Depois de vários rumors o Facebook apresentou hoje suas novidades no mundo mobile. Mark Zuckerberg, CEO da empresa, mostrou no palco o novo aplicativo “Home” do Facebook. Ele é um launcher que mostra diversos serviços da empresa.

O Facebook é uma central de tudo o que acontece na sua conta na rede social e consequenteme todas as atividades dos seus amigos, mais social que isso impossível. Logo na tela inicial do App são mostrados todos os posts e fotos que seus amigos estão postando, mas com um diferencial. Ele traz a função do “filial” Instagram onde você pode curtir e comentar apenas com um duplo clique, notem: tudo isso sem sequer abrir o app nativo do Facebook. Além disso a central de notificação do Facebook subsititui a do Android, pois ela mostra não só as notificações do Facebook mas também de outros aplicativos, ele meio que puxa isso do Android.

facebook-home (3)
Curta e comenta sem abrir o app do Facebook
facebook-home (4)
Central de notificações intregrada

O aplicativo Facebook Messenger também é totalmente integrado ao Facebook Home. Bata dar um toque no seu avatar e arrastar para a opção Messenger e depois escolher a foto com quer você quer conversar. Um detalhe interessante é que quando surge outra notificações, durante o bate papo, a foto do seu contato com conversa aberta fica flutuando na tela, em cima das notificações ou de outros bate papos.

facebook-home (8)

Mas você se pergunta, legal to no Facebook, mas e se eu quero abrir outro aplicativo qualquer, farei o processo normal de fechar o atual, no caso o Facebook Home, e depois ir no Launcher e abrir o app que quero, correto? não. O Facebook é integrado com o Android e é um launcher.  Basta você tocar na sua foto de perfil e arrastar o dedo até a opção “Apps”. Lá está um launcher semelhante ao padrão no Android. Repetindo: tudo isso sem sair do app Facebook Home.

facebook-home (5)

Inicialmente, o Facebook Home será compatível apenas com o HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S3, Samsung Galaxy S4 e Samsung Galaxy Note 2. Ele ainda não está disponível para download, só chega na Google Play Store a partir de 12 de abril.

facebook-home (7)
Vale destacar que a ideia é excelente, reunir tudo em uma tela só. Mas não é novidade, afinal o próprio Windows Phone em si já usa esse conceito sem ter que instalar um aplicativo de terceiro.

O Facebook Home só funciona em aparelhos potentes, sendo assim, se você espera ter um celular mais leve usando somente ele para gerenciar tudo, talvez isso ainda não seja a solução.

2 Comentários

Deixe uma resposta