espelhar imagem chromecast

Os felizes donos do Chromecast, o pequeno aparelhinho de streaming do Google, recebeu um update ontem e trouxe uma útil função que há tempos usuários pediam: fazer espelhamento, ou compartilhar, a tela do smartphone diretamente em um TV. Para quem tem um smartphone da linha Nexus ou um Google Play Edition eles farão isso nativamente, para outros modelos tudo é feito através do app do Chromecast. Vejam abaixo como funciona.

Como fazer em um Nexus ou GE

Tela Native Chromecast espelhamento

 Primeiramente vale ressaltar que funciona somente no Android KitKat e Android L. O primeiro passo é se certificar que seu Chromecast está ligado, conectado à sua TV e na mesma rede Wi-Fi com o seu dispositivo. Feito isso, vá em configurações do dispositivo, em seguida, exibir as configurações e toque na entrada “Cast Screen”. Você verá uma lista de todos os dispositivos disponíveis no Chromecast em sua rede – selecione ele e a tela do smartphone aparecerá na TV. Você verá uma notificação persistente disponíveis mostrando o dispositivo Chromecast seu Android está conectado no momento, o que você pode tocar para entrar nas configurações de exibição ou expandir para desligar diretamente a partir da notificação.

Depois que tudo estiver configurado, você também terá a opção de ligar e desligar o telefone e o  Chromecast através do botão “Cast Screen” na área de configuração rápida do painel de notificações.

Como fazer com o aplicativo Chromecast

Tela Chromecast App espelhamento

Se você tiver um dos outros dispositivos compatíveis (pelo menos durante esta versão “beta”), que não é um Nexus ou Google Play edition, você vai ter que instalar a versão mais recente do aplicativo Chromecast para obter o espelhamento. Com ele instalado, faça o descrito abaixo.

Verifique se o seu Android e Chromecast estão conectados na mesma rede Wi-Fi e abra o aplicativo Chromecast. Selecione “Screen Cast” e, em seguida, toque no botão “Screen Cast” na tela seguinte. Uma caixa de diálogo irá aparecer permitindo que você escolha qual dispositivo Chromecast você quer se conectar, escolha ele e em instantes a tela irá aparecer na TV.

No momento, o espelhamento foi testado nos seguintes aparelhos:

  • Samsung Galaxy S4
  • Samsung Galaxy S5
  • Samsung Galaxy Note 3
  • Samsung Galaxy Note 10
  • HTC One M7
  • LG G3
  • LG G2
  • LG G Pro 2

Como espelhar a tela do celular sem ter um Chromecast

Se engana quem pensa que isso é uma característica exclusiva, na realidade desde 2012 a LG e Samsung já colocam essa função em seus topos de linha através da tecnologia chamada Miracast, aqui explicamos o que é ela. Tudo começou com o LG Optimus G e em seguida com o Galaxy S3.

No caso da LG, a opção Miracast está nativamente nas configurações de redes dos celulares que suportam tal certificação, além disso o próprio Android já vem com a opção de “Display sem fio” que na verdade se trata do Miracast, desde que o smartphone seja certificado. O que você precisa é uma TV compatível com ele, caso não tenha, qualquer Dongle chinês que custa mais barato que o Chromecast funciona. A vantagem frente ao Chromecast é que não precisa estar conectados ambos em um roteador, pois o Miracast usa o WiFi direct, ou seja, se conecta diretamente com a TV ou Dongle. Para usar é fácil, basta ligar o Dongle ou ativar a função na TV e no smartphone clicar em Miracast (no caso da LG) ou AllShare (Samsung).

Caso seu smartphone não seja nem LG e nem Samsung, é simples: basta procurar por “Miracast” na Google Play que você verá inúmeros apps que fazem a conexão de modo simples. Para saber se seu smartphone é compatível, existe uma lista com todos os modelos certificados, clique aqui para ver.

8 Comentários

  1. Muito bom o artigo. Muito esclarecedor, linguagem clara, informando as fontes e os links e explicando até detalhes menos óbvios.
    Parabéns André, virei seu fã.
    OBS: já tenho o Chromecast mas esse lance de obrigatoriamente ter que existir uma rede wi-fi na área às vezes impede o uso dele. Já com esse Miracast tudo fica mais fácil via Wi-Fi direct. Já to comprando um no DX.com.

  2. Boa matéria,
    Eu tenho um nexus 5, se eu comprar um chromecast vou poder espelhar ele só se minha TV estiver na mesma rede que o celular? Nesse caso a velocidade de transmissão vai depender muito da velocidade da minha rede? Seria melhor eu comprar um dongle com miracast? Você acha que futuramente o chromecast vai ter a opção de miracast?

  3. Amigos tenho um Samsung gran duos e uma TV LG 3D consegui espelahar a tela sem fio os dois tem que estar conectados a sua rede wifi e ativar no smartfone configuraçoes a função screen mirroring e na tv a função screen share, somente isso a sua tela do celular aparacerá na TV. Abraço.

  4. Tenho um galáxy note3 e gostaria de fazer o espelhamento com o ezcast para assistir o Netflix mais não consigo podem mim ajudar

Deixe uma resposta