O cartel grupo formado pelas 4 grandes operadoras brasileiras , Vivo, TIM, Claro e Oi, pode estar ameçado. Segundo o jornal Estado de São Paulo, duas das maiores operadoras do mundo, AT&T e Vodafone, irão participar do leilão da nova frequência de 4G que ocorrerá no ano que vem. Serão leiloados 4 lotes, ou seja, se uma das duas americanas vencerem, automaticamente uma das brasileiras ficarão de fora e isso pode gerar um grande prejuízo. A que ficar de fota terá que comprar capacidade da vencedora se quiser operar nessa nova frequência, no caso a 700 MHz. Ou paga ou não usa, simples assim.

Vale ressaltar que a frequência de 700 MHz é de vital importância para as operadoras. Ela é a mais utilizada no mundo, mas o principal motivo de se trabalhar com ela é a economia. Quanto menor a frequência mais capacidade de alcance ela tem. A frequência de 700 MHz tem muito mais alcance que a atual 2,5 GHz, isso significa para as operadoras um enorme corte custo pois precisarão instalar um número de antenas muito menor que atualmente.

Mas não acho que mude nada para os clientes, pois estamos no Brasil. Com certeza as operadoras não baixarão os preços,  mas gastando menos com infraestrutura os lucros irão subir para eles. Não é atoa que as operadoras estrangeiras estão loucas para também explorarem os usuários brasileiros.

2 Comentários

  1. Corrigindo.. a Vodafone não é america e sim inglesa..
    Corrigir também: "A que ficar de fota terá" , o correto seria "A que ficar de fora terá"

Deixe uma resposta