Em fim chegou o dia, depois de rumores em cima de rumores, hoje a noite a Samsung mostrou ao público seu mais novo top de linha, o Samsung Galaxy S IV. Ele veio para dar continuidade a linha conhecida hoje como a elite dos smartphones com Android. Será que a Samsung conseguiu mostrar ao público tudo o que esperávamos dele?

Galaxy S IV – Design

O ditado diz que a primeira impressão é a que fica. Se seguirmos a risca esse ditado, talvez o Galaxy S IV não seja tudo aquilo que todos esperávamos. Comprovando todos os últimos rumores envolvendo o aparelho, a Samsung praticamente não mudou o design do aparelho, é como se o mesmo aparelho estivesse em nossas mãos. O odiado plástico está lá, presente e onipotente no Galaxy S IV. Ele tem o mesmo visual arredondado com bordas finas para abrigar a tela de 4,99 polegadas. Na parte de baixo continua o botão de navegação físico. As cores também continuam as mesmas: Azul escuro e Branco.

Pouca mudanças no design
Pouca mudanças no design

O pessoal do AndroidPT tirou uma foto dele lado a lado com o rival HTC One. Conclusão: nesse aspecto a HTC vence muito fácil a Samsung, palmas para ela.

samsung-galaxy-s4-vs-HTC-one

Galaxy S IV – Hardware

Mas se você é daqueles que olha além da imagem, prepare-se: o Galaxy S IV é superior, bem de longe, há qualquer outro smartphone que exista no universo. Dá uma olhadinha na sua lista de especificações abaixo.

  • Tela Super AMOLED de 4.99 polegadas, com resolução de 1080 x 1920p (441 ppi), com tecnologia Corning Gorilla Glass 3
  • Dimenões: 136,6 x 69,8 x 7,9 mm
  • Peso: 130 gramas
  • CPU em 2 versões: Qualcomm Snapdragon Quad-core de 1,9 Ghz / Exynos Octa Core de 1,6 Ghz
  • Memória RAM de 2GB
  • Memória interna de 16/32/64GB
  • Suporte para cartão microSD até 64GB
  • Android 4.2.2
  • Interface do usuário TouchWiz
  • Câmera traseira de 13MP, 4128 x 3096 pixels, autofocus, flash de LED com HDR
  • Câmera frontal de 2MP
  • 2G/ 3G/ 4G
  • Wi-Fi, Bluetooth 4.0, NFC, microUSB
  • Bateria Li-Ion de 2.600 mAh
  • Duas cores: White Frost/ Black Mist

Notaram o seu processador, ou melhor, seus processadores? Isso mesmo são duas versões com diferentes processadores. Isso acaba com a dúvida sobre o assunto, já que um site disse que era dual-core e outro disse que era octa-core essa semana. Antes de tudo vale lembrar que embora tenha 8 núcleos, o Exynos 5 só trabalha com 4 núcleos por vez. Mas mesmo assim é o melhor que existe no mercado. São 4 núcleos do aguardado Cortex-A15, o mais avançado hoje em dia, e 4 núcleos Cortex A-7 que só são usados quando as tarefas “pedem arrego”, isso é para economizar energia. Mas nem tudo sem flores. Segundo a Samsung, o modelo Exynos 5 virá um pouco depois visto que os testes realizado com esse processador não foram satisfatórios em relação ao Snapdragon.

GALAXY-S-4-camera
Câmera de 13 Megapixels

Outra novidade é que parece que não haverá vários modelos para diferentes mercados como aconteceu com o Galaxy S3, Porquê? simples: ele é compatível simplesmente com todos os 4G LTE que existem no mundo! Você usa mais o Wi-FI? ele tem o que há de mais moderno pois usa a nova certificação 802.11ac que consegue ultrapassar 1 Gbps de velocidade, isso se você tiver um roteador compatível com essa velocidade, o que não é nem um pouco comum.

