nokia_symbian-v6-jl

nokia_symbian-v6-jlSei que esse post pode parecer meio “repetitivo” mas há algum tempo ele vem sendo elaborado (na minha mente :D) mas nunca dá tempo para escrever. A questão para variar é a Nokia e o Symbian, há cerca de 1 ano quando o Tekimobile ainda estava engatinhando a Nokia anunciou o N97, na época ele era o meu sonho de consumo, pois até então eu era um viciado em Symbian o defendia em uma época em que o “sistema  do momento” era o iPhone (na realidade ainda é), criei o blog para falar basicamente de Symbian, qual foi o resultado? o Symbian aos poucos foi me decepcionando, embora não tivesse usado o N97 todos os blogs ao redor do mundo só o criticavam e eu como um amante da dupla Nokia / Symbian tinha que testar o aparelho antes de dar o veridicto.

A primeira vez que peguei o N97 meu olhos brilharam, o aparelho era muito bonito, o mais bonito que eu já tinha visto, mas a felicidade durou pouco pois depois que o usei durante alguns minutos pensei: caramba, é um N95 com tela maior e teclado! isso não era de tudo ruim afinal o N95 era ótimo, mas depois de mais alguns minutos e vários aplicativos instalados veio a mensagem: “memória cheia: feche alguns aplicativos e tente novamente”, que merda, eu acabei de comprar ele e ele já tá fazendo manha! dai para frente começou o inferno, tudo travava tudo era lento e minha paciencia esgotou, ele foi o aparelho que ficou menos tempo na minha mão até hoje! nem Review fiz para o blog. O problema é o Symbian e não a Nokia, alguns me disseram, mas não é bem assim pois fiquei alguns dias com um Omnia HD e ele era infinamente mais rápido, mehor tela e não travava, porém ainda faltava algo. Voltei para o N95 e fiquei bastante tempo com ele e durante cerca de 6 meses fiquei com ele e os aparelhos que chegaram para Review.

Voltando ao blog, o meu foco ERA falar sobre o Symbian aqui. Mas aos poucos fui introduzindo mais notícias, dicas e aplicativos para Android e iPhone. No caso do iPhone embora sempre tive boas visitas de pessoas procurando dicas para ele. não dá para manter o foco nele pois já há 2 blogs brasileiros que falam muito bem do iPhone e eles já suprem muito bem essa necessidade. E o Android? para falar um pouco sobre isso vamos há alguns dados do blog desde Maio do ano passado e depois um gráfico que preparesi para mostrar:

Maio de 2009

Das 25 páginas mais visitadas do Tekimobile, 23 eram sobre Symbian e Nokia, 2 eram sobre Tecnologia e 1 sobre o iPhone. Assuntos sobre Symbian representavam cerca de 98% do tráfego do Tekimobile, 1,5% sobre tecnologia e 0,5% sobre iPhone.

Dezembro de 2009

Das 25 páginas mais visitadas, 18 eram sobre Symbian e Nokia, 3 eram sobre tecnologia, 1 sobre Android e 2 sobre o iPhone. Assuntos sobre Symbian representaram cerca de 80% do tráfego, 10% sobre o Android, 5% sobre iPhone e 5% sobre tecnologia. O destaque aqui vai para o Android que apenas com 2 posts, um sobre a venda do Milestone no Submarino e outro sobre os melhores aplicativos para Android já garantiam o segundo assunto que mais gera tráfego no blog.

Fevereiro de 2010

Das 25 páginas, 19 eram sobre Symbian, 4 sobre Android e 1 sobre iPhone. Os posts sobre Symbian representaram 65% do tráfego do blog e em segundo 4 posts do Android representaram 22% do tráfego! Nesse mês foi feito o primeiro Review de um Android no Tekimobile, o HTC Magic.

Abril de 2010

Das 25 páginas mais visitadas, 16 eram sobre o Symbian, 5 sobre Android e os outros de vários assuntos. Na totalidade do tráfego, 52% são das páginas sobre Symbian, 28% são das páginas sobre o Android e 15% sobre o iPhone. O Android continua crescendo e o iPhone também, já o Symbian continua tendo menos acesso.

