Desde o lançamento do iPhone 5 ontem, já começaram as críticas que o iPhone não trouxe um processador quad-core e que o Galaxy S III é quad-core e é melhor e blá blá blá. Mas a situação não é bem essa. A única critica válida é a situação dele no Brasil. A Apple, que não gosta de detalhar informações de processador durante o lançamento, só disse que ele é duas vezes mais rápido que o iPhone 4S que utiliza um processador dual-core de 1GHz Cortex A9, a diferença esta aí. Embora continue sendo um dual-core, o Apple A6 é um Cortex A15, mas nova família de processadores ARM. Isso ainda não foi confirmado, mas é o que todos os rumores e analistas dizem. Sendo assim, se caso esse RUMOR for verdadeiro…

Atualização: Eu estava parcialmente errado, o Apple A6 não utiliza o A9 como eu disse, porém também não utiliza o A15. Ele é sim uma customização feita pela Apple entre os dois Cortex. Aqui mais informações.

Atualização: Segundo o pessoal do Anadtech, o A6 não é nem um Cortex A9 e nem um Cortex A15 e sim uma customização que a Apple fez utilizando tecnologia de ambos. Sendo assim, nem tudo o que está descrito abaixo

Para vocês entenderem isso sem que precisemos entrar em detalhes técnicos que em nada irão acrescentar, a Apple é uma das primeiras empresas a introduzir um processador Cortex A15 em um smartphone. O Cortex-A15 é o núcleo de processador de mais alto desempenho da ARM.

Para efeito de comparação, a Samsung já havia dito que tinha começado a fabricar seu próprio processador dual-core baseado no Cortex A15 no final de 2011. Qual é o objetivo? Usar em computadores high-end e tablets. Sua frequência de clock de 2 GHz iria duplicar o desempenho dos anteriores dual-cores de1,5 GHz Exynos que eram baseados no Cortex A9 (usado no S II). Isso explica porque a Apple usou a expressão duplicar.

cortex-a15-chip

Não há informações sobre o clock do processador do iPhone 5. Mas o Cortex A15 pode facilmente ser utilizado até 2 GHz por core. Vamos usar uma matemática simples: se a Apple colocou, por exemplo, um clock de 1.5 GHz por núcleo e sendo ele dual-core, teríamos um processador de 3 GHz. Tendo ele o dobro de desempenho de um Cortex A9, daria um clock de 6 GHz! Se o Galaxy S III é um quad-core de 1.4, matematicamente chegaríamos a 5.4 GHz, ou seja, menos que o iPhone.

Eu sei que não se multiplica frequência de core quando se fala de performance, e também pode ser que a Apple tenha continuado com a frequência de 1GHz por core, mas na pior das hipóteses, o iPhone 5 já seria equivalente a qualquer um dos seus atuais concorrentes. o Cortex A15 também pode ser operado com frequências entre 2 e 2.5 GHz por core, já imaginaram se a Apple resolveu usar o seu máximo?

a6-processor-iphone-5-OptimizedVoltando a falar sobre o A15, ele é fabricado com processo de 32 nm, isso resulta em uma economia de 22% de energia! Isso explica como que a Apple conseguiu um processador tão bom e ainda ter suporte a redes 4G LTE. Além disso, a GPU provavelmente também irá dar um upgrade graças ao apoio que o A15 dá para isso. O processador A5 da Apple usado no 4S, usa uma GPU dual-core PowerVR SGX543MP2, de modo que o A6 pode usar a versão quad-core, a  PowerVR SGX543MP4. Isso também explica porque eles falaram que é o melhor desempenho para jogos já visto em um smartphone.

Vale lembrar também, que o Cortex A15 tem também sua pipeline bem acima dos atuais processadores para smartphone. Na teoria ele tornaria possível alcançar a performance de processadores x86 medianos sem incorrer em um consumo absurdo de energia: um smartphone com poder de PCs e sem gastar mais energia, já imaginaram! – Para mais detalhes aconselho a leitura desse artigo.

Claro que isso é exclusividade da Apple por enquanto. Afinal, sabem quem fabrica o processador A6? a Samsung. A empresa em breve também irá mostrar sua nova geração do Exynos baseado no Cortex A15. A Nvidia também já está trabalhando no Tegra 4 que trará esse suporte, a Broadcom já está desenvolvendo o OMAP 5 e a Qualcoom está fazendo o mesmo com seus próximos núcleos “Krait” além de outros fabricantes.

Você ainda acha que o iPhone 5 não trouxe absolutamente nada de novo?

