A Samsung hoje realizou o famoso evento unpacked 2016 dentro da Vila Olímpica no Rio de Janeiro. A estrela da noite foi o Galaxy Note 7, agora o melhor smartphone da atualidade que chega custando R$ 4.299 e chega em pré venda em Agosto. Dentre as novidades, ele traz uma caneta S Pen mais poderosa, ajustes na interface, alguns recursos que estavam faltando no Note 5, certificação IP68 e o aguardado leitor de íris.Estávamos lá e aqui você vai o que achamos dele.

Galaxy Note 7 – Novidades

Não, a Samsung não errou as contas. Ela de propósito pulou o Galaxy Note e foi direto para o Note 7 para padronizar suas linhas, já que a linha S também está em sua sétima versão. Inclusive leiam nosso review do Galaxy S7, o melhor smartphone da atualidade até então.

 

Galaxy Note 7: O quer há de novo?

O Galaxy Note 7 é o primeiro smartphone da coreana a vir com a conexão USB Type C e também com leitor se íris.  Alem disso, assim como o Galaxy S7, ele tem certificação IP68 contra água e poeira. Mas esse gigante vai bem além disso. Para fechar temos ainda o leitor de íris, um dos recursos mais aguardados do ano. Abaixo iremos detalhar as novidades.

Review Galaxy Note 7 – Design

Para quem gostou do Galaxy S7 Edge, o Galaxy Note 7 segue a mesma linha de design, principalmente pelo fato de usar vidro na frente e na traseira.

Galaxy Note 7 frente
Frente é inteira de vidro. Virá nas cores prata e dourada e, posteriormente, azul escuro.

O grande destaque, o que mais gostei, foi o seu tamanho. Eu assumidamente não gosto de smartphones grandes pela ergonomia limitada. Mesmo com 5,7 polegadas o smartphone cabe nas mãos e é relativamente usável com apenas uma mão, basta um pouco de malabarismo.

Galaxy Note 7 espessura
Ele é muito fino assim como a família S.

É difícil notar diferenças entre os Note 7 e o S7 Edge, somente quem conhece bem ambos vai notar. A mais perceptível, olhando de frente, é que as bordas do Note 7 são ligeiramentes mais anguladas que o S7. Diminuído um pouco o famoso visual “saboneteira” da linha S.

No geral ele é muito lindo, fino e agradável de se pegar. Ele vira nas cores dourada, prata e preta. A prata e a dourada são excessivamente brilhosas e dá um efeito cheguei. Já a preta é mais discreta.

Como aguardado, ele agora também tem certificação IP68 o que garante proteção contra agua e poeira. Ele e a caneta podem ser emergidos até 1,5m na água.

Galaxy Note 7 – Caneta Stylus

O principal atrativo da linha Note, sua caneta multi uso, ganhou melhorias. Agora ela conta com uma ponta de apenas 0,7 mm. Na prática, ela tem a espessura de uma lapiseira de 07. O que irá facilitar e detalhar muito aqueles que desenham, deixando o bem próximo de uma mesa digitalizadora profissional. Além disso, assim como o resto do aparelho ela é a prova d’água e poeira.

Temos aqui os mesmos truques anteriores da linha Note – como fazer capturas de tela, escrever anotações – além de algumas novidades. O Samsung Notes reúne diversos tipos de anotações em uma só página – você pode misturar foto, escrita à mão, desenhos e outros. O Magnify amplia partes da interface aproximando a caneta da tela, como na foto acima.

O Glance permite guardar um app aberto em um canto da interface para expandi-lo ao aproximar a S Pen. Na foto abaixo, o navegador web está em modo Glance por cima do Google Now:

samsung galaxy note 7 hands-on (13)

Há um tradutor no qual você aproxima a caneta da palavra para vê-la convertida ao idioma desejado. Pelo que testei, isso não parece tão prático porque funciona só palavra por palavra.

samsung galaxy note 7 hands-on (6)

E é possível extrair GIFs a partir de vídeos no celular usando a S Pen. Você vai em Captura de tela, Animação, Gravar e pode escolher a qualidade de imagem e a área do vídeo.

Outra funcionalidade bacana é que agora o botão ganhou uma nova função. Basta apertar que ele se converte em um apagador, com o qual se pode eliminar as notas eventualmente criadas, sem precisar ativar esta função na tela. Ah, ela também é a proba dágua, obviamente.

Galaxy S7 e suas especificações técnicas

Aqui ele não surpreendeu. Todos esperavam uma atualização de hardware frente ao S7, mas não aconteceu. Embora isso não seja tão relevante já que o Galaxy S7 tem o que há de melhor.

