É bom negócio trocar o Galaxy S3 pelo Galaxy S4? acho que não…

S4-versus-S3

O Samsung Galaxy S4 sem dúvidas é um dos smartphones mais potentes hoje no mercado, disso não há dúvidas, porém vale ressaltar que tem muita gente que acabou de comprar o Galaxy S3 ou pretende comprar. Sendo assim, muitos me perguntam se vale a pena trocar o Samsung  Galaxy S3 pelo Galaxy S4.

Então resolvi esclarecer alguns pontos envolvendo esses dois aparelhos, o que realmente melhorou no Galaxy S4. Então, cada um pode analisar se realmente compensa a troca ou compensa o próximo modelo no ano que vem.

S4-versus-S3

Design

Um dos pontos mais criticados pelos usuários é o design adotado pela Samsung desde o Galaxy S3, onde todos os modelos da linha são praticamente iguais nesse quesito. Sendo assim, se você quer um smartphone bonito e mais novo, tenha em mente que se um leigo olhar para o S3 e o S4 sem saber do que se trata, ele provavelmente falará que é o mesmo aparelho.

Trocar apenas pelo design? não vale a pena pois são praticamente idênticos. A não ser que opte pelo Galaxy S4 Active, esse sim é totalmente diferente.

Desempenho

Esse deveria ser o principal motivo de um usuário trocar de smartphone. Nesse caso, a Samsung sim deu uma evoluída no Galaxy S4, não há dúvidas. A maior mudança foi que ela dobrou o número de núcleos do processador, passando de 4 no Galaxy S3 para 8 no Galaxy S4 (versão Exynos) embora exista uma versão com os mesmos 4 núcleos porém de uma geração mais nova. Mas isso justifica a troca? Eu particularmente acho que não. Já testei vários modelos com processadores Quad-core como o Optimus G, Xperia ZQ, Galaxy Note 2  e Galaxy S3. Sendo assim posso afirmar: eles conseguem executar qualquer aplicativo ou jogo que exista na Google Play hoje. Além disso são todos rápidos e não engasgam. Em vista disso pergunto: No que vai fazer diferença 4 ou 8 núcleos, que na prática não são usados?

Mas dai você pergunta: Mas até lançar o S5 o S3 não vai conseguir rodar tudo o que há. Isso é improvável já que os dual-cores de hoje também rodam de tudo.

Tela

A tela do Galaxy S3 tem 4.8 polegadas contra 5 polegadas do Galaxy S4. Além disso, o S4 tem resolução full HD contra resolução HD do S3. Justifica a troca? vejamos. Em primeiro lugar é óbvio que a tela do Galaxy S4 é bem superior à do Galaxy S3. Porém em meus testes comparando essas duas resoluções (já que tamanho convenhamos que 4.8 para 5 não faz muita diferença) percebi que embora FHD seja bem mais nítida e detalhada, no dia a dia você dificilmente irá reparar essa diferença.

Fiquei 3 semanas usando o Xperia ZQ (tela FHD) e o LG Optimus G (HD) e no fim das contas não vi diferença no uso diário. Mais uma vez a minha opinião é: não vale a pena trocar pela tela.

Câmera

Antes de tudo gosto sempre de enfatizar que quantidade de pixels não tem relação com qualidade. Tendo o Galaxy S3 uma câmera de 8 Megapixels e o Galaxy S4 de 13 Megapixels, o que importa no final é a qualidade. Como ainda não testei o Galaxy S4, fica vago se falar que um é melhor que o outros nesse quesito. Mas minha experiência com câmeras de celulares me ensinaram uma coisa: celular com câmera não passa de um celular (com exceção do Nokia 808 Pureview). Se você quer uma câmera terá que comprar uma. Deixarei em aberto essa questão, mas mesmo se a do S4 for muito melhor, em meu caso ainda não justifica.

Software

Embora ambos rodem o Android, aqui realmente fica a grande diferença entre ambos. A Samsung colocou várias funções de software bem bacanas no Galaxy S4. Abaixo uma lista das principais:

- Smart Scroll, que circulou em rumores, está aqui… mais ou menos. Ele sabe quando você está olhando para o aparelho; então se você inclinar o aparelho para frente ou para trás, o conteúdo no app rola para cima ou para baixo.

- O Smart Pause, por sua vez, entra em ação quando você estiver vendo vídeos: ele percebe se você não está olhando para a tela, e pausa o vídeo depois de um segundo ou dois.

- O Air View permite pairar um dedo em pastas na galeria – sem tocá-las – e abrir uma pré-visualização das fotos. É algo semelhante ao que vimos no Xperia Sola, que usa um sensor capacitivo adicional para reconhecer seu dedo a 22mm da tela – o Galaxy S 4 deve usar tecnologia semelhante.

- Com o Air Gesture, você também pode navegar na web sem tocar a tela: basta mover o dedo no ar para cima ou para baixo, e a página rola sozinha.

- O S Translator entende dez idiomas, incluindo português brasileiro. Ele transcreve o que você diz, e dita em outro idioma. Ele funciona mesmo sem conexão à internet.

- Com o Adapt Display, ajusta-se o brilho, saturação e contraste na tela baseado no que você está vendo. É algo parecido com o que vimos no Lumia 920.