Junho de 2010

No mês passado reparei uma grande mudança aqui no blog em números: das 25 páginas mais vistas apenas 10 eram de assuntos sobre o Symbian! 6 sobre o Android, 3 sobre iPhone e o resto de outros assuntos. Mas no tráfego a mudança foi maior: 41% das visitas foi em páginas sobre Symbian, 36 sobre Android, 20% sobre o iPhone e 3% sobre os outros assuntos. Veja um gráfco demonstrativo abaixo:

Tráfego Tekimobile


Interessante reparar que a proporção de posts divididos por sistemas é a mesma nos últimos 6 meses, ous seja,  a quantidade de posts sobre Symbian, Android e iPhone são quase que iguais!

Essa queda de interesse no Symbian por parte no público é um reflexo do que vem acontecendo no mundo inteiro, o abandono do Symbian pela Garota sem fio e o fim do blog Symbian Guru são exemplos disso, ainda recentemente o Rodrigo Toledo “Será o fim do blogs sobre Symbian?” e do Gizmodo: “Fanboy da Nokia, animal em extinção?” também mostraram um pouco do que está acontecendo com o Symbian e a Nokia atualmente.

Eu continuarei escrevendo sobre Symbian, mas digo que o número de postagens vai diminuir e a proporção desses posts em relação aos sobre Android e iPhone também, não porquê o Symbian é inferior (e ele é) mas porquê não tem mais notícias novas e úteis para que eu possa compartilhar com vocês leitores, de modo algum eu vou ficar publicando aqui sobre atualizações de aplicativos, já que essas são as únicas “novidades” que existem sobre o Symbian atualmente.

Digo e repito: será que a Nokia e seu N8 realmente vão “ressuscitar o Symbian”? como um aparelho que já nasceu com um sistema morto fará isso? eu gostaria de acreditar nisso, mas tá dificil. Acho que o momento agora não está favorável para a Nokia, o MeeGo poderá até ser um sistema novo, mas até ele “engajar” a concorrência já terá evoluido. Ou seja, assim como o Symbian^3 ele já vai nascer com um pé na cova.

Outra coisa: lançar o N900 no Brasil com mais de 6 meses atrasado, com sistema descontinuado, em português de Portugal e ainda por cima por 2000,00 pilas? com esse dinheiro eu compro o Milestone ou o Xperia X10 fácil fácil. Com certeza esse não é o caminho para ressurgir.

Outro fator interessante que gostaria de comentar é que quem gerou esse desinteresse pela Nokia foi os blogs, posts criticando o N97 ou sobre a palhaçada com o blog NokiaBr deram inicio a isso. Para vocês terem uma idéia, os posts mais visitados dos últimos meses aqui no Tekimobile são todos sobre criticas a Nokia e ao Symbian.

Vocês acham que essa situação irá mudar? qual a opnião de vocês sobre o assunto?

10 Comentários

  1. Amigo, sempre tive celulares Nokia e para mim eram os melhores, tive um N73 que me deixou muito triste pois ficou muito lerdo, o meu último foi o E63 que vendi.

    Eu defendia muito a Nokia e o Symbian, aliás eu era anti iPhone pois considerava o Symbian melhor mas….acabei comprando um iPhone e as coisas mudaram.

    Assumo que fiquei feliz por muito tempo com a Nokia mas a quantidade de aparelhos, lançamentos furados e o sistema travando me deixou muito desanimado.

    Acredito no potêncial de engenharia da Nokia mas o seu sistema, portifólio excessivo e marketing estão matando o produto.

    Abraços

    Versuri

  2. Viva 🙂

    Pessoalmente estou a aguardar pela saída dos mega-smartphones (mini tabletpc), e vou pegar um que a meu ver tenha uma excelente tecnologia para o que quero fazer nela.

    E vou dar muito mais importância ao sistema operativo do que à marca, e pelo que tenho pesquisado muito provavelmente irei querer um aparelho equipado com o android 2.2.

    Penso que este meu desejo responde um pouco à tendência do grafico da tekimobile.

    Não acredito na morte da symbian, porque penso que esta tecnologia irá continuar a equipar aparelhos nokia, e irá continuar a crescer para outros fabricantes. Mas já não irá equipar os aparelhos de top, a não ser que se ultra-modernize para um symbian leve e sofisticado, capaz de fazer face a uma "guerra" gráfica na tecnologia portátil (o que não acredito no curto e médio prazo), mas symbian está para ficar e durar.

    Abraço.

