Fujifilm lança câmera X-T1, lentes premium e resistente ao clima

Fujifilm lança câmera X-T1, lentes premium e resistente ao clima

A Fujifilm lançou ontem oficialmente, sua nova câmera profissional da série X, a X-T1. Com lentes intercambiáveis premium, os recursos do equipamento evoluíram consideravelmente nessa nova integrante da família X. Entre os diferenciais podem-se destacar, por exemplo, os seletores mecânicos, resistência ao clima (quando acoplada com lentes da Série X resistentes ao clima) e o novo visor eletrônico, que também funciona praticamente como um visor ótico, graças à velocidade de exibição ultrarrápida. Além disso, conta com os benefícios de uma câmera Série X, como o formato compacto, a excelente mobilidade, acesso wi-fi e o desempenho de alta velocidade. 

Entre os principais hilights da X-T1 estão: 

1- Revolução do Real Time Viewfinder

Combinando uma visão grande-angular única com a maior ampliação do mundo (0,77x) para câmeras digitais (*1). A velocidade de exibição do visor se destaca com um tempo de retardo de apenas 0,005 segundo (*2) – um décimo da velocidade das câmeras digitais convencionais (*3).               

x-t1

2- Perfeito alinhamento do visor com o eixo ótico da lente

O visor eletrônico OLED de resolução 2,36 M cria uma visão rica em detalhes. Há quatro modos de exibição: 1- “FULL” tem a vantagem de seu alto grau de ampliação do visor da X-T1 para dar uma imagem sem igual, incluindo configurações de disparo. 2- “NORMAL” oferece uma visão nítida. 3- “DUAL” foi especialmente desenvolvido para foco manual, com prático modo de exibição, onde a visão normal e a área de foco manual podem ser verificados simultaneamente. 4- “RETRATO”, nos modos “NORMAL” e “FULL”, a interface rotaciona automaticamente quando a câmera for suspensa na posição vertical. 

3- Maior velocidade de AF no mundo

Processador EXR II e sensor X-Trans™ CMOS II (*4).  Esse novo sensor X-Trans II possui AF com detector de fase combinado para que a resposta de apenas 0,08 segundo seja alcançada(*5), e o processador EXR II permite uma inicialização super-rápida de 0,5 segundo (*6), retardo de 0,05 segundo para o segundo disparo e 0,5 segundo de intervalo entre disparos (*7). Também permite a captura de até 8 quadros por segundo (*8) com Rastreamento AF, além de ser o primeiro modelo(*2) compatível com o formato de cartões de memória SDXC UHS-II, de forma que a memorização de dados em modo contínuo é quase o dobro em relação aos cartões convencionais(*9). 

4- Design robusto, resistente ao clima

A X-T1 conta com mais de 80 pontos de vedação contra intempéries, o corpo da câmera resiste à ação da poeira e da água, oferecendo proteção total contra impurezas e umidade. Com resistência a congelamentos de até -10ºC permite fotografias em quase qualquer campo sem se preocupar com o clima ou estação do ano, e o visor em LCD com vidro temperado oferece proteção adicional em locais abertos. 

x-t1-2

Empunhadura Vertical com Bateria (VG-XT1), opcional, também possui estrutura reforçada, de forma que, quando acoplada a X-T1, esteja completamente protegida das intempéries. 

OBS: lentes mais recomendadas: A Fujifilm está lançando três lentes resistentes ao clima para complementar a câmera X-T1, disponíveis em 2014. As três lentes são XF18-135mm F3.5-5.6 R OIS WR, XF16-55mm F2.8 R OIS WR e a XF50-140mmF2.8 R OIS WR. 

5- Manuseio tradicional, resposta moderna

A câmera conta com cinco seletores mecânicos no topo, dois seletores de comandos na parte dianteira e traseira e seis botões de Função totalmente customizáveis. É possível controlar a velocidade do obturador, compensação de exposição, sensibilidade ISO, medição e modo de avanço num toque e sem tirar os olhos do visor, isso porque cada seletor é projetado com um clique reconhecível e texturas diferentes. 

6- Avançado Sensor X-Trans II e Processador EXR II

A nova X-T1 apresenta o mesmo sensor X-Trans CMOS II da consagrada X-E2 que controla os efeitos moiré e cores falsas usando uma matriz de filtro de cor original com um arranjo de pixels altamente aleatório. Isso elimina a necessidade de um Filtro Ótico de Passa Baixa (OLPF) que degrada a resolução. O processador EXR II corrige até a mais ligeira falta de foco das extremidades da lente, bem como o borrão de difração causado ao estreitar a objetiva. 

Fujifilm Brasil contribui para a nova X-T1, que poderá ser vista durante o primeiro workshop da Magnum Photos no Brasil 

O lançamento mundial chega ao país em Abril. O Brasil foi um dos escolhidos para atestar a qualidade superior da nova câmera antes mesmo de seu lançamento. A qualidade do material fotográfico entregue no projeto X-Photographer Brasil 2013 rendeu à equipe local a oportunidade de gerar imagens com o equipamento que hoje fazem parte do material de lançamento. A modelo brasileira Rachel Vieira foi fotografada por Namour Filho para fotos de efeitos bokeh e simulação de filme, dos consagrados filmes Fujifilm. “Esta integração entre as filiais de todo mundo mostram uma Fujifilm cada vez mais próxima dos profissionais, e o projeto X-Photographers é a maior ferramenta de captação e desenvolvimento, para a fotografia e tecnologia”, afirma Leonardo Botelho, Gerente de Produtos da Fujifilm Brasil. 