Então justifica? Leia novamente as funções acima…. E ai, legal né? também acho boas. Mas agora lhe pergunto: Mudaria sua vida ficar olhando para a tela e a ela rolar sozinha? justificaria gastar todo o seu salário (comum no Brasil) em um celular por isso? nunca! Isso também não justifica trocar um Galaxy S3 por um Galaxy S4!

Preço

Você acha facilmente hoje em dia o Galaxy S3 por 1600 Reais. O Galaxy S4 está em pré-venda e não vai sair por menos de 2000. Mas dai você vai falar: mas depois de algum tempo ele baixa o preço. Concordo, mas quando baixar o S3 vai baixar ainda mais! ou seja, a diferença sempre vai ficar entre 500 ~ 700 Reais. A não ser que você tenha dinheiro sobrando, ou não lhe irá fazer falta, não compensa comprar um Galaxy S4 agora.

Durante esses mais de 5 anos escrevendo sobre o mundo mobile e diante dos mais de 100 celulares que já testei, aprendi uma coisa valiosa que compartilho com vocês: sempre, sempre troque um smartphone somente depois de duas versões superiores. Sendo assim, se você tem um Galaxy S2 compensa mudar para o Galaxy S4, caso tenha um S3: dê valor ao seu dinheiro e continue mais um ano com ele.

Para fechar, gostaria da opinião de vocês: Não acham que durante os dois últimos anos o avanço prático, em funções realmente úteis, está caminhando em passos lentos no mundo dos smartphones? eu acho que no momento só há uma guerra de quem faz o melhor hardware que existe, na maioria dos casos subutilizados.

  • lord

    Então vo comprar um GS4,tenho um RAZR que é equivalente a um SII.

  • jairoka

    Trocar o S3 pelo S4 não vale a pena , mas por um Nexus 4 acredito que sim ,mesmo sendo um afff LG , atualizações garantidas por um bom tempo e preço convidativo e fica longe do "design saboneteira"

  • http://twitter.com/PeJota_PJ @PeJota_PJ

    Olha amigão, na boa ! Conheço gente que troca de aparelho todo ano e até 02 vezes se bobear…
    E não é pq o cara é rico não, ao contrario, trabalha duro e suado pra juntar 200 dilmas por mês, vender o aparelho anterior e completar com o que juntou…!
    Mas se levarmos em conta que vc disse, concordo com vc sim !
    Ás vezes é um exagero mesmo…mas a necessidade de ter o mais novo, o mais top , fala mais alto nessas horas!
    Fazer o que, né ? auhauhauhauhauha

    Sou fã do Tekimobile a mil anos, campeão !
    Abraços !

    • http://www.tekimobile.com André Luiz

      Exatamente PeJota, a questão é mesmo o status de ter o mais novo. Como disse no post "desempenho deveria ser o principal motivo para a troca" mas infelizmente a maioria nem pensa nisso.

      Abs!

      • Raphael Neto

        Boa tarde Andre, troquei o Xperia ZQ pelo S4, e agora estou com os dois GT-i9500 e 0 9505 4G, a tela dele é muito melhor que o ZQ e o GT-i9500 não é muito superior que o GT-i9505 digamos que uns 20%, parabéns pela materia.

    • Eduardo Papa

      é mais ou menos igual comprar um carro, o pessoal prefere pagar caro num novo pelado, do que de repente comprar um seminovo completo… aqui se vende status, enquanto os "nego" mora de aluguel, com telefone pre-pago posando de gatão… é muito phoda!!!

  • Pingback: Testes de benchmarks não servem para nada, Smartphones devem ser avaliados na prática - SmartsBR

  • Rafael Feitosa

    "Mas dai você pergunta: Mas até lançar o S5 o S3 não vai conseguir rodar tudo o que há. Isso é improvável já que os dual-cores de hoje também rodam de tudo." – Falou tudo, cara! O s2 roda de tudo! Eu tenho um s3 e também acho que não compensa comprar um s4. Como antes do s3 eu tinha um motorola defy, que é inferior ao Galaxy S, senti uma diferença absurda… agora testando um s4 não vi nada de mais e além disso a tela tem uma quantidade de pixels 125% superior ao s3, o que tornaria o celular mais lento que seu antecessor, sendo que o aumento da potência dos processadores foi, a grosso modo, de 100%. Também tem a questão da bateria, que embora seja de grande capacidade, é pouca coisa pra mais de 2 milhões de pixels acesos direto ali na tela. Abraço!

    • Alan Miranda

      você tem toda razão Rafael..

  • Alan Miranda

    muito bom parabéns, excelente analise, concordo 100 % com você, o certo mesmo e esperar o s5..

  • andre

    concordo tenho um s3 meu amigo um s4.a tela dele ja esta quebrada.ele disse que a tela é muito fragil,o meu ja caiu no chao 3 veses e nao tem nem um arranhao na tela.e outra nao muda nada mesmo,pois o s3 ainda faz sucesso e bem melhor que o s4 abraços cara mandou bem.

  • Andrea

    Show…essa de mudar de aparelho a cada duas versões foi o máximo…Matéria excelente. parabéns! :D

Real Time Web 

Analytics