Ontem postei a respeito do Nokia N8, notem que postei o Review que foi feito pelo Mobile Review e não por mim, enfatizei que o Mobile review não viu nada de revolucionário no aparelho, notem que na verdade todos esperam um Smartphone da Nokia que irá revolucionar o mercado de Smartphones, porquê isso? simples, a concorrência, digo iPhone e Milestone, causaram um tremendo boom em seus lançamentos e a Nokia há tempos que não consegue isso, as últimas 2 vezes que tentou foram com o N97 e o N900: o primeiro foi sucesso absoluto.. de critica e o N900 teve um bom reconhecimento mas não como esperavámos, é um ótimo aparelho mas vejo ele um pouco abandonado pela Nokia e é para um público mais “seleto”.

Agora a Nokia anuncia oficialmente Nokia N8, era esperado novamente uma revolução com o “novo” Symbian^3 mas como disse o Rodrigo Toledo “ele é uma evolução e não um revolução”. Ele tem um Hardware mediano se compararmos com outros como o Nexus One, Xperia X10, HTC HD1, iPhone 4G (?) dentre outros, mas temos que lembrar que o Symbian, pelo menos o S60, é um sistema leve e exije menos do Hardware que outros como o Android e o iPhone OS, sendo assim o Nokia N8, creio eu, terá um bom desempenho em termos de velocidade, e no quesito câmera (indispensável para alguns) ele é muito competente (fotos e vídeo) e está no mesmo nível ou mesmo melhor que o Sony Ericsson Satio e Omnia HD. Vale lembrarmos que muitos simplesmente não trocam seus Nokias Symbians simplesmente por não haver smartphones a altura nesse quesito, eu mesmo demorei para decidir comprar um Milestone por esse motivo e sinceramente uma boa câmera faz muita falta e o Milestone não supre essa necessidade.

Agora vamos aos contras. Embora o Symbian tenha aplicativos para quase tudo, os aplicativos e a loja de aplicativos tanto do Android como do iPhone (principalmente) estão melhores que o do Symbian, falo isso como usuário dos 3 sistemas atualmente. E o Symbian^3 embora novo, não trouxe absolutamente nada que o Android já não faça: multiplas telas o Android já faz, multitarefas também, Widgets também e outras coisas.

Claro que ainda temos só vídeos do Symbian^3, ainda não temos nenhuma experiência real para nos contarmos como ele é. E os aplicativos até onde se sabe continuão sendo os mesmos que antes, ou seja, nada de novo por enquanto. Mas isso pode mudar.

Resumindo eu acho que a Nokia finalmente colocou um aparelho no mercado para competir com alguns outros, no mesmo nível, coisa que o N97 não conseguiu, mas ainda é inferior a aparelhos como o Nexus One, Droid Incridible, Xperia 10, HTC HD e o iPhone 4G (caso seja verdadeiro). Mas ela está um pouco atrasada, mas como diz o ditado: antes tarde do que nunca.

Eu não trocaria o Milestone pelo Nokia N8, mas acho que ele será um belo upgrade para os usuários que não abandonan a Nokia e querem abandonar o Nokia N97.

E vocês o que acham do Nokia N8? deixem os seus comentários!!

30 Comentários

  1. Acho que a Nokia está se afundando, assim como a Motorola fez há algum tempo e só ressucitou com o Android. Symbian já era, eu que achava meu 5800 com uma interface muito inferior ao iPhone 3G que tive, nem comparo ele com o meu Milestone, que além de todas as vantagens do Android ainda conta com o sinal incomparável e o bluetooth com alcance sem igual, qualidades de hardware que só a Motorola oferece.

  2. Concordo com o comentário sobre o Nokia N8! Só quero acrescentar que o Nokia N8 é para futuros novos clientes da Nokia e para os fãs de carteirinha, que independente de qualquer coisa, sempre estão com a Nokia.

    André,

    Após longos 8 meses de espera, finalmente a Nokia resolveu meu problema! No dia 18 de Agosto de 2009 fui ao PROCON aqui em Brasília para abrir uma reclamação contra a Nokia sobre alguns defeitos no meu N95. Na ocasião, a Nokia se negou a fazer a troca do aparelho alegando que, para ela, só é considerado reparo no aparelho quando é feito a troca de alguma peça. Como das quatro vezes que levei o aparelho na autorizada, apenas um vez foi feito a troca de peça, e nas outras apenas atualização de soft, a Nokia relutou em fazer a troca. ( Afinal, quando um técnico testa um aparelho e constata que o problema do mesmo está no seu sistema operacional e que a "solução" e fazer uma atualização, isso não é um reparo?) Para o meu azar o PROCON está com muitos processos parados e o meu estava na fila de espera. Bom, Ontem à tarde recebi dos correios uma caixa! Quando abri lá estava um Nokia N85! Poderia está feliz, mas passei por tantos transtornos e aborrecimentos, que para ser sincero fiquei com a impressão de que a Nokia tinha me feito uma caridade ao enviar para minha casa um kit do N85. Agora eu pergunto! Por que uma empresa como a Nokia insiste em fazer isso com seus clientes? Acredito que mais importante que conquistar novos clientes e mantê-los! O código de defesa do consumidor não diz em momento algum que, só é considerado um reparo quando houver troca de peças… Sendo assim por que esse desrespeito por parte da Nokia?! Ela está acima das nossas leis?! É ela quem determina o que deve e o que não deve ser feito com os direitos do consumidor?! Difícil entender!

