Galaxy S II lite vs Galaxy S II: saiba porque escolhi o S II lite.

galaxy_s_advance_SC_large_second

A TIM em parceria com Samsung anunciou semana passada a chegada do Samsung Galaxy S II lite, conhecido como Galaxy S Advanced no resto do mundo. Obviamente a operadora aproveitou o hype em torno do Galaxy S II mudando o nome do Advanced. Isso vai confundir a cabeça dos usuários com certeza, claro que alguns vendedores “irão ajudar” nesse processo. Como estava para trocar de celular, logo que vi o release pesquisei bastante e conclui que ele seria a melhor compra: um S II com restrições orçamentárias. Para comprar foi uma briga, como disse anteriormente, os próprios vendedores vão confundir o usuário. Na primeira loja da TIM que fui (oficial) quando perguntei do aparelho, a vendedora saiu e voltou adivinha com quem? o S II. Ela ainda teimou comigo que era a mesma coisa! não foi falta de conhecimento, pois ela sabia do lançamento do S II lite, ou seja, muitos usuários vão cair nessa. Mas quem realmente é melhor e qual vale a penas comprar entre Galaxy S II lite vs Galaxy S II?

galaxy_SII_lite_vs_Galaxy_SII

Mas vamos lá: o que me levou a essa aquisição? o custo x beneficio sem dúvidas. Embora ele seja inferior ao Galaxy S II, entre o Galaxy S II lite vs Galaxy S II, o S II lite é o melhor dual core de 1GHz no Brasil. Entre os tops (Androids) ele só perde para o S II e o RAZR. É melhor que o já cansado Optimus 2X e Milestone 3 (mais RAM e melhor tela) e pau a pau com o Atrix e o Optimus 3D. Mas a questão não é essa. Ao lançar esse aparelho e com o iminente lançamento do Galaxy S 3, a Samsung vai segurar o preço do Galaxy S II. Fontes me disseram que depois de um tempo o Galaxy S II lite irá estacionar em 800 Reais e o S II em 1100. Isso irá acontecer alguns meses após o lançamento do Galaxy S 3 no Brasil, ou seja, no total serão creio eu cerca de 5~6 meses. Então quem tá pensando em comprar um Galaxy S II agora (1300 ~ 1400) acompanhe uma comparação entre os dois modelos e entendam porque escolhi o S II lite.

Antes de tudo, dá uma olhada na comparação de todas as especificações desses entre Galaxy S II lite vs Galaxy S II

Leia também

Design

Antes de tudo, devo dizer que acho o S II lite uma evolução do Galaxy S, não concordo com o nome usado pela TIM  “S II lite”. O nome original é o mais correto.

As medidas:

Samsung Galaxy S II lite – 123.2 x 63 x 9.7mm, 120g
Samsung Galaxy S II – 125.3 x 66.1 x 8.5mm, 116g

[related_posts]O Galaxy S II Lite segue praticamente o mesmo formato e design do Galaxy S (122.4 x 64.2 x 9.9 mm). Embora não seja algo inovador, ele segue o padrão de todos os modelos atuais.

Leia a ficha técnica com todas as especificações do Galaxy S II lite

O Galaxy S II é fisicamente maior e mais imponente que o S II lite, além de ser mais fino e mais leve. Este é, em parte, devido ao uso de plástico leve, mas não se iluda pensando que o Galaxy S2 é frágil. Principalmente a tampa traseira é extremamente resistente e maleável, você pode ver uma amostra no vídeo review que fizemos dele.

Visualmente o Galaxy S II é mais agradável. Porém se você gosta de aparelhos menores – conheço muita gente que não gosta do S II graças ao seu tamanho – o S II lite também é muito bonito e não tão grande como o S II.

Vencedor – Samsung Galaxy S2

Tela

Ambos os telefones usam a tecnologia Super AMOLED da Samsung, mas o Galaxy S2 é um pouco mais acima na cadeia na qualidade de visualização, pois tem tecnologia AMOLED Super Plus. O Galaxy S II usa uma tela de 4 polegadas multi-touch capacitiva com uma resolução de 800×480 pixels, dando uma densidade de pixels de 233 pixels por polegada (ppi). Porém ela tem um porém: ela usa o famoso esquema PenTile em sua tela que também foi criticado no Motorola Atrix. Em uma tela de LCD ou de AMOLED normalmente cada pixel é formado por três subpixels, esse arranjo é chamado RGB (vermelho, verde e azul), porém para prolongar a vida útil das telas de AMOLED os fabricantes usam a grade PenTile que ao invés de ter um layout RGB, você tem uma matriz de pixels RRB e GGB. Como resultado, você diminui o número de subpixels azuis e isso prolonga a vida útil da tela, já que os fósforos azuis são mais propensos a perder intensidade ao longo do tempo que o vermelho ou o verde. No caso do AMOLED isso não tem um impacto tão grande quanto em um LCD comum. Mas olhando bem de perto na tela é possível enxergar os pixels dos  ícones.