Leiam também:

Para completar o pacote, ele vem uma câmera de 13 Megapixels e outra frontal para vídeo chamdas de 2 Megapixels. Um recurso inovador que a Samsung trouxe é a possibilidade de usar as duas câmeras ao mesmo tempo, ele se chama “Dual camera” (dã). O que fazer com isso? você pode, por exemplo, tirar duas fotos de oito maneiras diferentes. Outra coisa é fazer simultaneamente dois vídeos, um com cada câmera. Esse recurso é interessante em uma vídeo chamada onde você poderá, ao mesmo tempo, mostrar o que está acontecendo ao redor e também o seu rosto, tudo em full HD já que ambas as câmeras possuem essa capacidade.

A tela de 4.99 polegadas com resolução full HD conta com um novo recurso chamado chamado de Adapt Display. Ele muda o brilho, saturação e cor da tela, de acordo com o local onde você está e o conteúdo que está assistindo. Semelhante a tecnologia usada nas TVs de tela grande moderna. Além disso ela possui uma tecnologia herdada do Note 2 onde basta você aproximar o dedo dela e um sensor detecta isso e faz, por exemplo, um Zoom na imagem antes de você toca-la na galeria de imagem. Há, assim como o Nokia Lumia 920, a tela pode ser usada com luvas.

011Samsung_Galaxy_S4_35627724_additional_610x436

Galaxy S IV – Novos recursos de software

Se o hardware impressionou, mas nem tanto, a Samsung deu uma de Apple e resolveu apostar nos recursos aquém hardware no Galaxy S IV. Ela já tinha feito isso no Galaxy S3. Antes uma breve listinha desses novos recursos:

  • S-Voice
  • S-Voice Drive
  • Smart Stay eye tracking
  • Flouting Touch/ Air view
  • Dropbox (Armazenamento de 50GB)
  • Reconhecimento gestual/ Air Gesture
  • S Translator entende 9 idiomas, escreva ditando e tenha o texto ditado

O S-Voice, assistente pessoal concorrente do Siri da Apple, agora fala português. Já o S Health monitora seu condicionamento e monta algumas listas de atividades. O S Voice Drive permite o motorista comandar quase que todo o smartphone sem usar as mãos, somente a voz.

"Algumas" funções da barra de notificações.
“Algumas” funções da barra de notificações.

Outra novidade interessante é o S Translator, que é semelhante ao Google translator com um diferencial: o idioma tá salvo no celular, sendo assim, ele é capaz de traduzir tudo o que você fala sem estar conectado.

Abaixo um vídeo Hands-on do Galaxy S IV feito pelo The Verge

Galaxy S IV – Disponibilidade e preço

O Samsung Galaxy S4 chegará às lojas no segundo trimestre de 2013 no fim de Abril. A Samsung também já adiantou que ele será lançado por 327 operadoras, em 55 países, com versões em 3G e 4G/LTE. Os executivos da Samsung apostam suas fichas nele e dizem acreditar que ela passe de 10 milhões de unidades vendidas já no primeiro mês. Marca digna de novo iPhone.

De acordo com o TechTudo, o Galaxy S4 chega ao Brasil no dia 26 de abril ao Brasil, custando R$ 2.399 a versão 3G e R$ 2.499 a versão 4G.

Ele é bom? sim, mas esperávamos mais

Pode parecer estranho depois de tantos elogios usar a frase acima, porém creio que a maioria esperava mais da Samsung. Sem dúvidas que não há concorrente para ele hoje no mercado, porém a Samsung poderia colocar ele mais ainda na frente. A começar pelo seu design. Um aparelho desse nível merece um tratamento especial, é comprovado que o público não olha com bons olhos o plástico utilizado pela Samsung, dá ainda uma sensação de vagabundo. Vide o exemplo do HTC One, possui um design impecável e materiais de primeira linha. Outro exemplo é o Lumia 920 e até o próprio iPhone 5.

Quanto ao processador, me parece que ainda não era a hora de utilizá-lo, a Samsung se precipitou. Quem vai utilizar esse processador já com os problemas resolvidos será o Galaxy Note III. Ao que me parece, quem realmente é o grande top da marca são os da linha Note e não da S.

Mas resumindo, ele é um excelente aparelho e a Samsung mostra que ainda vai ficar um bom tempo vendo a concorrência lá do topo da cadeia alimentar.

E vocês, gostaram do Galaxy S IV? comentem abaixo o que vocês gostaram e também o que odiaram!

Com informações do AndroidPIT

7 Comentários

Deixe uma resposta