tela

Ontem a Microsoft finalmente lançou o Windows Phone 8 – foi o segundo evento grande da empresa já que ela também anunciou na Segunda o seu tablet Surface com windows 8 – o evento que foi realizado para desenvolvedores da plataforma Mobile ocorreu em São Francisco e mostrou todas as novidades da nova versão do sistema, o Apollo.

Adeus Windows CE, bem vindo Windows 8

A mudança mais drástica – do ponto de vista da programação – é a troca do núcleo do Windows Phone. Os mais antigos devem lembrar do Windows CE, uma versão do sistema usada para equipamentos mobile no passado, pois bem, até a versão 7.5, o Mango, o WP usava o kernel desse sistema. A partir da versão 8 o kernel usado será o mesmo do Windows 8 usado em PCs e tablets como o Surface.

Melhores processadores, telas e desempenho

Na prática isso significa que poderemos ter smartphone bem mais poderosos rodando o sistema já que os drivers usados no sistema pai Windows 8 poderão ser usados também no Windows Phone. A empresa já adiantou que os próximo smartphones que virão rodando o sistema poderão usar processadores multi-cores e telas com resolução HD e full HD. Mesmo com diferentes resoluções os aplicativos se adequarão perfeitamente a elas.

processor

A Microsoft fez otimizações para tornar a navegação na internet do sistema mais rápido, atualmente embora o sistema como um todo seja extremamente rápido o navegador ainda fica devendo. O Internet Explorer 10, incluído no Apollo, terá o mesmo motor de renderização da versão para Windows 8. Para mostrar o desempenho o pessoal usou o teste de benchmark SunSpider, que executa instruções em JavaScript, o resultado? o sistema da Microsoft foi mais rápido que o Samsung Galaxy S III, HTC One S e iPhone 4S com iOS 6.

Uma nova tela inicial

A tela inicial do Windows Phone formada por “tiles” atualmente possui duas colunas deixando um espaço vazio preto do lado direito da tela, isso não vai mais acontecer. A nova tela ocupará todo o espaço da tela ganhando uma ou mais colunas de tiles. Interface totalmente inspirada na interface Metro utilizada no Windows 8. Esses novos tiles também serão redimensionáveis, deixando eles bem próximos do que são os Widgets atualmente no Android. Só o iOS mesmo que não tem nada parecido.

tela

Cartão de memória em fim…

Depois de muita reclamação, um dos maiores problemas do Windows Phone atual cai por terra: a partir da versão 8 o sistema irá suportar cartões de memória microSD para armazenamento de aplicativos. Até os dados dos aplicativos poderão ser armazenados nos cartões assim como acontece atualmente com o Android.

Mais aplicativos finalmente.

Eu sei que os usuários do Windows phone falam que a loja está bem servida de aplicativos e não deve nada para a concorrência. Mas quem já usou bastante o Google Play ou a App Store sabe que eles tem que comer muito chão ainda. A Microsoft está disposta a mudar isso. Como o sistema rodará aplicativos com código nativo, desenvolvedores do Android e iOS poderão portar seus aplicativos para o Windows Phone 8 sem reescrever muitas linhas de código. Os jogos ainda serão beneficiados pelos drivers gráficos compartilhados com o Windows 8 e o suporte ao DirectX.

Nokia Maps para todos

A parceria da Nokia finalmente deu frutos para outros fabricantes. A partir do Apollo qualquer smartphone que use o sistema Windows Phone  poderá utilizar o melhor navegador GPS off-line do mercado mobile. Quem já usou um Nokia sabe o quanto faz diferença um navegador off-line de GPS sem precisar ficar dependendo na porcaria de internet 3G que existe no Brasil. Até um live tile do Nokia Maps estará disponível.

nokia_mapas

Melhor recurso de multitarefa

Embora hoje já exista a multitarefa no Windows phone ela não funciona perfeitamente. Por exemplo, caso você use um aplicativo de VOIP como o Skype, no momento da ligação ele automaticamente fecha outros aplicativos que estavam em background, isso não acontecerá mais. Imagine você usando o GPS e de repente uma ligação do Skype simplesmente fecha o aplicativo, ninguém merece.

Reconhecimento de voz

Aplicativos poderão ser gerenciados através da voz, funcionalidade já presente em praticamente todos os sistemas mobile atualmente. Durante a apresentação eles iniciaram e pausaram um trecho da serie Game of Thrones apenas “conversando” com o celular.

Usuários atuais chorem, seus smartphone não serão atualizados.

Depois de muita briga e boatos finalmente veio a confirmação: os atuais aparelhos rodando o Windows phone não serão atualizados para a próxima versão.

A explicação é óbvia. O windows phone evolui muito, mudou de kernel e irá suportar processadores multi-core. Isso por si só impossibilita a atualização. Para não ficarem chupando dedo terá uma atualização 7.8 onde algumas funcionalidades serão acrescentadas nos atuais como por exemplo a nova tela inicial.

As atualizações serão feitas via OTA e a empresa garantiu 18 meses de atualizações para cada aparelhos, a não ser que eu esteja totalmente enganado, mas isso para mim é fragmentação, que me perdoem os fãs boys da marca.

5 Comentários

  1. o wp parece muito bacana, a unica coisa que me chateia e me faz continuar no android é: apps (os que mais uso ainda nao foram portados) e o bluetooth. Poderiam desbloquear para transmitir arquivos (mesmo que fosse somente as fotos e docs).
    Nem todos meus amigos tem smarts ou internet liberados… ficar compartilhando por skydrive é inviavel por enquanto.

Deixe uma resposta