Já faz alguns anos que smarphones já substituem aparelhos dedicados de GPS, note que não estou falando que eles são melhores, não são e creio que nunca ficarão. Porém infelizmente os melhores aplicativos de navegação GPS que em sua maioria vieram dos aparelhos dedicados custam caro. Mas nesse cenário surge os aplicativos gratuitos como o Google Maps soberano no Android e o Nokia Maps que reina absoluto nos Symbians – obviamente – mas que em breve também estará no Windows Phone 7, este último tem a grande vantagem de não precisar da conexão com a internet pois os mapas ficam salvos no SD, embora o Google Maps agora seja “quase” offline.

 

Mas já parou para pensar quem é o melhor e mais rápido? eu particularmente prefiro o Google Maps para a cidade e o Nokia Maps para lugares distantes, e vocês?

 

Abaixo um criativo vídeo comparando os 2 aplicativos, claro que o objetivo era saber qual era a velocidade de renderização dos mapas e o Nokia Maps dá uma surra pois tem todo o Mapa salvo do SD.

 

Nokia Races from Fraser J Nicholas on Vimeo.

24 Comentários

  1. É fácil assim,com os mapas salvos no SD.
    Isso ficará diferente quando o google maps tiver essa opção de salvar os mapas no sd.

  2. A nokia teve a maior sacada em GPS quando liberou os mapas! Não tem comparação com o google maps que não tem: rota alternativa, modo noturno, rota personalizada, etc… Dá-lhe nokia!!!!

    • Google Mapas: 1) Tem sim rota alternativa, e vc visualiza e escolhe qual vc quer na hora; 2) Também possui modo noturno; 3) É possível personalizar a rota também; etc. 4) Conclusão: brasileiro costuma não pesquisar antes de afirmar determinado conhecimento sobre algo, achando que "chutometro" é conhecimento.

      • Google maps recalcula a rota?!?
        A rota alternativa a que o colega acima se referiu é quando você sai do traçado original, e o sistema recalcula a rota. Não cheguei a achar esse recurso, mas se tiver, seria bom!

        • Opa Anderson!
          1) Desculpa mas acho que todos aqui são brasileiros, e acho que voce não é! Eu pesquisei sim…
          2) Modo noturno, o seu tem?????
          3) Rota alternativa ("acho" que você nunca viu nokia maps)
          4) Rota personalizada????
          Bem o meu até atualizado 4.1.1 e continua sem ter esses itens! Agora se você tem uma nova versão…..

          • Leia com atenção!

            1) Disse: Brasileiro tem "costume".

            Caso vc não saiba, costume é a pratica reiterada de certos atos por "determinadas pessoas", ou seja, não são todos que tem o mesmo costume. O costume faz parte de uma parcela pequena ou grande da população. O "jeitinho brasileiro" vc tem?! Eu não tenho, mas essa polêmica surgiu com um brasileiro (jogador de futebol) e se tornou prática reiterada muito conhecida, mas, nem todos pratica, embora muitos fazem.

            Se vc conseguiu enxergar a palavra "todos os brasileiros", parabéns pra vc porque vc enxerga até o que não escrevo.

            2) O meu tem modo noturno. É automático;

            3) O meu tem rota alternativa (já vi o nokia mapas, tive Nokia N95, 5800, N97, 5530 e 5230, e tenho certeza que conheço melhor que vc);

            Ao finalizar o cálculo da rota, selecionar navegar, e depois ir em informações do trajeto, e aparecerá na parte inferior 4 botões, sendo que é o terceiro, da esquerda para a direita, e basta escolher qual é o seu melhor trajeto, visualizando na hora.

            Aliás, o Ovi Mapas Web foi cópia do Google Mapas, pois, este venho primeiro, mas, ainda não conseguiu superá-lo.

            4) O meu tem rota personalizada, posso até montar a rota no Google Mapas fazendo o loging e envio para o celular através do Google Chrome, que é esse aplicativo aqui: https://market.android.com/details?id=com.google….

            5) O meu está atualizado. Versão 5.9 do Google Mapas. Android 2.3.5 CyanogenMod 7. É, pelo visto o seu está atualizadíssimo, não é?! 4.1???? Isso pra vc é atualizado?! A 5.0 já está disponível faz tempo pra caramba.