Leia também | Review do Motorola Atrix

Sendo o maior dos dois aparelhos, o Galaxy S2 também tem uma tela maior de 4,3 polegadas, mas tem a mesma resolução e consequentemente uma densidade de pixels ligeiramente menor, de 217ppi. Mas o Super AMOLED Plus coménsa isso com seu brilho enorme. Além disso ela exibi pixels completos, com todas as cores pois não usa o esquema PenTile.

Ambos os dispositivos também usam o Gorilla Glass. (Embora isso ainda seja uma incógnita no Brasil em todos os Galaxys)

Vencedor – Samsung Galaxy S2. Ressalva: embora inferior, o S II Lite tem uma coisa melhor que é a sua tela encurvada igual ao Galaxy X.

samsung-galaxy-s-advanced-600x248

Armazenamento

No Brasil só existe uma opção de armazenamento do Galaxy S II lite que é de 4GB. No entanto todos os sites gringos dizem que o Galaxy S advanced possui 8 ou 16GB. Será que a Samsung Brasil capou o aparelho? de RAM ele tem 768MB que garante mais velocidade que o Galaxy S original que tinha 512 MB.

No Brasil só existe o Galaxy S II de 16GB e de RAM ele tem 1GB. O que garante mais rapidez no aparelho.

Claro que o Galaxy S2 ganha aqui, oferecendo espaço de armazenamento maior e também mais RAM.

Vencedor – Samsung Galaxy S2

Processador 

Partindo desse principio, a principal atualização do Galaxy S II lite em relação ao Galaxy S original é o processador. Saiu o processador ARM Cortex-A8 de 1 GHz de apenas um único núcleo para um Cortex-A9 de mesma frequência porém dual-core. Outra mudança foi a memória RAM que passou de 512MB para 768MB no Galaxy S II lite. Ele usa o chipset Thor U8500 que inclui uma GPU Mali-400MP que o torna bem superior ao Galaxy S original e semelhante ao Galaxy S II que possui a mesma GPU.

O Galaxy S2 também usa um ARM Cortex-A9 dual core, porém com clock de 1.2GHz e usa o chipset da Samsung Exynos, que possui a mesma GPU Mali-400MP GPU. O chipset Exynos é considerado melhor que toda a concorrência.

Leia também: review do Samsung Galaxy S II

Como podem reparar, o salto em processamento em relação ao Galaxy S foi enorme, tornando o S II lite mais próximo do S II do que do S. Ele é nitidamente mais rápido que o primeiro e com bem mais poder gráfico graças a sua excelente GPU.

Vencedor – Samsung Galaxy S2.

Sistema Operacional 

Atualmente ambos os telefones estão rodando o Android 2.3 Gingerbread, o SII lite está na versão 2.3.6 e não sei em qual está o S II.

Porém o Galaxy S2 irá receber nos próximos meses uma atualização para o Android 4 ice Cream Sandwich e já o Galaxy S II lite não tem previsão, isso não significa que não terá, mas em minha opinião a Samsung não tem plano para isso. Explico: obviamente vocês irão perceber que ambos são bem próximos e a Samsung não vai querer se auto canabalizar atualizando o smartphone inferior. Embora não haja confirmação, alguns estão dizendo que ele receberá aquela atualização que traz o launcher do ICS para o Galaxy W e também o S.

Leia também | Como dar acesso root ao Galaxy S II lite

Vencedor – Samsung Galaxy S2. Mas com uma ressalva: Eu não ligo muito para essa politica de atualização – leia aqui o porque - e caso eu queira o ICS facilmente é conseguido através de customs Roms.

Câmera 

Aqui praticamente não houve avanço do SII lite em relação ao S original. Continua a mesma câmera primária de 5 megapixels com resolução de 2592 x 1944 pixels e captura de vídeo HD 720p, com flash LED, geo-tagging, foco automático por toque e detecção de face e sorriso. Há evolução foi na câmera secundária que passou de VGA no original para a resolução de 1.3 megapixel no S II lite.

O Galaxy S2 traz uma câmera primária de 8 megapixels com fotos de 3264×2448 pixels, captura de vídeo em 1080p e câmera secundária de 2-megapixel. Todas as funções que o S II lite ele também tem.

Vencedor – Samsung Galaxy S2: Ressalva: Qtd de pixels não faz diferença. Nos meus testes a qualidade das fotos foram o mesmo.

Considerações Finais 

Na briga entre o Galaxy S II lite vs Galaxy S II, O Galaxy S II é melhor que o S II lite em absolutamente tudo. Então você deve estar se perguntando: André, porque você preferiu o Galaxy S II lite?

