smartphones

Depois de muito tempo, para ser mais exato 1998, a Nokia perde o post de maior fabricante de celulares do mundo. Se alguém falasse isso há alguns anos atrás seria inacreditável, mas depois de vários fracassos e falta de inovação a Nokia perdeu o posto de maior fabricante de celulares para a coreana Samsung, que está em franca ascensão. A empresa em apenas 2 anos passou a Apple e a Nokia antes de assumir o primeiro lugar. Vale lembrar que a Samsung já havia assumido o post de maior fabricante de smartphones ao ultrapassar a Apple, agora ela consolidou a liderança em ambos os mercados. Os dados foram divulgados pelo IDC.

smartphones

Começando pelos smartphones, a empresa distribui aos fornecedores 42,2 milhões de smartphones no mundo inteiro, já a Apple vendeu “apenas” 35,1 milhões de smartphones no mesmo período.

As duas líderes, Samsung e Apple, registraram crescimento em suas vendas já a Nokia, RIM e HTC. Para se ter uma ideia do tamanho da queda da Nokia, no mesmo período de 2011 – que já havia sofrido uma queda em relação em 2010 – ela vendeu 24,4 milhões já esse ano ela vendeu apenas 11,9 milhões de smartphones, menos da metade. A participação da RIM caiu de 13,6% para 6,7% e a HTC caiu de 8,9% para 4,8%.

Falando agora de celulares, a Samsung alcançou o alvo de 23,5% do marketshare vendendo 3,8 milhões de aparelhos, a Nokia vendeu vendeu 82,7 milhões de dispositivos, ficando com 20,8% do marketshare. A Apple, por sua vez, apresentou uma evolução de 4,6% para 8,8% e assumiu a terceira posição no ranking global, ultrapassando a sul-coreana LG, que recuou de 6,1% de participação para os atuais 3,4%.

Outra empresa que surpreendeu foi a ZTE que registrou o maior aumento vendendo 19,1 milhões de celulares, um crescimento de 27% em relação ao ano passado.

Não é segredo para ninguém que as vendas do Windows Phone 7 não estão a mil maravilhas, embora a Nokia fale o contrário. Então sinceramente não vejo uma retomada da Nokia nesse ano. Talvez, talvez no ano que vem com o Windows 8, mas até pode ser tarde demais. Não acharia estranho a Nokia acabar tendo que ser vendida para a Microsoft mesmo, isso pode acabar sendo a única solução para a empresa, uma pena.

Para vocês terem uma ideia do que estou falando, abaixo uma evolução das pesquisas de 2 em 2 anos até esse ano e desde 2008 com dados do IDC sobre a vendas de celulares. Notem como a Nokia sempre liderou absoluta e a Samsung sempre firme no segundo lugar.

2008

2010

 

celular

 

4 Comentários

  1. O sucesso da samsung deve-se em grande parte a incompetencia da nokia em se reinventar , a boa aceitaçao do android e a um lançamento alucinado de devices nos segmentos low, midle e high end … nao esquecendo a chupinhaçao de patentes da apple ate a pouco tempo atras….

  2. um abismo gera outroabismo erros da nokia foram cruciais…. para mim o maior erro foi a falta do investimento e visão para o symbian, no meu ver se tivesse recebido a devida atenção seria um otimo SO.

  3. Os aparelhos fabricados pela Coreana Samsung não possuem a versatilidade de customização encontrada em quase todos os modelos de aparelhos da Nokia; Geralmente homens são mais ligados neste tipo de quesito que as mulheres, elas preferem apenas mais um aparelho bonitinho, mesmo sem saber pra que serve. O grande mercado consumidor de aparelhos Samsung e outros trecos, são delas, e como elas são a maioria em nosso planeta, taí a resposta pra essa questão!

  4. Sinceramente, gosto muito da Samsung, mas não fabricando essa quantidade de celulares com o nome galaxy. Alguns são horríveis, com aparência de descartáveis.

Deixe uma resposta