Root: Como fazer? O que é acesso root? saiba tudo

Root: Como fazer? O que é acesso root? saiba tudo

Muitos usuários depois de um tempo utilizando o Android  uma hora ou outra se depara com o tal do acesso root no Android, quando isso acontece surge a pergunta: O que é root no Android? Como rootear o Android ? para que serve? Vai chegar um momento que quando você estiver lá sossegado navegando na Google Play vão surgir aplicativos que necessitam disso. Se você sabe o que é esse acesso, pule para o fim da página com os links que ensinam como fazer ele no Android, em todos os aparelhos.

O que é Root

Antes de tudo precisamos lembrar que o Android é como um sistema operacional para computador, assim como o Windows, Mac OSX e Linux. No caso do Linux, o Android foi baseado nele. Sendo assim, do mesmo jeito que no Linux certas coisas a serem feitas é necessário privilégios de administrador (ou super usuário), no Android também acontece. Mudanças mais profundas no sistema só pode ser feita por um Super usuários, ele pode transformar você em um super usuário do seu smartphone. Para efeito de comparação, quem usa um Android sem acesso a raiz do sistema fica privado de poder fazer determinadas mudanças e operações sobre o sistema.

o que é root no android

Mas você dever estar se perguntando: eu não sou programador nem nada parecido, então para que eu preciso fazer essas mudanças tão profundas no sistema? para que serve o root no Android para mim? Simples, como ele você pode ceder esses seus “superpoderes” para aplicativos que não funcionariam sem eles, como alguns programas gerenciadores de arquivos e alguns programas de backup como o megafamoso Titanium Backup. – Leiam aqui uma lista com aplicativos para backup que precisam do acesso a raiz do sistema

Outra coisa importante, se não a mais, de se ter o acesso root, é a possibilidade de colocar ROMs alternativas no seu celular. Por exemplo: você possui um Samsung Galaxy S. Esse aparelho nunca será atualizado nem para o Android ICS, ele parou no Gingerbread, a Samsung não irá atualizar ele nunca. Mas se você tem acesso, com apenas alguns simples procedimentos você conseguirá colocar um ROM, por exemplo a CyanogenMod, que já está no Android Jelly Bean para esse aparelho!

Então, nessa página, há um conglomerado de posts com links para você saber como dar acesso a raiz do sistema ao seu Android. Então é isso, selecione o link e saiba como dar acesso a raiz do Android do seu aparelho. Escolha dentre as várias opções abaixo.

Algumas questões a serem levantadas:

Como eu faço para fazer o Root no meu Android?
Para cada aparelho ha um modo de fazer. Mas na maioria dos aparelhos, o Super One Click funciona.

Se eu fizer o Root no meu Aparelho, eu perco a Garantia?
Sim! O ele é “proibido”, por tanto, se você o fizer, você perdeu a Garantia do seu aparelho.

Se eu fizer o Root, posso remove-lo depois?
Sim! Você pode remover o acesso a raiz, quando desejar, sendo necessário, em alguns casos, voltar o celular as configurações de fabrica, ou reinstalar a ROM.

O que é ROM?
ROM é o Sistema Android instalado no seu celular.

Fazer Root estraga o meu celular?
Há riscos, muitos ao tentar esse feito, perdem seu aparelho, outros simplesmente são obrigados a reinstalar a ROM.

Como eu sei que meu celular tem acesso ao Root? Se ele esta Roteado?
Ao faze-lo, um aplicativo, chamado SuperUser é instalado no eu Aparelho, isso mostra que o Root deu certo.

Como funciona o aplicativo SuperUser?
Simples, ele gerencia quais aplicativos tem acesso ao Root. Ou seja, nenhum aplicativo que você não queira, ira ter acesso ao seu celular.

Então é isso pessoal, em breve faremos um post falando sobre como dar acesso root ao Android.