No Brasil, ele vem com um processador octa-core Exynos 8890 com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido até 256 GB via cartão microSD. Infelizmente, a memória interna não poderá ser integrada a externa, já que não há um controlador que combine as diferentes velocidades de cada uma.

A bateria ficou maior – 3500 mAh – e tem suporte a carregador wireless, e a uma capa carregadora. Ela agora usa uma porta USB Type-C, mas cada aparelho será vendido com um adaptador para microUSB. Ah, a Samsung fez questão de lembrar que ele ainda possui uma entrada para fones de ouvido, uma bela cutucada na Lenovo e seu Moto Z.

Galaxy Note 7 e sua magnífica tela

Aqui o outro ponto alto do Galaxy Note 7. Ela é, como tradicionalmente acontece de Super AMOLED e possui a resolução WQHD (2566 x 1440), além da tecnologia Dual Edge. Só existe a ver são Edge, não há versão normal.

tela Galaxy Note 7
Bordas curvas do Galaxy Note 7. Tela é de 5,7 polegadas.

Não há dúvida sobre as qualidades das tas da Samsung, de fato são as melhores. A principal novidade é que ela já está pronta para reproduzir vídeos e games em HDR que, teoricamente tem mais brilho e cores mais realistas. Ele tem um processador de imagem proprietário usado em TVs, ele que produz as imagens em HDR.

Galaxy Note 7 – Câmera

Assim como aconteceu na tela, ele trás também a mesma câmera do Galaxy S7 Edge. A câmera principal tem resolução de 12 megapixels e sensor de imagem com 1/2.5 polegadas.Os pixels têm um tamanho de 1,4 micros e é sensível a luz do sol. Esta combinação com a abertura de f/1.7 e a tecnologia Dual Pixel captura imagens nítidas, com ótimos contrastes. A câmera frontal tem resolução de 5 megapixels e também abertura de  f/1.7.

Câmera Galaxy Note 7
Galaxy Note 7 tem mesma câmera do Galaxy S7, resumindo: É a melhor do mercado também.

O Note 7 também apresenta pequenas melhoras no aplicativo da câmera, dirigidas principalmente ao manuseio com uma só mão. Trocar rapidamente da câmera traseira para a frontal, acessar o menu de ajustes e de filtros agora é possível graças a um rápido toque lateral.

Aguardem nosso review final sobre o Note 7, quando traremos informações completas sobre a performance da câmera.

Galaxy Note 7 – Leitor de íris

A grande novidade é sem dúvidas o leitor biométrico. Embora não tenha dado para testar a fundo o recurso durante o evento, na teoria parece algo bem bacana e futurista. O sensor se encontra na parte superior da tela, junto ao alto-falante de conversação e o sensor infravermelho.

Para que as características biométricas da íris sejam visíveis, elas têm de ser iluminadas pela luz do infravermelho, que é a única que pode identificar as particularidades de cada íris. Depois, a câmera grava a íris iluminada e a compara com o padrão que foi registrado da primeira vez.

wp-image-1117024394jpg.jpg

A diferença da íris para as impressões digitais é que a primeira tem características únicas, que mudam apenas durante certas etapas da vida. Nossos dedos são mais “imprecisos”, já que feridas ou queimaduras podem mudar essas particularidades, o que comprometeria a segurança em sensores biométricos.

A integração do scanner de íris transforma o Note 7 em um phablet seguro, o que o torna especialmente indicado para empresas que gerenciam dados mais sensíveis. Para um usuário médio, este recurso não é de grande utilidade, pelo menos em um primeiro momento.

A Samsung já disse que está desenvolvendo soluções juntos a bancos, a fim de utilizar a nova característica.

Galaxy Note 7 – Preço e disponibilidade

Obviamente o preço é bem salgado: R$ 4.299 no lançamento. Durante a pré-venda, que começa em 22 de agosto, esse será o valor de um kit com o Note 7, o Gear VR de realidade virtual, mais o fone de ouvido sem fio Gear IconX; e a partir da primeira quinzena de setembro, esse será o valor apenas do smartphone. Ele virá nas cores preto, prata e dourado no Brasil, mais a azul coral “globalmente”. Dentro dos padrões atuais, o preço de lançamento tá valendo a pena, principalmente pelos acessórios que o acompanham. Além disso, vale lembrar que ele chega no mesmo preço do Galaxy S7 Edge, ou seja, é mais por menos.

Caro, sim, é muito caro. Para um público de nicho que a Samsung sabe que tem, provavelmente será um sucesso de vendas. Quem ai de vocês vai comprar o Galaxy Note 7?

Sem comentários

Deixe uma resposta