A mais popular das ROMs para Android ganhou uma versão final para vários aparelhos. Estamos falando da CyanogenMod 10, que é uma versão pura do Android 4.1.2 Jelly Bean. O grande diferencial dessa ROM é o fato dela ser praticamente um Android intocável, o mais próximo dos aparelhos Nexus que você vai encontrar caso não tenha um.

Ela é muito procurada justamente por aqueles que não gosta das interfaces que todo fabricante teima em colocar no Android. Por exemplo, os felizes proprietário do Galaxy S3 poderão abandonar de vez o TouchWizz em favor de uma alternativa que seja mais estável, já que não possui a parafernalha encotrada no firmware do fabricante.

Mas sem dúvidas alguma a principal utilidade dessa ROM é dar vida nova aos aparelhos que são considerados “velhos” pelos fabricantes, com esse motivo eles abandonam eles ou demoram uma eternidade para atualizá-los.

[related_posts]O CyanogenMod 10 agora possui versões estáveis – já que há meses já havia versões quase estáveis – para 30 modelos diferentes de aparelhos dentre smartphones e tablets. Os destaques vão para os antigos Optimus Black, Galaxy S e S2 representado os celulares e o tablet Motorola XOOM (WiFi e 3G) e ASUS Transformer Pad só para citar alguns. Dentre os mais novos os destaques vão para o Galaxy S3 (o brasileiro ainda não) e até para o tablet Nexus 7.

Lembrando que o processo de instalação é muito fácil através do Clock Work Mod recovery. A lista completa de aparelhos mais os links para downloads você encontra aqui.

Só para constar já testei no Motorola XOOM 3G – que embora seja para o americano (MZ601) funciona perfeitamente no brasileiro (MZ605) – e está realmente muito rápida. O pessoal até fez um mimo colocando um gerenciador de arquivos com acesso as entranhas do Android, já que a ROM já vem rooteada.

8 Comentários

  1. Fernando, Acho que o link já voltou…

    E referente ao GS2 LIte, A versão do GS2 não é compatível não. E ainda não foi criado uma Rom pro GS2 Lite…

    Tbm não achei a CM10 pro GS2 normal… A ultima é de dia 28/10 e é CM9.1.

Deixe uma resposta