crise_na_nokia

A chegada do novo Windows phone 8, lançado semana passada pela Microsoft, causou a maior queda no valor das ações da Nokia em 16 anos e de quebra tornou a linha Lumia obsoleta, é o que diz o SFGate. Isso mesmo, a decisão da Microsoft de abandonar o Windows phone 7 não só causou revolta em seus usuários como também afetou diretamente a sua parceria com a Nokia. Desde o anúncio do Windows Phone 8, as ações da finlandesa Nokia caiu 7.4 porcento valendo agora 1.79 euros.

Levando isso em consideração, Stuart Jeffrey, analista da Nomura Holdings Inc. baixou a estimativa de receita da empresa no dia 22 de junho em Espoo. O motivo? o lançamento do novo sistema da Microsoft. Segundo ele a Nokia poderá vender menos smartphones da linha Lumia no terceiro trimestre do que achavam que iriam vender. Ele justifica que os clientes irão esperar até que o Windows Phone 8  apareça oficialmente em algum aparelho. Jeff Gardiner Kvaal e André, analistas da Barclays Capital, disse em um nota 21 de junho: ” Os dispositivos Lumia atuais já são de alguma forma “produtos obsoletos”, disseram os analistas.
crise_na_nokia
Enquanto a Microsoft e a Nokia estão tentando ganhar os usuários com uma tela nova e um punhado de aplicativos, alguns analistas disseram que é provável que os Lumias serão retirados de vendas.  Muitas equipes de vendas estão recomendando aos compradores  esperarem por novos aparelhos equipados com o Windows Phone 8 ou procurar aparelhos alternativos, tais como o novo Samsung Galaxy III ou novo iPhone. Eu particularmente acho isso um exagero, porém esses vendedores negociam diretamente com as lojas de varejo o que pode prejudicar, e muito, a Nokia.

Leiam também

Eu sei que muita gente não concorda com isso, principalmente no post que fiz falando do assunto, mas depois de ler muitos sites gringos que estão mais próximos dos acontecimento bem como blogs da própria Microsoft, tá na cara que a empresa abandonou o Windows phone 7. Por outro lado, não acho que usuários devam simplesmente não comprar os aparelhos. Como sempre digo aqui no blog, se o sistema/ smartphone estão fazendo tudo o que você precisa não é necessário ficar se preocupando com atualizações. É o caso do Android, não importa se está no Gingerbread ou no ICS, se está bom para você não esquente a cabeça com atualizações.

Mas no caso dos Lumias, tudo vai depender de quanto eles irão custar. Se eles serão vendidos com preços de smartphones tops não vai compensar comprá-los já que até o fim do ano chegarão os tops com Windows Phone 8. Mas sem dúvida que isso vai atrapalhar as vendas da Nokia, que já não estão lá essas coisas, uma solução é a Nokia lançar rápido modelos com Windows Phone 8 e reduzir os preços dos atuais.

Se vocês acham que somente eu estou reclamando, saibam que está rolando uma petição para a Microsoft exigindo que ela reconsidere e traga mais aplicativos e funções do Windows Phone 8 para o 7.8. A petição já ganhou mais de 10.000 assinaturas no canal da Microsoft, vai lá e participe.

E ai, vocês acham que isso pode mesmo gerar uma crise na Nokia como os “especialistas” estão dizendo, ou a Nokia já tinha tudo isso planejado? deixem seus comentários!

21 Comentários

  1. Eu já usei Nokia mas, atualmente, acho bem difícil ela voltar ao que era. A culpa em si não é da empresa, acredito que o mercado já esteja bem consolidado o Android e iOS. A Microsoft lançou o WPhone como promessa de revolução e a Nokia abraçou o sistema como seu salvador. Erro fatal, ela devia ter investido em paralelo no Symbian, sim, devido à grande massa de fãs da plataforma.

  2. Eu tive um windows phone recentemente… fiquei com ele um mes… vendi…. nao da para comparar com android ou ios… Mas a Microssoft quebrou as pernas da Nokia.. !! Vai ser dificil decolar agora…

  3. A Microsoft deveria ter sido mais esperta nessa caso, deveria fazer o que a Apple faz, ao invés de não atualizar para a versão 8, deveria lançar uma versão 8 capada para os dispositivos atuais, do mesmo modo que a Apple faz com seus aparelhos mais antigos. Evitaria menos problemas..

