Fim de uma era: Samsung passa Nokia como maior fabricante de celulares do mundo

Avatar de André Luiz
03/05/2012 às 10:20 | Atualizado há 12 anos
smartphones
Outros destaques

Depois de muito tempo, para ser mais exato 1998, a Nokia perde o post de maior fabricante de celulares do mundo. Se alguém falasse isso há alguns anos atrás seria inacreditável, mas depois de vários fracassos e falta de inovação a Nokia perdeu o posto de maior fabricante de celulares para a coreana Samsung, que está em franca ascensão. A empresa em apenas 2 anos passou a Apple e a Nokia antes de assumir o primeiro lugar. Vale lembrar que a Samsung já havia assumido o post de maior fabricante de smartphones ao ultrapassar a Apple, agora ela consolidou a liderança em ambos os mercados. Os dados foram divulgados pelo IDC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

smartphones

Começando pelos smartphones, a empresa distribui aos fornecedores 42,2 milhões de smartphones no mundo inteiro, já a Apple vendeu “apenas” 35,1 milhões de smartphones no mesmo período.

As duas líderes, Samsung e Apple, registraram crescimento em suas vendas já a Nokia, RIM e HTC. Para se ter uma ideia do tamanho da queda da Nokia, no mesmo período de 2011 – que já havia sofrido uma queda em relação em 2010 – ela vendeu 24,4 milhões já esse ano ela vendeu apenas 11,9 milhões de smartphones, menos da metade. A participação da RIM caiu de 13,6% para 6,7% e a HTC caiu de 8,9% para 4,8%.

Falando agora de celulares, a Samsung alcançou o alvo de 23,5% do marketshare vendendo 3,8 milhões de aparelhos, a Nokia vendeu vendeu 82,7 milhões de dispositivos, ficando com 20,8% do marketshare. A Apple, por sua vez, apresentou uma evolução de 4,6% para 8,8% e assumiu a terceira posição no ranking global, ultrapassando a sul-coreana LG, que recuou de 6,1% de participação para os atuais 3,4%.

Outra empresa que surpreendeu foi a ZTE que registrou o maior aumento vendendo 19,1 milhões de celulares, um crescimento de 27% em relação ao ano passado.

Não é segredo para ninguém que as vendas do Windows Phone 7 não estão a mil maravilhas, embora a Nokia fale o contrário. Então sinceramente não vejo uma retomada da Nokia nesse ano. Talvez, talvez no ano que vem com o Windows 8, mas até pode ser tarde demais. Não acharia estranho a Nokia acabar tendo que ser vendida para a Microsoft mesmo, isso pode acabar sendo a única solução para a empresa, uma pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Para vocês terem uma ideia do que estou falando, abaixo uma evolução das pesquisas de 2 em 2 anos até esse ano e desde 2008 com dados do IDC sobre a vendas de celulares. Notem como a Nokia sempre liderou absoluta e a Samsung sempre firme no segundo lugar.

2008

2010

 

celular

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