Quem costuma navegar no mundo das comunidades Android e das ROMs alternativas deve conhecer um cara chamado Koush. Ele é simplesmente o criador da ROM CyanogenMod e do app ROM Manager, além de vários aplicativos legais para o Android. Kaush anunciou hoje mais um interessante aplicativo chamado Carbon, sua função? fazer backup de seus aparelhos Android nas nuvens. Além disso esse backup pode ser restaurado em outro dispositivo.

13 - 1
Por enquanto o app requer acesso root e que o aparelho esteja rodando o Android 4.0 para cima, mas no futuro ele irá não precisará mais que o aparelho tenha acesso root. Basicamente, o Carbon irá fazer um backup e restaurar seus aplicativos locais, para isso ele guardará todos os dados nas nuvens, podendo o usuário escolher entre o Google Drive ou Dropbox), ou em ambos. O que mas impressiona é a possibildiade de sincronizar tudo com outro aparelho.

A versão beta já está funcionando e a final chega em breve. Koush ainda considera a ideia de tornar o código do Carbon open-source, mas ainda não definiu. Para fazer o download do apk, clique aqui. Mais informações no post original dele.

3 Comentários

  1. É muito bom ver que existe essa possibilidade. Pelo que vi no post do desenvolvedor, a versão atual ainda requer o acesso como root, mas a versão final não precisará. Por conta disso, vou esperar até que saia a versão final.

    Realmente queria algo assim já tem tempo. Algo que a Google precisa desenvolver para fazer com que mais pessoas queiram ter smartphone e tablet Android é o compartilhamento de conteúdo entre vários aparelhos. Sem essa integração, acaba sendo até mais conveniente que os usuários tenham smartphone Android e um iPad, já que o conteúdo dos apps não será integrado mesmo.

    O Asus Transformer TF300T, e provavelente outros da empresa, até tem um app para se fazer backup do conteúdo, mas o funcionamento não é muito consistente. Cheguei a testá-lo, mas após fazer reset do aparelho não consegui fazer a restauração. Nisso, o progresso em jogos acaba sendo perdido.

    • Verdade. Eu mesmo hoje tenho um smartphone e um tablet Android, mas estou pensando seriamente em partir para um iPad, para "diversificar". Como você disse, nada é integrado mesmo.

    • muito bem colocado, tenho um tablet android e a coisa é desanimadora, poucos apps dedicados para tablet …..e o pior possibilidade de compartilhamento zero…

Deixe uma resposta