    • Mas ela vai fazer isso… todos os aparelhos da geração 7 iram receber mais um update com a versão 7.8 , que é a versão do 8 capada (Só com as modificações visuais) …

  4. Mas quem vai querer um smartphone q tem pouca menos de 2 anos e já estão ultrapassados,nem serão mais atualizados..Q coisa,hein Nokia..
    Além disso,parece q nem todos os apps do WP8 rodaram no WP 7.5..
    Os Apps para Android rodam quase em todas as versões

  5. Se isso não estava previsto na estratégia da Nokia e da Microsoft com certeza a Finlandesa deve estar bufando de raiva e é bem provável que ela tome uma decisão radical agora, não acho que ela adotaria o Android pois as projeções do sistema não são crescentes, mas enfim… Agora se isso já estava previsto eu realmente não sei mais o que pensar sobre, ou a Nokia está com um coelho muito grande dentro da cartola e está com dificuldades de tirar ele mas mesmo assim ainda aposta nisso ou ela não tem é mais nada pra mostrar e está tentando esconder isso de todas as maneiras possíveis. Em todo caso se a Nokia falir e a Microsoft adquirir a empresa pra mim pouca diferença vai fazer, eu gosto da empresa e etc mas ultimamente ando gostando muito mais da família Windows em si do que dos produtos da marca, eu apenas passaria a utilizar um outro aparelho com WP mas nesse caso eu IMPORTARIA um mas não compraria um Samsung, me recuso a utilizar essas cópias mal feitas mascaradas por configurações de hardware.

  6. Com certeza a Nokia sabe a algum tempo que o wp7 seria extinto…a meu ver usou de ma fé….o mesmo procedimento que ela usou no lançamento do N9……ela esta se matando sozinha….o CEO Stephan Ellop é um verdadeiro cavalo de Troia….

  7. a nokia só esta se afundando… bem que ela poderia esperar mais um pouquinho e lançar o lumia 900 e o 808 pureview com o windows phone 8.

  8. Na boa… a nokia tem que levar ferro mesmo, essa teimosia dela de persistir com o symbian levou ela a chegar a esse ponto. Já tive dois aparelhos da Nokia, realmente são ótimos aparelhos, mais o symbian nunca foi bom, a nokia nunca investiu nele, e quando foi investir já era tarde… o IOS e o android já tinha tomado o mercado.

  9. É trite ler isso.
    A Microsoft deu um tiro na Nokia quando anunciou que os smartphones atuais com o Win Phone 7.5 não serão atualizados para o Win Phone 6.
    Quem vai querer pagar quase 2k em um Lumia 900 sabendo que ele não será atualizado?
    O android tem muito fragmentação sim, mas você pode atualizar seu aparelho com uma ROM customizada ou em casos raros como a Sansung que atualiza os aparelhos.
    Os Iphones são sempre atualizados, basta ver o Iphone 3Gs que roda o IOS 5 muito bem!
    Não sei o que a Microsoft pretende com essa estratégia, mas ela já estava para traz dos concorrentes, agora então ficou mais ainda e caiu no meu conceito.
    Com toda certeza meu próximo Smartphone/Tablet será um android ou Apple e não um Win Phone

  10. olha tem muita gente sendo maria vai com as outras em suas opiniões, mas esse cenário da nokia tá estranho tá na pior precisando se reerguer e mais essa pra completar, mas isso tem dinheiro na parada e lógico que a nokia sabia disso tudo, simplesmente ela tá acreditando no wphone 8 e na microsoft e sua grana,mas estou com o lumia 800 à 5 meses, até novos aparelhos com wphone 8 da nokia chegarem ao Brasil meu velho lumia 800 estará com 1 ano ou mais, então essa atualização pro 7.8 tá de bom tamanho. o nokia tá preparando alguma surpresa pra ela tá acreditando tanto no wphone 8, mas que tá estranho todas essas noticias isso tá, sem estrategia de mercado, no fim de ano com os lançamentos teremos uma ideia melhor sobre isso tudo..

  11. "Como sempre digo aqui no blog, se o sistema/ smartphone estão fazendo tudo o que você precisa não é necessário ficar se preocupando com atualizações. É o caso do Android, não importa se está no Gingerbread ou no ICS, se está bom para você não esquente a cabeça com atualizações." , só que há uma diferença André, no caso do android os apps novos funcionam nas versões antigas, o que não vai ser o caso do windows phone.

    • Concordo Pedro. Mas me referi a usuários que nem instalar aplicativos instalam em seus aparelhos, mas graças as grandes reclamações sensacionalistas que existem em alguns blogs acabam reclamando sem nem saber o que significa. Esses não precisam mesmo ficar se preocupando com atualizações. Abs

Deixe uma resposta