    Sempre usei os produtos da Nokia, não por veneração, mas sim pela qualidade que os mesmos apresentavam! Agora cansei de brigar com a Nokia para ter meus direitos reconhecidos e respeitados. Essa é a segunda vez que passo por isso com a Nokia!

    Sei que não estou livre de passar por isso com outros fabricantes, porém estou disposto a tentar algo novo! Do que ficar dando murro em ponta de facas!

    Desculpe por ser tão extenso nas minhas palavras!

    Um abraço!

  3. Aparentemente o N8 é um aparelho a mais no mercado, que não apresenta quesitos que realmente mereçam uma maior atenção. Pelo que foi visto até aqui, apenas se equipara à concorrência e a Nokia parece realmente estar "dormindo" no ponto. Mas o gigante vai acordar. E quando acordar…

    Mas acho verdadeira bobagem dizer que a Nokia está morrendo. Quem diz isso não conhece a empresa e nem a abrangência de seu poder de fogo.

    Abraços.

  4. Pablo meu amigo vc tb é de Bsb???? bom saber, qq dia vamos marcar um encontro na feira dos importados pra ver as novidades kkkkkk

    Cara eu tb ja briguei com a NOKIA foram 52 dias de chateação e na epoca me deram outro N95 para substituir o meu que so sabia reiniciar…. nesse ponto a NOKIA é péssima…

    Qto ao N8, nada de revolucionário, nada do efeito Iphone ou do efeito Milestone… só mais do mesmo… só alcançou as outras, não disparou, nao ultrapassou…. tá dificil… nao nego que sou bastante feliz com meu N900, mas tb não nego que nunca peguei um android ou um iphone pra passar alguns dias brincando com a criança… não sei qual seria a minha opnião se um dia fizesse uma coisa dessas…. por enquanto ainda gosto da NOKIA pelo que recebo do N900, mas pela empresa em si já desiludi a muito tempo….

  5. achu q esse aparelho vai bombar..o symbian nao vai mudar mt galera..quem conhece o OS sabe..ele vai ser sempre isso ai..vao mudar algumas coisas e tal..mas vai ser sempre o msm…eu gosto mt do symbian..entao eu to adorando

  6. Grande Tiranorex! Como vai?! Pois é, sempre gostei dos produtos Nokia, inclusive a Nokia me deve $$$ por tantas indicações que fiz de amigos pra ela…kkkk

    Como disse, me cansei desse relacionamento de "malandro"! Apanha, apanha na cara, mas não larga! kkkkkkk

    Vou tentar novas opções e se acontecer qualquer problema, PROCON neles! hehehe

    Admirava a Nokia, não pela imponência do nome, mas pela qualidade de seus produtos e pela capacidade de inovação. Mas, hoje só decepção! Eh, a Nokia era uma grande…

    Tempos bons…

    Um abraço!

  7. Hardware mediano ?

    Tem certeza ?

    ARM de 680 Mhz, 256MB RAM , Amoled Multitouch…..

    Lembre-se, o Samsung OmniaHD, com os mesmos 256MB de RAM, Roda 70 apps ao mesmo tempo….

    Acho que o Hardware está OTIMO…..não é um snapdragon, mas o Milestone tbem nao é.

    Especificacoes completas.

    http://www.forum.nokia.com/devices/N8/

    • Mediano sim amigo, comparar MHZ com GHZ é apenas uma das caracteristicas, há mais envolvido do que isso em termos de processador, esse processador é o mesmo há 3 anos, são apenas modelos overklados em relação aos anteriores, temos que levar em conta outros fatores como cache ao comparar um Snapdragon com esse ARM, são completamente diferentes.

      Por exemplo: um Intel Celeron com 2GHZ tem o mesmo desempenho que um Pentium de 2Ghz? obviamente que não.

      Omnia HD rodar 70 aplicativos só com uma ROM customizada por um hacker, ok? temos que levar em consideração o tempo da bateria, forçar processador, etc. Essas Roms acabam com a bateria rapidamente e diminui a vida útil do processador, ou seja, é um caso atipico.

      Em nenhum momento falei que o Milestone é um top no post, esse em termos de HARDWARE está no mesmo nível que o N8, ou seja, também é um mediano.

      Abs.

