Embora os hardwares dos smartphones tenham evoluído muito, se comparador com outros produtos tecnológicos de consumo, existe um aspecto nos smartphones que evolui a passo de tartaruga: a bateria. em qualquer marca ou sistema, a duração da bateria é no geral um ponto negativo e pouco difere entre si. Somando isso ao uso excessivo dos smartphones, para praticamente tudo no dia a dia, ter um smartphone com bateria carregada ao fim do dia é um desafio quase impossível. Porém, existem algumas dicas simples que podem fazer uma enorme diferença e te ajudar a garantir que você tenha pelo menos um pouco de carga ao fim de um dia. Nesse artigo, iremos nos concentrar em algo simples: as configurações de software.

Seja qual for o sistema operacional: Android, iOS, Windows Phone ou Blackberry, existem alguns ajustes nas configurações que podem ajudar em muito a você economizar a bateria do seu smartphone. Relacionamos abaixo algumas dicas.

Desligue o que não estiver usando

O que caracteriza hoje um smartphone são suas conexões. A maioria dos smartphones atuais é repleta de formas de comunicação, ai que vem o ponto principal: na maioria das vezes nem todas são usadas durante o dia todo. Por exemplo: Quem ai utiliza o GPS o dia inteiro? Aposto que poucos de vocês. O GPS é um dos sensores que mais consomem energia no celular. Deixar ele ligado vai te poupar uma boa quantidade de carga. Faça uma lista do que você usa durante o dia: GPS, Wi-Fi, Bluetooth, 3G, 4G e NFC. A regra é simples: Se não usa, não deixe ligado.

Grande parte dos smartphones tem atalhos e maneiras simples de ligar e desligar esses recursos, portanto, use-os. Se não for usar outro dispositivo pareado com o seu celular por Bluetooth, desligue. Se estiver na rua, sem qualquer rede Wi-Fi aberta, desligue. E assim vai.

Diminua o brilho da tela

Regular o brilho da tela para um nível muito alto consome mais energia da bateria, na realidade se você for no Android e verificar o que mais está gastando bateria, provavelmente a tela estará em primeiro lugar. Deixar a tela mais escura, portanto, vai ajudar a bateria a durar mais.

control_center_iphone_hero

Em smartphones com a opção de regulagem automática ativá-la é uma boa opção. Com isso, ele vai se adaptar e em locais com pouco iluminação sua tela ficará mais escura também.

Verifique como está o sinal da sua operadora

Quando o smartphone está em um lugar com sinal ruim (ou sem sinal) ele se esforça mais para encontrar sinal. Isso faz com que a energia da bateria seja consumida mais rapidamente.

Se você estiver em algum lugar onde o sinal está ruim e você não precisar usar a rede, desative a rede móvel, ou coloque o aparelho em modo avião.

Desative as notificações (olha o vício nas redes sociais!)

Para saber se você foi citado no Facebook, no Twitter ou checar seu e-mail, o smartphone precisa se comunicar com o serviço. Nas configurações do seu smartphone é possível escolher quais apps irão fazer isso automaticamente. Deixar apenas aplicativos essenciais com as notificações ligadas ajuda a consumir menos energia. Outros tipos de notificações como e-mails, SMSs, atualizações de apps, etc. Todas essas são configuráveis.

prioridade-notificacoes-android-l

Aqui uma dica saudável: Na maioria dos casos, não é necessário que você fique olhando o que há de novo de minuto em minuto nas redes sociais. Desativar as notificações de redes sociais, além de economizar energia, te garante uma vida social mais saudável =)

Use o modo de economia de energia

Muitos smartphones à venda têm alguma forma automática de economia de energia. Um exemplo é o Samsung Galaxy S5. Ele tem um modo de economia extrema, que chega a deixar a tela em preto e branco para gastar menos. Os smartphones da Sony possuem o modo Stamina que desliga automaticamente todas as conexões quando o celular está em Stand-by. A LG também possui um modo economia parecido nos seus smartphones mais avançados.

stamina

Além disso, existem muitos aplicativos em todas as lojas que servem exatamente para isso. Basta procurar um.

Cuidado com papéis de parede animados e Widgets

Tanto o iOS quanto o Android têm uma série de papeis de parede animados. Isso pode ser bacana ou bonitinho, mas vai tirar algum tempo de bateria no final do dia. Escolher um papel de parede estático ajuda a economizar bateria.

No Android e Windows Phone ainda há a questão dos Widgets, no caso do Android e dos “Live Tiles” no Windows Phone. No Android você pode configurar vários Widgets na tela, a maioria são realmente úteis. Mas tome cuidado com os que mostram informações online: Widget de tempo, de noticias e redes sociais. No geral, eles automaticamente se conectam a internet para atualizar as informações. Isso obviamente consome bastante energia. Alguns de redes sociais até baixam fotos para exibir nos Widgets. A dica aqui é simples, ou aumente o tempo de sincronização deles, ou simplesmente desligue.

No Windows Phone há os Lives Tiles, as dicas acima dadas para o Android são exatamente as mesmas para os tiles do Windows Phone.

Abuse do modo avião

modoaviao

Caso o smartphone esteja dando seus últimos respiros pode ser preciso ativar o modo avião. É uma boa dica para quem sabe que vai precisar do aparelho depois, mas que não precisa dele no momento. Ela é boa para quem precisa acessar arquivos armazenados no smartphone, mas não precisa se conectar à internet ou à rede celular.

Dica extra: Compre um case com bateria ou carregador externo

Para as bateria que já não aguentam o dia todo, uma alternativa são as capas com baterias . É preciso carrega-las em uma tomada convencional. Na hora do desespero, com a bateria chegando ao fim, é só acoplar a capa ou então conectar a bateria ao smartphone.

bateria externa

Outra dica são as baterias externas. Hoje em dia a maioria dos fabricantes vendem elas como acessórios, normalmente essas são mais caras. Mas existem marcas de terceiros confiáveis que praticam preços menores. A vantagem frente aos cases são as capacidades variadas. Existem bateria que normalmente são do tamanho do próprio celular que possuem capacidades de até 2 ou 3 vezes mais que o próprio smartphone. Isso significa pelo menos 1 ou 2 dias a mais de carga para seu smartphone!

Gostaram das dicas? E vocês, o que tem feito para aumentar a vida útil da bateria dos seus queridos smartphones? Compartilhe conosco abaixo nos comentários!

Sem comentários

Deixe uma resposta