E75-30
O E75 é o top de todos os da série E fabricados atualmente, a série E é a linha destinada a “trabalho” da Nokia, são aparelhos destinados a executivos e tem acabamentos superiores ao de todos os outros Nokias. Logo que se coloca o E75 na mão já dá para sentir a diferença dele em questão de acabamento, o aparelho tem acabamento metálico, dando um ar de “executivo” ao celular, é um espetáculo a parte, só tive N Séries até hoje e nenhum chega perto do E75 nesse quesito. Porém isso tem um custo: O peso, ele é mais pesado do que a maioria.

Continua..

O teclado também é outra maravilha, sinceramente não ligava para teclado QWERTY antes, mas depois do E75 para mim tornou-se indispensável. Digitar email e SMS neles é extremamente fácil, embora tenha que usar as 2 mãos e não seja fácil digitar com uma mão como acontece no E71.

E75thumb-16

Suas dimensões são pequenas levando em conta que ele tem um teclado completo imbutido. O teclado tem iluminação própria, perfeita para usá-lo a noite, mesmo em lugar sem iluminação, outro ponto que gostei no teclado foi o fato de não fazer nehum “click” enquanto se digita, ou seja ninguém ouve você digitando.

Ele poderia ter uma batéria melhor, como a do E71, mas mesmo assim aguentou 3 dias de uso sem carga.

Os recursos de email são muito bons, em poucos segundos configurei o email do blog e ele já fez o download dos cabeçalhos das mensagens, o legal é que a notificação de mensagens não lidas fica na tela de espera separado das mensagens SMS (vide foto). Porém a notificação só fica aberto em modo comercial, como assim? ele pode ser usado em 2 modos: Comercial e pessoal, no modo comercial a tela de espera fica com todos os recursos para trabalho abertos, já o pessoal não, claro que é possível configurar ambos, e para mudar é só clicar em um ícone que fica na barra de atalhos. Além disso ele tem o recurso de gravação de notas nativo, que também merece destaque.

E75thumb-27

Um dos pontos que eu mais gostei foi a agenda, eu sou usuário massivo desse recurso pois não tenho boa memória, e comparando com a agenda do N95 a do E75 é muito superior e mais produtiva, ela é mostrada no mesmo formato usado em programas para PC e agendas on-line (vide foto) é bem mais fácil organizar a vida com ela :D.

IMGP0088 IMGP0089

Em questão de multimidia não perde tanto em relação ao N95 por exemplo, o som sinceramente me pareceu igual ao do N95, sendo inferior ao 5800. Porém ele tem Rádio com RDS, isso eu sentia MUITA falta desde meu finado Sony Ericsson W800.

A câmera de 3,2Mpx me surpreendeu, claro que não dá para comparar com a do N95 porém é melhor que a do 5800, também gostei do fato de que o macro dele seja superior ao do N95. Esse fim de semana estarei em Paraty (folga!!) e vou fazer uma série de fotos de belas paisagens entre os 2 para comparação 😀

O GPS merece um teste mais profundo, mas já percebi que ele conecta mais rápido que o N95 que não é uma grande novidade 🙁

Apesar dele ter instalado o NGage nenhum jogo funcionou com o teclado QWERTY, ou seja, acho isso uma sub-utilização dele pela Nokia, queria muito jogar ONE confortavelmente em modo paisagem, não foi dessa vez, no mais ele rodou todos os jogos sem travar, apesar de não ter acelerador gráfico.

O fato dele vir com o QuickOffice full instalado é uma mão na roda, porém o Google Docs juntamente com o Opera 10 rodou perfeitamente :D, sendo uma ótima alternativa.

Conclusão:
Sinceramente falando o E75 é um dos melhores celulares que já tive a oportunidade de testar, comparando com o último teste que foi o 5800, gostei bem mais do E75.

Tamanho bom, qualidade ótima e usuabilidade igualmente ótima. Estou procurando um substituto para meu N95, ele seria com certeza a primeira opção em termos de custo x benefício, porém como no trabalho preciso de um boa câmera (tem que ser celular) ainda fico com o N95, esse foi o ÚNICO quesito que acho o N95 superior, o resto perde em tudo.

Para quem precisa de um celular que o trabalho seja o principal quesito, recomendo o E75, para quem tem como principal quesito multimidia, a série N ainda é recomendada.

Nos próximos dias estarei postando mais coisas sobre ele, e um vídeo demonstrando as principais funcionalidades.

SHARE
Post anteriorE75: Fotos
Próximo postSerie N: Maemo ou Symbian?

2 Comentários

Deixe uma resposta