Esperar atualização para seu aparelho na maioria das vezes é uma tortura ao usuário, a não ser que você tenha um Nexus ou mesmo um Moto X, paciência tem que ser uma virtude. Porém, para nooossa alegria, existe várias ROMs alternativas que trazem toda a experiência de um Google Nexus para vários aparelhos. A mais famosa sem dúvidas é a CyanogenMod. A versão CyanogenMod 11, que é baseada no Android 4.4 Kitkat, já está disponível para mais de 40 aparelhos de várias marcas em versão Nightlies. Vários desses são vendidos no Brasil.

A lista de aparelhos vendidos no Brasil começa com aparelhos super antigos como o primeiro Galaxy S e o RAZR HD e chega em outros mais novos como o Galaxy S3, Nexus 4, Optimus G (E975/E977), Optimus G Pro e no Moto X. Vale lembrar que o CyanogenMod não é totalmente puro como a ROM dos Nexus, ele traz algumas melhorias na interface como opções de mudar o desempenho com overcloacks, mudar ícones na barra de notificações, personalizar os tiles e outras coisas menores.

Como ainda é uma versão Nightlies, não espere 100% de funcionamento. Funções do KitKat, como por exemplo, gravar em vídeo o que você faz no celular ainda não está funcionando em todos os celulares. No Optimus G, por exemplo, o foco da câmera não funciona corretamente e a câmera fica com 8 MP, ao invés de 13MP. Mas tudo é questão de tempo, já que sistematicamente todas as noites (por isso o nome Nightlies :D) versões novas são lançadas.

Para saber se seu aparelho é suportado, clique aqui e veja a lista completa deles.

 

3 Comentários

  1. Boa noite André!

    Passando para agradecer de novo pela ajuda na escolha entre o Sony ZQ e o Moto X!
    Comprei o Sony ZQ por R$ 999,00 no site das Americanas, só que estou com uma dúvida!

    Só encontrei o Sony ZQ "vinculado" com operadora, no meu caso, com a Vivo.

    Minha dúvida é a seguinte:

    No caso da Sony liberar uma atualização do Android para esse aparelho, eu poderia baixar normalmente?

    Ou pelo fato do aparelho ser desbloqueado da Vivo, a Vivo segura a atualização para ela mesma fazer alterações no Android?

    Não sei como funciona as atualizações do Android em aparelhos de operadoras.

    Obrigado!

    Abraço,
    P. Robson

  2. Gostaria de saber se alguém tem alguma idéia de quando a LG vai liberar uma atualização do LG 4X HD P880 com android 4.0.3 para uma versão superior? Eu não tenho experiência com ROMs,por isso gostaria de saber se algum dia eles faram a atualização pelo sistema FOTA da LG?

Deixe uma resposta