Como disse anteriormente, o S II lite é uma evolução do Galaxy S – que já era um excelente aparelho – que estava custando praticamente esse preço 2 meses atrás. Sendo assim, ele teve um upgrade enorme em relação ao anterior e embora seja inferior em tudo ao Galaxy S2, as diferenças entre ele o S II não são tão significativas a ponto de prejudicar o desempenho no uso diário. Esse é o ponto. Deixei o consumismo de lado e cheguei a conclusão: o Galaxy S II lite faz exatamente TUDO o que o S II faz sem perder significativamente em perfomance. Por isso aconselho a compra dele em comparação ao S II.

Agora também bateu o consumismo em mim e pensei por um momento: o Galaxy S II é o top de linha atualmente, não é melhor gastar uns 400 reais a mais para ter o top de linha? não, afinal o Galaxy S III será lançado muito em breve. O S II não será mais o top.

Sério, escolher entre um mid-end e outro mid-end, fiquei com o Galaxy S II lite, e claro, com 500 reais a mais no meu bolso :D. Em breve o review do modelo aqui no blog.

Últimos comentários
  1. Theo K. Silva abr 27, 2012
    • André Luiz abr 27, 2012
      • Theo K. Silva abr 27, 2012
  2. Everton abr 27, 2012
    • André Luiz abr 27, 2012
  3. Rogério abr 27, 2012
    • WOl mai 6, 2012
  4. lord abr 27, 2012
  5. jairo abr 27, 2012
  6. __________ abr 27, 2012
  7. Mamado abr 28, 2012
    • WOl mai 6, 2012
  8. Junior abr 28, 2012
  9. ViniciusVRM abr 29, 2012
  10. Daniel-AL abr 30, 2012
  11. Pedro abr 30, 2012
    • André Luiz mai 1, 2012
      • pedro mai 1, 2012
  12. @gabriella_lr mai 1, 2012
    • André Luiz mai 1, 2012
    • André Luiz mai 1, 2012
      • @gabriella_lr mai 1, 2012
        • @gabriella_lr mai 1, 2012
          • @gabriella_lr mai 2, 2012
          • André Luiz mai 9, 2012
  13. jah mai 1, 2012
    • André Luiz mai 1, 2012
  14. Everton mai 1, 2012
  15. erick mai 2, 2012
    • André Luiz mai 2, 2012
  16. Marcelo Pinheiro mai 2, 2012
  17. MARCOS mai 2, 2012
    • André Luiz mai 9, 2012
  18. Aline mai 2, 2012
    • André Luiz mai 9, 2012
  19. Daniel-AL mai 3, 2012
  20. Daniel-AL mai 3, 2012
  21. Marcelo Pinheiro mai 3, 2012
    • André Luiz mai 3, 2012
      • Marcelo Pinheiro mai 3, 2012
  22. Victor Hugo mai 5, 2012
    • GRZ mai 5, 2012
  23. Daniel-AL mai 6, 2012
    • WOl mai 6, 2012
      • GRZ mai 6, 2012
  24. WOl mai 6, 2012
    • André Luiz mai 7, 2012
  25. Carlos mai 7, 2012
  26. Juliano Araújo mai 8, 2012
    • WOl mai 8, 2012
    • Marcelo Pinheiro mai 9, 2012
  27. GRZ mai 8, 2012
    • WOl mai 8, 2012
      • GRZ mai 8, 2012
        • WOl mai 8, 2012
    • André Luiz mai 9, 2012
      • WOl mai 9, 2012
        • GRZ mai 9, 2012
          • WOl mai 10, 2012
          • WOl mai 10, 2012
  28. Juliano mai 9, 2012
    • André Luiz mai 9, 2012
  29. Vanessa mai 10, 2012
  30. Victor mai 10, 2012
  31. vilma mai 10, 2012
  32. GRZ mai 11, 2012
  33. WOl mai 12, 2012
    • GRZ mai 12, 2012
      • WOl mai 12, 2012
  34. Gilmar mai 13, 2012
    • Renan mai 13, 2012
      • WOl mai 13, 2012
      • Gilmar mai 14, 2012
        • GRZ mai 14, 2012
        • WOl mai 15, 2012
  35. WOl mai 15, 2012
  36. Sandro mai 22, 2012
  37. Rafael mai 29, 2012
  38. mantruzo mai 30, 2012
    • André Luiz mai 30, 2012
      • mantruzo mai 30, 2012
  39. Marcelo mai 30, 2012
  40. pedro jun 19, 2012
  41. Atila jun 25, 2012
    • André Luiz jun 29, 2012
  42. Frederico jun 27, 2012
    • André Luiz jun 29, 2012
  43. Pedro Neto jun 29, 2012
    • André Luiz jun 29, 2012
      • totesilva jul 2, 2012
        • raphael jul 2, 2012
          • totesilva jul 3, 2012
  44. Rodrigo jun 30, 2012
  45. marcelo jul 31, 2012
  46. Flávia mai 4, 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Real Time Web 

Analytics