Férias escolares: pais devem redobrar o cuidado com as crianças na internet

Avatar de André Luiz
13/01/2015 às 15:33 | Atualizado há 9 anos
Férias escolares: pais devem redobrar o cuidado com as crianças na internet 1
Outros destaques

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares e pelo aumento do tempo que crianças e adolescentes gastam navegando na internet. Como consequência, cresce o potencial de exposição a uma série de riscos, que vão desde vírus a pedofilia. Por conta disso, os especialistas da ESET – fornecedora de soluções de segurança – aconselham que os pais redobrem o cuidado com a navegação dos filhos nessa época do ano.

“É cada vez mais comum que as crianças tenham livre acesso a tablets, smartphones e computadores e tenham liberdade para acessar a internet para assistir vídeos e desenhos. No entanto, muitos pais e responsáveis ignoram os riscos envolvidos nesse tipo de atividade, se ela não for realizada com a supervisão e o cuidado adequados”, alerta Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “As pessoas precisam estar cientes de que as crianças e os adolescentes são alvos fáceis para ação dos cibercriminosos e, por isso, precisam ser adequadamente controlados”, acrescenta.

Abaixo, os especialistas da ESET destacam os principais cuidados que pais e responsáveis devem tomar durante a navegação das crianças na internet, para evitar problemas com cibercriminosos durante as férias escolares:

  1. Oriente a criança sobre quais informações não divulgar na internet e sobre como navegar adequadamente
  2. Utilize uma ferramenta específica para monitorar e controlar o conteúdo acessado
  3. Instale e mantenha atualizada uma solução de segurança específica para o dispositivo usado para acessar a internet
  4. Faça um backup periódico dos dados armazenados no dispositivo
  5. Instale uma solução que permita rastrear o equipamento em caso de perda, roubo ou furto
  6. Configure os dispositivos para bloquear automaticamente em um curto período de tempo quando não estiver em uso;
  7. Utilize senhas fortes com números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos
  8. Certifique-se de que o firewall do computador está habilitado;
  9. Assegure que você esteja presente em seus primeiros passos. Os primeiros contatos da criança com a Internet são uma boa oportunidade para sentar-se com eles e guia-los através dessa nova aventura

“O mais importante é que os pais tenham consciência dos riscos que a internet pode representar para as crianças e estejam atentos sobre como evitá-los”, conclui.

Para mais informações sobre como garantir uma navegação segura das crianças na internet, acesse o Guia de Segurança para Pais, preparado pela ESET.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