próximo do que faz o RAZR Maxx, ainda não é o ideal, mas é bem mais do que um top de linha aguenta hoje em dia.

Scanner de impressão digital

Como o velho ditado diz: a Apple dita tendências. Eu sei que a Apple não inventou e que o Atrix já tinha isso há alguns anos, mas quem tornou algo útil foi a empresa de Cupertino. Segundo alguns relatórios de sites confiáveis, como o SamMobile, o Galaxy S5 terá um scanner de impressão digital semelhante ao do iPhone 5S. Seria no botão “home” e será capaz de reconhecer até 8 dedos – ou patas – diferentes. Aparentemente, ele será mais útil se o usuário seja capaz de atribuir diferentes tarefas ou aplicativos ao pressioná-lo. Porém é apenas um boato, pois outros rumores contraditórios dizem que o S5 será o primeiro smartphone da empresa sem botões físicos, somente os virtuais.

Câmera

Embora a Samsung tenha evoluído bastante no quesito câmera, os usuários ainda preferem Nokia, Sony ou até mesmo os iPhones. Então é bem vinda uma melhora na qualidade das fotografias, que pouco mudou na passagem do S3 para o S4. Ao que tudo indica, o sensor será de 16 MP. Mas como sempre digo, megapixels realmente não importa tanto quanto a velocidade do obturador ou principalmente como a câmera se dá com a luz externa. Características que a Nokia reina absoluta e provavelmente continuará muito tempo.

Chipset

Existem muitos rumores envolvendo qual o SOC que a Samsung irá utilizar, ou se irá utilizar apenas 1 ou 2 como de costume, o que temos são apenas chutes. Aparentemente, o telefone terá um processador Exynos de 64 bits ou um chip de Snapdragon 800, ou a hipótese mais aceitável: tenha uma versão de cada. Snapdragon .

O S4 foi alimentado por um chip Snapdragon 600, sendo assim, seria bem lógico a Samsung seguir a cadeia evolutiva e colocar um Snapdragon 800 nele. Além disso, é ele que equipa os Androids mais potentes atualmente como o Xperia Z1 e o  LG G2 . Se espera também que o S5 tenha 3GB de RAM, a mesma quantidade que equipa o Galaxy Note 3.

Software

Por último, podemos esperar que ele venha rodando o Android 4.4.2 Kitkat, afinal tanto o S4 como o Note 3 já estão sendo atualizados para essa versão do Android. Um rumor bem vindo é que talvez a Samsung tire um pouco da personalização que ela usa no Android, por outro lado há quem diga que ela vai personalizar ainda mais, sendo um TouchWizz próximo da interface usada nos novos tablets da empresa, com abuso de widgets no estilo “tiles” do Windows.

Disponibilidade

galaxy s5

De acordo com uma recente entrevista ao Bloomberg , a Samsung diz que o telefone será lançado em Abril. Isso seria coerente com os hábitos do passado da Samsung com a linha Galaxy, que são sempre lançados entre os meses de Março e Abril.

No entanto, há uma possibilidade muito forte que o S5 chegue antes disso. Já que o evento Unpacked da Samsung foi adiantando para dentro da MWC, o que não acontece normalmente. Um relatório mais recente postado pelo GSMArena diz que o Galaxy S5 chega nas lojas em apenas 3 semanas.

3 Comentários

Deixe uma resposta