AT&T e Vodafone querem atuar com o 4G no Brasil

Avatar de André Luiz
17/12/2013 às 15:17 | Atualizado há 10 anos
AT&T e Vodafone querem atuar com o 4G no Brasil 1
Outros destaques

O cartel grupo formado pelas 4 grandes operadoras brasileiras , Vivo, TIM, Claro e Oi, pode estar ameçado. Segundo o jornal Estado de São Paulo, duas das maiores operadoras do mundo, AT&T e Vodafone, irão participar do leilão da nova frequência de 4G que ocorrerá no ano que vem. Serão leiloados 4 lotes, ou seja, se uma das duas americanas vencerem, automaticamente uma das brasileiras ficarão de fora e isso pode gerar um grande prejuízo. A que ficar de fota terá que comprar capacidade da vencedora se quiser operar nessa nova frequência, no caso a 700 MHz. Ou paga ou não usa, simples assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a frequência de 700 MHz é de vital importância para as operadoras. Ela é a mais utilizada no mundo, mas o principal motivo de se trabalhar com ela é a economia. Quanto menor a frequência mais capacidade de alcance ela tem. A frequência de 700 MHz tem muito mais alcance que a atual 2,5 GHz, isso significa para as operadoras um enorme corte custo pois precisarão instalar um número de antenas muito menor que atualmente.

Mas não acho que mude nada para os clientes, pois estamos no Brasil. Com certeza as operadoras não baixarão os preços,  mas gastando menos com infraestrutura os lucros irão subir para eles. Não é atoa que as operadoras estrangeiras estão loucas para também explorarem os usuários brasileiros.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