Hoje postamos duas noticias envolvendo a Nextel, de dois modelos novos que não utilizarão a tecnologia característica dela: o famosos “rádio”. O recurso que é chamado Direct Connect e utiliza a tecnologia Push To Talk (PTT), que é semelhante ao sistema Walkie-talkie e ao rádio móvel, igual ao que a policia usa. Ele ainda é muito utilizado pelas empresas justamente pelo fato de um funcionário falar diretamente com o outro sem pagar absolutamente nada. Mas dai surge a pergunta: como funciona o rádio da Nextel? Primeiramente é necessário saber que a tecnologia tem nome, ela se chama iDEN (Rede Digital Integrada Avançada). O iDEN virou sinônimo de Nextel pois ela é a única que oferece esse serviço, já que só ela possui uma rede celular especial totalmente separada que possui suas próprias freqüências e equipamentos. Além disso a empresa também possui uma rede de celular comum.

Outra curiosidade é que a dona da rede iDEN é a Motorola. Ela utiliza a parte de 800 MHz do espectro de rádio atribuído ao serviço de rádio móvel especializado (SMR). A Nextel adquiriu um amplo segmento dessas freqüências em um número singificativo dos mercados de serviço celular nacional e internacional. Na prática significa que a Nextel é líder dessa tecnologia praticamente no mundo todo. O iDEN utiliza a tecnologia TDMA para dividir uma freqüência de 25 KHz em seis espaços de tempo separados. Usando uma combinação de sinais semi-duplex e duplex, a iDEN consegue oferecer vários tipos de serviços além do Direct Connect, como ligações normais via celular, mensagens, emails, serviço de dados e muito mais.

O PPT requer que a pressoa que fala pressione um botão enquanto fala, e solte quando pára de falar. O ouvinte, então, pressiona seu botão para responder. Dessa forma, o sistema sabe para qual direção o sinal deve ir. Para ativar o Direct Connect, a Nextel configura seu telefone para utilizar um serviço de chamadas móvel para chegar à pessoa ou às pessoas especificadas que obviamente também precisam ter um Nextel. Basicamente acontece isso:

  • você aperta o botão Direct Connect, que está configurado com o(s) número(s) da pessoa (ou grupo) que está chamando;
  • seu telefone estabelece uma sessão com a rede Nextel baseada em iDEN;
  • a rede determina que isso é uma chamada móvel (Direct Connect) em vez de uma chamada de interconexão (uma chamada normal por telefone celular);
  • em seguida, a rede determina se a chamada é de um-para-um ou para um grupo. Se for uma chamada de grupo, a rede duplica os pacotes de voz digital para cada telefone do grupo;
  • a rede roteia os pacotes para o telefone (ou telefones) da pessoa (ou do grupo) que está chamando;
  • seus telefones os alerta quando receberem uma chamada Direct Connect;
  • eles atendem à chamada pressionando o botão Talk (falar). Quem pressionar o botão, independentemente de ser uma chamada de um-para-um ou de grupo, é quem fala;
  • a chamada é completada e todos se desconectam.

Como você pode ver, o recurso Direct Connect ainda conta com tecnologia celular para conectar-se ao(s) receptor(es). Um rádio de estilo “walkie talkie” normal de duas vias somente irá funcionar se os rádios estiverem dentro de uma determinada distância um do outro. Sistemas que utilizam o recurso Direct Connect podem se comunicar em qualquer lugar dentro da área de serviço especificada pela Nextel, tipicamente uma área urbana ampla ou até em um estado inteiro.

2 Comentários

  1. Sistemas que utilizam o recurso Direct Connect podem se comunicar em qualquer lugar dentro da área de serviço especificada pela Nextel, tipicamente uma área urbana ampla ou até em um estado inteiro.

Deixe uma resposta