Quem tem um iPhone e gosta de explorar novas funcionalidades deve conhecer o Cydia, uma loja de aplicativos para iOS onde há milhares de apps que fazem funções que a Apple proibe, sendo assim compatíveis apenas com iDevices com jailbreak. Pois bem, a loja acabaou de chegar para o Android. Obviamente para funcionar você precisa rootear seu aparelho, o que seria o similar ao jailbreak do iPhone.

Embora hoje existam inúmeros modos e lugares de baixar aplicativos para Android, o Cydia embora tenha a mesma função vai mais longe, com a loja você terá acesso a várias extensões de aplicativos. Eles permitem fazer modificações no sistema sem a necessidade de instalar novas ROMs. Inicialmente, a única extensão disponível é a WinterBoard, já famosa no iOS, que permite a costumização de alguns aspectos do aparelho, trabalhando com temas de outras plataformas: ADW Launcher, GO Launcher Ex, Launcher Pro, etc.

Além disso, a Cydia pode acabar transformando-se em um centro para os apps de terceiros que hoje estão espalhados, o que tornaria mais fácil a já possível costumização dos telefones, como a possibilidade de fazer upgrade para novas versões do Android antes do lançamento oficial, ajustar as configurações da CPU, definir gestos multitouch, acessar apps de outros países e várias outras coisas.

cydia winterboard

Diferente do iOS, o Cydia não está proibido de ser usado pelo Google, pelo contrário, o aplicativo está dispnível na própria Google Play Store.

Aqui um link para um vídeo demonstrando o Cydia em ação. O projeto ainda é novo, mas sabendo das proporções que eles alcançaram no iOS, termos muitas novidades em breve.

Via Androidpit

1 Comentário

Deixe uma resposta