            Bem no começo desse vídeo, por exemplo, mostra ele consultado as rotas alternativas, onde aparecem 3 rotas para ele escolher:

            Com a versão 5.9 é possível até fazer o download dos mapas para o cartão de memória.

            Isso aqui é para vc se situar da versão do Google Mapas: http://googlebrasilblog.blogspot.com/2011/07/goog

            Engraçado que vc termina, ironicamente, dizendo que vc tem a 4.1.1, convicto que não existe versão superior.

            "Se" não….

            Eu e a maioria temos versão superior.

            Viu como pesquisar de vez em quando é bom pra não falar besteira?! O pior é que muitos agem como vc.

        • Ao finalizar o cálculo da rota, selecionar navegar, e depois ir em informações do trajeto, indo em opções, e aparecerá na parte inferior 4 botões, sendo que é o terceiro, da esquerda para a direita, e basta escolher qual é o seu melhor trajeto, visualizando na hora.

          • Velho, na verdade, ainda não é isso.
            No Nokia, ele traça a rota. Legal. Começo a seguir pela rota. Na Rua A tem um acidente bloqueando a pista. Simplesmente entro pela Rua C, e automaticamente o Ovi Maps recalcula a rota com base no meu desvio.

          • Guto, o GMaps também faz isso automaticamente. Mas concordo em partes já que as vezes quando ele "recalcula" ele teima em voltar para a rota original nem que isso signifique um volta enorme, mas algumas vezes ele traça um novo caminho correto.

            Abs

  3. Anderson, parabéns se você é o bam bam bam do Android, agora queria ver vc dirigir de Porto Alegre a Fortaleza passando por trechos completamente sem sinal de operadora e internet, sem usar seu guia Quatro rodas no carro. Eu uso o novo Nokia Maps no N8 que é muito melhor que todos esses Nokia que vc ja teve e estou muito satisfeito, depois dele o melhor navegador é o NDrive (comprado original http://www.ndrive.com) que eu tenho, que também é melhor que o Google Maps na estrada, mas não fique com raiva eu uso seu google maps no note quando estou no hotel. 🙂

    • Adriano, concordo em partes com você. O GMaps faz tudo o que os outros fazem, porém como disse no post peca por não ter navegação off-line. Para viagens longas sem internet qualquer um off-line é melhor que ele. Mas em cidades grandes como por exemplo aqui em São Paulo e redondezas ele é muito completo.

      • André

        Se o colega Anderson tivesse a "finesse" que você está usando, até nós meros usuários que lêem esse blog, com intuito de: aprender, se comunicar, trocar informações mesmo que sejam sem imcompletas, ficaríamos tranquilos e não precisaríamos ficar nesse bate bola tão "sem sentido". Mas pelo que parece, ele como: historiador, pesquisador, Android e Symbiam Ultra Mega Power Hard User (ou bam bam bam como disse o colega Adriano), professor português, dentre outras qualificações que nem imagino, não pode ficar sem seus comentários ofensivos. Não precisava desmerecer minhas informações. Nem irei respondê-lo para não entrar no baixo nível. Valeu obrigado por abrir o espaço e espero não precisar mais ter que passar por tal problema.

  4. Ja testei tanto Google Maps quanto Nokia Maps e sei o quanto o Nokia Maps é muito melhor, tanto nos quesitos cálculo de navegação, rota alternativa bem mais ágil e ainda indicações por voz (O Google Maps tem aquela voz feminina?) além de eu não precisar gastar um unico centavo com internet.

  5. Eu Tenho Um Nokia x5-01 ele não pega Nem o Google Maps Nem o Nokia Maps! ou seja To nem ai! kkkkkkk… Mas bem criativo o video!

  6. ahh….tava quase esquecendo, Um abraço ai pro bam bam do android, ei anderson me dá uma aula de Android ai vei, Moro numa cidade do interior do pará e numca vi nehuma rua no Google maps, seja no android ou no website do google maps, já no meu nokia vejo cada detalhe do interior…, mas fica triste não, no cite :http://maps.nokia.com/-4.3540134,-47.4438574,11,0,0,hybrid.day vc tb vê
    Falow e abraço bam bam bam….
    kkk

Deixe uma resposta