20 Comentários

  1. Não acredito q será melhor q o snapdragon S4 pro…
    Mesmo esse sendo Cortex A15 e o Snapdragon Cortex A9 .
    O snapdragon deixou todos os smatphones comendo poeira,até o s3..
    Só para comparar,nos testes de bechmarck o S3 fez 99 FPS enquanto o S4 pro fez mais de 130 FPS.
    No Limpack o Nexus 7 fez um poco mas de 90 Mflops e o S4 pro fez mais de 200 MFLOPS.
    O S4 pro não é Cortex A15 mas tem instruções dele.
    Imagine um Snapdragon Cortex A15 .
    Quero ver testes comparando os dois,mas aina acho q o snapdragon vence

    • Ezequiel, não é essa questão. Cortex A15 é a evolução do A9, além de ser mais rápido e produzido com 32 nm. A própria Qualcoom já está desenvolvendo um Snapdragon com Cortex A15 sucessor do S4, a própria empresa já falou isso. Como você disse ele apenas tem instruções, não se trata de um. O S4 pro foi lançado enquanto o S5 não fica pronto, esse sim irá usar um Cortex A15.

      Vamos raciocinar: a própria Qualcoom já admitiu estar fazendo um baseado no A15, se o atual fosse igual ou melhor que um A15, para que então eles estariam desenvolvendo um novo?

  2. Desculpe a sinceridade André. Mas seus cálculos de frequência do processador pra tentar justificar o possível, ou não, não mesmo, "melhor" desempenho do Cortex A15 em relação aos demais concorrentes são bastante imaturos. Testes de desempenho de processador não são realizados com a frequência, mas sim com o poder de processamento de cálculos que podem realizar através dos mais diversos softwares medidores de desempenho. Exemplo, como os citados pelo ezequiel acima. Isso só mostra como você é mais um influenciado pelo marketing da Apple.

    • Herbert, não foi exatamente isso que eu disse depois dos cálculos? "Eu sei que não se multiplica frequência de core quando se fala de performance". Só usei como referência esses cálculos porque todo fanboy do Android fica falando sempre de número de cores e clock. O objetivo é justamente mostrar que isso nem sempre influencia algo.

      Você chegou a clicar no link do hardware.com?

      O que mostra a velocidade do A15 são as informações sobre fabricação e testes, informações essas que foram tiradas de artigos dos próprios fabricantes inclusive da Qualcoom que fabrica o Snapdragon S4. Além disso são todos datados do ano passado, antes mesmo de surgir o iPhone 5 ou algo do marketing da Apple.

      Abs

  3. Comparando o S2 com o S3, melhorias? processador e algumas funções desnecessárias para quem usa o smartphone tanto como telefone quanto um tablet de bolso, intereçantes mas melhorias bestas que só aumentaram o consumo da bateria, ams tudo bem… enfim tamanho da tela e processador foram as mudanças principais e o fato do s3 usar os 32gb como memoria para armazenar os programas diferente do s2 q tinha 256mb + 32gb, isso foi uma melhoria significativa pq ficar salando os programas no cartão interno de 32gb tava osso…

    Iphone 4 pro iphone 5, fizeram a mesma coisa praticamente, processador e designer, então comparara e falar um é melhor que o outro vai de gosto… se gosta mesmo do iphone ou do android…. convenhamos se for comparar na risca mesmo iphone é top em tecnologia, mas o s3 não deixa a desejar contra o iphone5 e vice versa….

    isso é uma coisa que só quem tem oportunidade de usar o iphone 4 e o s2, e agora poderá usar o iphone 5 e o s3 vai conferir de verdade… na minha opinião nenhum dos 2 tiveram uma melhoria tão significativa assim a ponto de falar q o s3 e muito mais foda q o s2, e o mesmo do iphone 5 pro iphnoe 4…

  4. Não sei,mas eu acho a abetura e fechamento de apps do Iphone,muito lento..
    Se for comparar com um Android,como o S2 ou outros,os apps abrem e fecham muitooo rápido,já no Iphone é meio lento

    • Marcelo, foi confirmado que a Apple customizou seu processador. Não é nem um A9 e nem um A15 e sim tem funções de ambos, então o que você falou não tem sentido.

      Quanto a matéria, será que é tão difícil interpretar um texto?

      Final do primeiro paragrafo, vou repetir: Sendo assim, SE ISSO FOR VERDADE…

  5. Kkkkkk… já há outros testes que desmentem esses números do iphone 5. Não é mais rápido coisa nenhuma. É um processador lowcost.

Deixe uma resposta