Distribuiçao do Android
Olha a fragmentação ai gente!

O Google anunciou semana passada a nova versão do Android, o 4.1 Jujubas, mais conhecido como Jelly Bean. Todas as vezes que uma versão do Android é lançada os usuários do sistema ficam maravilhados com as novidades e tudo mais, porém logo vem a realidade: quando eu vou, realmente, ver esse sistema no meu celular? As atualizações do Android é um problema que ainda está longe de se resolver, isso é fato. Essa semana, por exemplo, a Samsung já deixou bem claro que o Galaxy S II não irá receber o Jelly Bean e é bem provável que outros fabricantes irão seguir o mesmo caminho. Para os usuários é motivo de revolta mas para as empresas é um modo de tentar vender sempre o aparelho mais novo para o usuário.

Distribuiçao do Android
Olha a fragmentação ai gente!

Se você é um daqueles que tem esperança que seu aparelho receba o Android Jelly Bean, sinto lhe dizer, mas  acho melhor você ir se acostumando com a ideia que isso provavelmente não irá acontecer. Primeiro se pergunte: meu atual Android é o ICS? quais os planos para o ICS chegar ao meu aparelho? Se seu aparelho sequer recebeu, ou tenha previsão de receber o ICS, esqueça o JB.

Os números referentes as versões do Android no mundo hoje, mostra a atual situação da fragmentação do sistema. Notem: Apenas 11% de todos os Androids rodam o  4.0 Ice Cream Sandwich. Por outro lado, 64% dos dispositivos ainda rodam o Android Gingerbread. Pois mais que atualmente o Gingerbread me satisfaz, esses números assustam.

Mas há solução para tudo. Se você possui um Galaxy X ou Motorola XOOM (eu tenho!) foi prometido que em Julho eles serão atualizados. Do mesmo jeito, é questão de tempo para as ROMs alternativas do Jelly Bean começar a pipocar na net, se você é um usuário um pouco mais avançado o problema tá resolvido.

8 Comentários

  1. Ja fui um android user …..bom OS….mas este problema cronico das fabricantes em não atualizar afim de incrementar a venda de novos devices , a falta de interesse da google em resolver isto, o alto custo dos devices midle/high end que não recebem atualização e a falta de saco em fazer instalação de ROMs alternativas me fizeram abandonar este OS……

  2. Se confirmada a não atualização do SII para o jelly bean, acho que a samsung automaticamente desvalorizara o SIII. Pois apesar dele estar programado pra receber o JB, então, ele certamente não receberá a versão seguinte ao JB.

    • Por que uma coisa é um celular com hardware inferior não receber uma atualização. Outra muito diferente é o celular "sensação" do ano passado e ainda deste não ser atualizado. Vai ser um vacilo total. Típico começo do fim.

  3. Em cujo caso, parabéns para a apple, que atualiaza os seus celulares de acordo com as possibilidades do hardware, mas que jamais deixa seus usuários na mão. E pensar que todo iphone e ipad pode ter o chrome, mas eu que tenho um galaxy tab 7.7 ainda não posso! Wow, que ironia.

  4. A linha q os fabricantes seguem e a seguinte… uma atualizacao e pronto!!! proximo…

    lançam mais um aparelho melhor…e começa tudo de novo

    axo q so ta valendo a pena comprar o Nexus… pq so assim vc vai saber q sera atualizado

  5. Troquei meu android por Windows Phone e não me arrependo. Em todos os anos que tive android, sempre estive defasado quanto a versão do SO. Com o WP sempre estou atualizado e com um desempenho excelente.

Deixe uma resposta