Depois de muito mistério em volta do processador A6 da Apple que equipa o iPhone 5, finalmente o pessoal do iFix dessecou o processador e nos deu detalhes de sua fabricação bem como de suas configurações. Para começar confirmando os rumores ele possui um processador ARM dual-core, 1G GM de RAM fabricado pela Elpida e uma GPU PowerVR de 3 núcleos.

Vários benchmarks já tinham mostrado que esse processador tem desempenho igual ou superior que alguns Quad-cores. Sendo ele dual-core, o que faz ele mais rápido? o projeto da Apple. Embora ele tenha sido fabricado pela Samsung, a Apple projetou o layout desse processador do zero, pois ela tinha total controle sobre o mesmo.

apple-a6-teardown-ifixit

Para começar, quando comparado com o layout de outras GPU que utilizam o mesmo núcleo Cortex, o layout (disposição) dos núcleos do A6 parecem um pouco caseira. Geralmente, os blocos lógicos tem seu layout “automagicamente” definidos com o uso de software de computador avançado. No entanto, parece que os blocos de núcleo ARM do A6 foram colocados manualmente, como que feitos a mão. Uma disposição manual geralmente resulta em maiores velocidades de processamento, mas é muito mais demorado e dispendioso de se produzir.

O layout manual dos processadores ARM dá muito crédito ao rumor de que a Apple projetou um processador personalizado do mesmo calibre do novo Cortex-A15 , há vários anos que não surgia no mercado um  chip com layout manual como esse.

4 Comentários

  1. Mesmo calibre do Cortex a15 não..
    O Snapdragon S4 pro é o dobro mais potente q todos os atuais smartphone,mais q o dobro até q o S3 .
    E esse snpdragon tem só algumas instruções do Cortex A15 e passou umilhando todos os concorrentes.
    Então imagine o poder do Cortex A15…
    Lembrando q o Snapdragon S4 pro é Cortex A9

    • Ezequiel, não se prenda muito em "quantos cores" é feito um processador. No caso, o layout e a disposição dos componentes melhoram a velocidade do processador, por N quesitos de engenharia. Esse é o caso do A6. Não dá para comparar ele com o A9 ou A15 pois ele é uma arquitetura feita do 0 pela Apple. Não dá para definir ele como sendo A9 ou A15.

      Abs

      • Sim,não dá para definir como Cortex A9 ou Cortex A15
        Quero dizer q nos testes ele se comparou com os quad core q usam o Cortex A9
        além disso,os testes foram somente do navegador.
        Mas nos testes não tinhao Snapdragon S4 pro q deixou os quad cores comedo poeira,e em vários testes,não só do navegador.
        Quero dizer q com algums instruções do Cortex A15 o Snapdragon com o A9 ganhou brutalmente de todos os quad cores,pode incluir o Iphone 5
        Então um Cortex A15 é um verdadeiro monstro. E muito melhor q qualquer processador atualmente

Deixe uma resposta