A apresentação da X-T1 para o público brasileiro será feita no workshop da agência Magnum Photos, que pela primeira vez visita oficialmente o Brasil graças à parceria com FUJIFILM Série X. Será no dia 17 de fevereiro, durante a 5ª MOSTRA SP DE FOTOGRAFIA num workshop com os consagrados fotógrafos Magnum, Abbas e Moises Saman. 

Principais recursos da Fujifilm X-T1 

Visor eletrônico mais avançado

1.       Visor OLED 2,36 MP de alta resolução

2.       Visor com a maior relação de ampliação para câmeras digitais, de 0,77x (*1).

3.       Visão grande angular (38º diagonal e 31º horizontal)                              

4.       Visor ultrarrápido Real Time Viewfinder, com retardo de 0,005s (*2) (menos que 1/10 dos modelos atuais (*3).

5.       Quatro modos diferentes de exibição: Full, Normal, Dual e Vertical. 

Respostas ultrarrápidas, incluindo a velocidade AF mais rápida do mundo

1.       O AF mais rápido do mundo, de 0,08s (*5), é obtido por detecção de fase por área de imagem, uma tecnologia da Fujifilm. A inicialização 0,5 segundo (*6), retardo do obturador de 0,05 segundo e intervalo de disparos de 0,5 segundo (*6) são possíveis através do mecanismo do Processador EXR II – mais que o dobro de velocidade que o processador anterior.

2.       AF com detecção de fase e previsão de movimento para disparos contínuos de até 8 quadros por segundo (*8).

3.       Primeiro sistema do mundo com compatibilidade com os cartões de memória Ultra High Speed UHS-II. 

Estrutura resistente ao clima

1.       Corpo resistente à poeira e à água com aproximadamente 80 pontos de vedação à prova de intempéries. Resistência ao congelamento de até -10ºC.           

2.       Empunhadura Vertical com Bateria (VG-XT1) e as novas três lentes oferecem resistência similar para proteger todo o sistema. 

Alta resolução, baixo nível de ruído e exclusiva reprodução de cores

1.       Sensor APS-C X-Trans™ CMOS II (*4) de 16.3 MP, com matriz de cores original feito para controlar moiré e cores falsas, sem a necessidade de filtro ótico de passa baixo.

2.       Resolução e nível de ruído comparáveis aos modelos com sensores “full frame”.

3.       Tecnologia proprietária de design de imagens para reprodução fiel de cores.

4.       Sensibilidade ISO até 51.200 (*10).

·         A tecnologia do Otimizador de Modulação da Lente maximiza a performance de cada lente. 

Qualidade de projeto e operação intuitiva

1.       O corpo de magnésio fundido oferece um design robusto e durável, mas ao mesmo tempo compacto e leve.

2.       Seletores de alumínio duplos, altamente precisos para ajuste de velocidade do obturador, configuração ISO, compensação da exposição, modos medição e operação, com configurações selecionáveis.        

3.       Corpo e empunhadura projetados para o equilíbrio correto ao acoplar lentes telefoto e de diâmetros maiores.                    

4.       Duplos seletores de comandos e seus botões de Função para controle instantâneo e customização.          

5.       Monitor LCD em vidro temperado com resolução de 1,04 milhões de pixels. 

Acessórios refinados para disparo

1.       A Empunhadura Vertical com Bateria (VG-XT1) é integrada completamente com o corpo, tanto na posição vertical quanto na posição normal, oferecendo resistência contra o clima. A Empunhadura inclui botão de obturador, seletores duplos de comando, botões AE-L e AF-L, botão Assistente de Foco e Mecanismo Alavanca de Bloqueio na mesma direção do corpo.

2.       Um flash EF-X8 (Número de Guia 11) (*11) está incluso na câmera e apresenta um corpo compacto projetado para combinar com a X-T1 e com a performance do flash Fujifilm Super Inteligente.

3.       A Empunhadura de Metal (MHG-XT) proporciona maior conforto para disparos mais longos. A bateria e o cartão podem ser removidos mesmo com a empunhadura encaixada ao tripé. Também funciona como uma placa liberação rápida no tripé. 

Funções Wireless aprimoradas

1.       O aplicativo “FUJIFILM Camera Remote” e a função “Wireless Communication” permite ao usuário o registro remoto de imagens a partir de smartphones e tablets.

2.       As funções wireless via “FUJIFILM Camera Remote” incluem o sistema AF por Toque, Disparo de retratos e filmes, ajuste de Velocidade do Obturador, Abertura, Compensação de Exposição, Sensibilidade ISO, modos de Simulação de Filme, Balanço de Branco, Macro, Temporizador e Flash.

3.       Transferência instantânea e identificação de localização das imagens via smartphone e tablet (*12).              

4.       A transferência por Wi-Fi®(*13) também permite o backup dos dados da câmera para um computador(*14) com conexão sem fio. 

Registros com intervalo de disparo

1.       Intervalos de disparo para fotos com Retardo podem ser ajustados com intervalos entre 1 segundo e 24 horas, e até 999 quadros.

Mas nem tudo são flores, ela custa caro. Ela será disponibilizada nas lojas especializadas e no site da Fuji em abril com os preços definidos em R$ 5.299,00 (só o corpo) e R$ 6.499,00 para a versão com lente XF18-55mm F2.8-4 R LM OIS.

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0
Google Analytics Alternative