Desbloqueio por reconhecimento facial no Galaxy S

A historia toda eu já contei aqui pelo menos mil vezes: a Samsung tocou o dane-se e mandou um NO UPDATE FOR YOU para os usuários do Galaxy S e do primeiro Galaxy Tab, daí vieram os rumores (que acabaram sendo apenas isso, rumores) de que a Samsung estava reconsiderando a decisão, depois que ela soltaria na verdade um Value Pack -funções do Ice Cream Sandwich no Gingerbread- mas não era nada confirmado ou mesmo confiavél e blablabla.

Quando a coreana se pronunciou de verdade, foi pra dizer que a primeira decisão se mantinha, nada de atualização para nenhum dos dois aparelhos, nada de Value Pack, nada de nada, cabou, esqueçam, caput, game-over, comprem o SII e parem de mimimi.

Pois bem, agora vem a parte estranha e que nos lembra que é da Samsung que estamos falando aqui: o site SamMobile vazou uma ROM, aparentemente feita pela Samsung, do Android 2.3.6 Gingerbread que se parece MUITO com o tal Value Pack que a empresa já tinha dito que não dava pra fazer por “limitações de hardware” do Galaxy S. Entre as funções do Android 4.0 ICS presentes na ROM vazada estão o recurso de FaceUnlock (desbloqueio do sistema por reconhecimento facial), a capacidade de tirar fotos durante a filmagem de vídeo, melhoria na galeria de fotos, navegador, na orientação do acelerômetro e na velocidade geral do aparelho. Até mesmo o editor de fotos da Galaxy SII está presente nessa ROM.

Tudo parece funcionar muito bem, lisinho. Inclusive, nos comentários da Thread do XDA Developers que explica o processo de instalação da ROM, eu vi gente que já esta usando dizendo que o app da câmera “está abrindo mais rápido do que qualquer outra ROM”.

Sinceramente eu já tinha desistido de entender o que diabos se passa na cabeça dos diretores da Samsung neste assunto, mas isso levanta perguntas: Será que a Samsung estava mesmo preparando uma atualização, ou mesmo um value pack, mas abandou o update por alguma razão? Será que ela nunca pensou em atualizar nada, afinal? Mas então de onde veio essa ROM cheia de novidades? Estaria a coreana preparando um Update em segredo, mas decidiu dizer que não estava para ser cobrada pelos usuários e de quebra ganhar publicidade digrátis em todos os blogs e sites de tecnologia do mundo?

Existe ainda a questão: não que a desculpa de “limitações de hardware” fizessem muito sentido desde o começo, mas um porta-voz da Samsung já tinha dito ao The Next Web que nem mesmo um value pack seria possível agilizar por falta de RAM e ROM no Galaxy S. Só que pelos elogios nos comentários e os do próprio autor do post no XDA dá pra perceber que essa ROM/Value Pack roda muito bem obrigado. Sim, sendo justo, soluções de vídeo-chamada e de TV digital ainda não estão presentes, mas eu não creio que a adição delas iria prejudicar tanto a performance geral do sistema. Então o que impede uma atualização oficial?

E antes que os fiscais do imparcialidade venham pedir minha cabeça, percebam que eu estou apenas fazendo as perguntas aqui,  cabe ao senhor caro amigo leitor responde-las como achar melhor.

O processo de instalação da ROM é muito simples (eu não fiz ainda porque sou TVDigitalFag e não consigo abrir mão :D), e todo os processos para  atualização e posterior ROOT do aparelho estão lá na página do XDA Developers muito bem explicadinhos.

via [SamMobile e XDA Developers]

Real Time Web 

Analytics