  3. Olá André, belo post. Eu sempre tive aparelhos da Nokia e não gostava nem de ouvir falar em outras marcas.

    Hoje tenho um E72, foco trabalho ; N86 para fotos, filmagens, transmissões, etc.

    Há uns 5 meses resolvi encarar o iPhone e comprei um 3GS e posso lhe garantir que estou super feliz, é uma tremenda máquina que uso para navegar, ler e-mails, GPS, etc.

    Estava pensando no Nokia N8 – principalmente por causa da câmera de 12MP , para substituir o N86, mas como investir num aparelho se o sistema operacional já está condenado? Não dá , né amigo?

    Em relação aos Nokias decidi ficar com o N86 e o E72 até o final de suas vidas úteis e até lá vamos ver o que vem de lançamentos.

    Quanto ao iPhone, quando acabar minha fidelização imediatamente trocarei por um 4, nunca mais saio da Apple, apaixonei.

    Abração e uma boa semana.

  4. Minha carreira com a Nokia começou cedo, desde aqueles tijolões, e o que eu mais gostei de usar foram eles…
    O melhor tel que tive, foi o N95, conheço e já “futuquei” Em Tels Android e iOS. Confesso que hoje indico tels da nokia por serem facilmente customizaveis ( usando o GDesk ou algúm outro emulador de OUTRO sistema). Mas meu sonho de conssuma ainda é ter um Android, pois roda tudo que eu quero e irá substituir ainda mais meu Not. Aki no Brasil, as novidades andam – como sempre – não tão novas assim!
    Não boto fé no Sym^3, veio muito atrasado, e não creio que ajudará em muita coisa…

    Eu gosto da Nokia por…
    Ai, não sei…
    Mas minha caminhada com ela foi boa…
    Tirando o fato de um péssimo browser…

    O ruim é ver ela afundar sem fazer nada que mude tal situação…

    Abs

  5. Olá André!

    Bem, vou inaugurar teu blog logo nesse tópico e discordando de vc. Q começo, hein? (rs)

    Acredito q Symbian ñ vai cair.

    Sou fã? Ñ, ñ sou!

    Mas o preço q Nokia coloca para venda desses celulares é competitiva e por esse motivo, por ser tão "disseminada", acredito q teremos Symbian por um mto tempo ainda.

    Se o Symbian, tá tão bom (evoluído ou prático) qto ao iOS ou Android, aí é outra coisa… Entende?

    Compreendo sua frustração com relação ao Symbian, porém, vale ressaltar a imparcialidade nos post's.

    Exemplo: estou sem celular denovo, fui furtado e lógico q estou procurando um celular mais sofisticado. Para isso acesso sim o teu blog, como o do Rodrigo, GizModo entre outros. Mas ñ por isso, pelo meu acesso (e dos usuários), q o interesse pelo Android ou o "desinteresse" pelo Symbian está crescendo.

    Acredito na veracidade das informações, porém, a forma com q vc mensura pode estar equivocada. O Android vem crescendo sim, contra fatos ñ há argumentos, porém, ñ acredito no "desinsteresse" dos usuários Symbian, uma vez q os post's qdo ñ estão falando mal do sistema, estão no mínimo duvidosos a qualquer lançamento.

    Ultimamente só tem post sobre Android e iPhone 4. Tendência? Quero ver como serão os post's qdo lançarem um novo e bom Nokia.

    Acredito q os últimos post's foram um poucos "indusivos", pode ser apenas uma impressão…

    Ñ me entenda mal, por favor, talvez ñ consiga transcrever de forma com a qual eu queria q fosse entendido…

    Em breve, exponho outros pontos de vista.

    Abraços…

    • Bem vindo ao Tekimobile Jayro. Na realidade quando digo que o Symbian é um caminho sem volta me refiro a seu uso em Smartphones tops. Em vários, vários mesmos outros posts mais antigos sempre enfatizei isso, o Symbian vai continuar sim em Smarts menos potentes mais para a massa, exatamente como você disse, até o Symbian S60v3 vai continuar por um bom tempo como eu, aparelhos como o E72 por exemplo são excelentes (veja meu review dele).

      Mas em Smarts tops o Symbian dificilemente continuara, essa será a tarefa do Meego, quer dizer, tentará ser.

      Abraços.

Deixe uma resposta