      • 680 Mhz pra 1 Ghz, é uma boa diferença sim… Porém, todos os Nokias top, (exeto N900) tem processador de 434 Mhz. Em relação a esses, Sim é um otimo hardware. Comparado com o que a Nokia tinha, foi um avanço… comparando com o que existe, concordo com vc que é Mediano, MAS… o que faz uma coisa boa, é o conjunto de software + hardware, posso ter um Nexus One com 1 Ghz que não faz o que o N8 com 680 Mhz faz. O Snapdragon também é um ARM. ARM é o "padrão de funcionamento da CPU", ou seja, snapdragon, arm 11, tem funcionamento semelhante, claro que com algumas melhorias, mas é ARM do mesmo jeito. Do mesmo jeito que o Celeron 2Ghz, estruturalmente é IDENTICO ao Pentium de 2Ghz, já que os dois são i686. (desconsiderando dual core e mthread)

        Se 70 Apps pra vc é pouca coisa, o N900 com 600Mhz, roda mais de 50 apps com a firmware original.

        Eu tenho um Milestone, e acho o android MUITO mais bugado que o symbian. o Android tem bugs bobos, como por exemplo o aviso de recebimento de SMS, não funciona com app padrão. Acredito eu que o N1 nao vendeu tanto assim por causa disso, desses erros bobos q o Android tem.

        • Realmente é o melhor CÂMERA PHONE que já existiu, mas não o melhor Smartphone, quando analiso um aparelho, analiso por completo e no completo ele está entre os melhores mas não é o melhor…..

          Abs

          • Sim ! nisso eu concordo com vc, mesmo porque eu diria que é BEM dificil vc dizer, "Sim, esse é o melhor Smartphone que existe"…. pq a disputa é boa. O Droid da Verizon que saiu a pouco, é muito bom….mas as falhas do android me preocupam. Em relação ao N8, ele pode não ser o TOP, mas em comparação com os TOPS que a Nokia tinha, ele é MUUUITO melhor…a evolução dele foi em comparação com o N97 e demais….Eu até acho ele melhor que o Milestone….vc tem um tbem, e sofre com algumas coisas…. a camera nem se fala….

            Mas é isso ai… bom é assim, uma boa conversa sem exageros e opiniões radicais.

            Abs !

  8. […] This post was mentioned on Twitter by André Luiz and André Luiz, Oberdan Valle. Oberdan Valle said: TekiMobile: Comentário sobre o Nokia N8: Ontem postei a respeito do Nokia N8, notem que postei o Review que foi f… http://bit.ly/bLXLku […]

  9. Como falei se a Nokia tivesse lançado esse N8 no ano passado poderia até fazer algum barulho, mas nos dias de hoje não. Ou se a Nokia tivesse lançado o N97 com o processador e a RAM do N8 aí acredito que o N97 teria feito sucesso de verdade! Parece que a Nokia está um ano atrás da concorrência!

    Um abraço!

  10. Concordo com Alex. Não se trata de uma disputa do tipo "o meu é maior do que o seu" e sim, "o que eu posso fazer com o meu que você não pode". De que adianta ter trocentos Ghz de processador, não-sei-lá-quanto memória RAM e ainda assim NÃO poder: 1) assistir filmes em HD numa TV com toda qualidade que a conexão HDMI é capaz de oferecer? 2) plugar seu celular num receiver e ouvir seus arquivos de audio em PCM digital, sem perdas e sem conversão para analógico, ou audio dolby digital (5.1 canais)? 3) acessar arquivos em unidades de armazenamento externas (pen-drives, HDs, leitores de cartão)? 4) tirar uma foto no escuro com flash de verdade? 5) pareá-lo com mouse e teclado bluetooth, transformando o aparelho (quase) num computador?

    Acredito que a palavra-chave para descrever o N8 é equilíbrio: não é o crème de la crème em termos de hardware – exceto a câmera, é claro ; ) – mas também não fica devendo muito, e um monte de recursos, por um preço razoável (se a Nokia cumprir a promessa…). O que mais eu poderia querer?

    • Isso mesmo, APF a palavra mais correta para ele é o "equilibrio". Como deixei claro no post acho ele um baita celular, só não acho correto ficar chamando ele do melhor que tem no momento, que com certeza não é. Mas o ponto em questão é o Symbian e não o N8, o que mata ele no meu ver é o Symbian, imagina todas essas ótimas caracteristicas que o Alex falou somando a um sistema mais "moderno"? ai sim ficaria perfeito!!

  11. Eu tinha um Nokia N95 8GB, daí comprei um Nokia N8 (há mais ou menos 1 mes) e já posso dizer que, sem duvida, é melhor que o motorola milestone. Não vou falar da câmera pq não precisa de comentários. Os aplicativos dele, realmene, são ótimos; o que não é tão bom assim é a OVI Store, pelo menos no Brasil. O que me fez comprá-lo foi: a câmera (que é espetacular), o preço , o vridro da tela que é superresistente a riscos e a quedas, a porta HDMI (que nem um outro smartphone tem), e, sobretudo, por ser um NOKIA.

Deixe uma resposta